09/01/2020

Opinião | "Uma Prova de Amor" de Megan Maxwell

Título: Uma Prova de Amor
ISBN: 