13/01/2020

Resumo Literário de 2019

O ano passado foi um ano difícil, eu já sabia que seria complicado, mas a partir de Setembro foi completamente caótico. Até ao final do verão o ano até foi bom em termos de leituras, mas depois eu fiquei completamente louca com dois empregos e sem folgas e as leituras foram quase nulas.
Mesmo assim, e com muita dificuldade, consegui ler os 80 livros que me propus de ler durante o ano de 2019.
Tal como nos anos anteriores, este post tem várias partes: números, favoritos, desilusões e a parte sobre se cumpri, ou não, os objetivos que tinha no início do ano.

NÚMEROS:
Como disse, li 80 livros durante o ano de 2019, foi muito complicado e mesmo quase no final do ano estava a ver que não conseguia por pouco, foi muito complicado, mas isto de ter dois trabalhos não dá infelizmente.
Para curiosidade dei 5 estrelas a 36 livros, dei 4 estrelas a 32 livros e a 12 livros dei 3 estrelas. Não dei nem 2, nem 1 estrela, acho que só por isso foi um bom ano.
Deixo-vos mais alguns números do meu goodreads sobre o meu ano de 2019 para quem tiver curiosidade:


FAVORITOS:
Ao contrário do ano passado, este ano foi muito fácil de escolher os meus favoritos, existem 2 específicos que são os meus favoritos, os restantes também foram fáceis de indicar como os favoritos porque são simplesmente maravilhosos!

O primeiro e claro, o MELHOR livro de sempre, a MELHOR fantasia de todo o sempre, aquele livros que tem tudo, tudo mesmo que cheguei ao final completamente em lágrimas, completamente sem reação e a prova de como esta autora é a maravilhosa e sabe o que fez, estou a falar claro de "Empire of Storms" da fabulosa Sarah J. Maas. O último também é muito bom, mas este é sensacional e o melhor do ano.
Depois temos o fabuloso "O Silêncio das Águas" que também chorei horrores, este livro é tão emocionante e toca em tantos assuntos importantes que é impossível ficar indiferente. Ainda hoje, depois de meses de o ter lido pela primeiro vez, vejo-me a folhear as partes que mais gostei e a emocionar-me tal como na primeira vez.
O terceiro favorito do ano ano é claro "Raparigas como Nós" da incrível Helena Magalhães, é tão bom ver autores portugueses a escrevem livros tão maravilhosos como este, a Helena é maravilhosa e eu amei cada segundo passado dentro das páginas deste livro, foi um privilégio conhecer a história da Isabel e do Afonso! 

Neste favoritos não poderia faltar Cassandra Clare, ou mais precisamente o "Rainha do Ar e das Trevas" que foi uma história que até hoje não consegui digerir, a autora colocou tanta informação importante neste livro que foi uma total montanha-russa de sentimentos. O livro é gigante e só por isso já diz muito sobre ele, mas têm que ler para perceberem o que eu estou a dizer, a autora é maravilhosa e arrasou completamente, sem dúvida este é o melhor livro da autora!
Claro que também tinha que colocar aqui um romance de época, li vários durante o ano passado, mas "O Segredo" ganhou o meu coração, foi tão lindo e maravilhoso que fiquei completamente rendida. 
O sexto livro foi mais difícil, por isso este ano em vez de 6, vou dizer o meu TOP 7 favoritos. Está então o "Seca" que quando o terminei estava completamente louca por esta história, este livro influenciou o meu corpo de uma forma como um outro nunca fez, ao longo da leitura eu sentia a garganta seca, estava sempre cheia de sede, basicamente tinha que ler o livro com uma bebida por perto, sim é sensacional e recomendo imenso. Por último, tenho que falar sobre o "Verity", Colleen Hoover é a minha autora favorita, mas quando ela "inventa" de mudar a forma como ela escreve por vezes eu não gosto muito, por isso admito que não estava muito ansiosa por ler este livro, mas assim que o comecei fiquei completamente presa e tem o final mais louco que eu já li, a autora é fabulosa sim e este livro só veio confirmar isto.

Este foi o meu TOP livros favoritos do ano, qual foi o vosso livro favorito do ano passado?

DESILUSÕES:
Relativamente às desilusões, admito que foi mais difícil de escolher, como li menos que nos anos anteriores acho que fui mais "seletiva" no que li e por isso a maioria foram boas leituras, mesmo assim ainda houve alguns livros que dei apenas 3 estrelas e dentro deles os 6 que se destacaram pela negativa foram:

Os restantes livros estão mais ou menos ao mesmo nível de desilusão, mas o "Apartamento Partilha-se" está sem dúvida em primeiro lugar. Vi imensas pessoas a falarem muito bem deste livro e assim que pude fui a correr comprar novinho em folha (coisa que é raro acontecer) e assim que o comecei a ler percebi logo que não seria para mim e quanto mais avançava na leitura pior tudo ficava. Não gostei mesmo nada, a autora quis colocar muita coisa num só livro e desiludiu-me imenso porque eu ia com as expectativas em alta.
O livro anterior foi aquele que mais fiquei desiludida, mas também houve outros que espera mais. Tal como o "Aqueles que merecem morrer" que a Dora Santos Marques fala super bem dele e achei bastante fraco e sem grandes surpresas, uma das partes do livro é muito boa, as outras nem por isso e estragam completamente a história. Depois o livro "Damien" que é o segundo livro de uma trilogia, foi uma desilusão porque o personagem principal é bastante preconceituoso e não gostei nada disso, fora que depois é bastante cliché, como gostei imenso do primeiro livro estava à espera de muito mais. 

Outro livro que desiludiu-me foi o "Escravos do Amor", eu sabia que era um livro diferente e que era preciso ir com a mente aberta e eu isso eu tinha, mas tem tantas falhas que cheguei ao final sem palavras para o conseguir descrever, não gostei é simplesmente o que veio a cabeça, é diferente, mas não é um diferente eu eu goste.
"A Tentação na Porta ao Lado" também desiludiu-me porque algumas partes são bastante parvas e sem noção, só para verem o quanto marcou-me só me lembro que achei algumas partes totós, de resto nem me lembro ao certo do que a história trata.
Por último "Um Duque Malicioso", este é o segundo desta trilogia e está nesta lista porque eu até tinha gostado do primeiro e estava bastante curiosa sobre estas personagens, mas não deu, a história não foi interessante e isso desanimou-me imenso. 

Estas foram as minhas desilusões literárias de 2019, tiveram algum livro que também vos desiludiu?

OBJETIVOS:
Será que cumpri os meus objetivos que tinha proposto no início do ano? Claro que não xD
Quem já acompanha aqui o blogue sabe que sou péssima com TBR's, eu só funciono com o que quero ler no momento, sei que para muita pessoas não é assim, mas eu não gosto de ficar "presa" a certos livros e até parece que se eles estão naquela lista para ler, parecem que são uma obrigação e afasto-me deles ainda mais rápido. É parvo eu sei, mas infelizmente é assim que a minha mente funciona -.-

Podem ver a lista dos meus objetivos literários para 2019 AQUI, e para começar bem, sobre o Desafio do Goodreads como já tinha dito consegui cumprir, li exatamente os 80 livros, foi difícil, mas lá consegui.
Sobre os 12 livros para ler ao longo do ano é que já foi mais difícil, desses apenas li 2 "Envolvidos" e o "Scarlet":


Não é nada bom, mas pronto, mais anos virão e os livros não vão a lado nenhum, os que eu não li ficam para este ano (ou para outros anos xD).

Por último, tinha 2 maratonas, uma de Throne of Glass e outra de ACOTAR e tenho que dizer que estou muito feliz por ter terminado Throne of Glass, ou então não, porque a série foi tão boa que fiquei completamente apaixonada, um dos livros desta série até foi um dos meus favoritos do ano e é tão boa que sem dúvida a irei reler.

Não li ACOTAR mas paciência, pode ser que 2020 seja o ano desta série, mas como eu não gostei muito do primeiro ainda estou com dificuldades para voltar a ela, mas eu sei que a autora é maravilhosa (final ela fez aquilo tudo em Empire of Storms *.*) e sem dúvida vou querer ler tudo o que esta mulher escrever!

E este foi o meu ano literário, em breve irei publicar os meus objetivos literários para este ano, mas vou ser sincera, está a ser difícil definir metas para este ano, vamos ver ....

Contem-me tudo, como foi o vosso ano em termos de leituras?

1 comentário:

  1. Wow... quem me dera ter essa motivação para ler tanta coisa! Eu costumava gostar tanto de ler.. quando era mais nova devorava livros praticamente... mas acho que me fui tornando um bocado preguiçosa...

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.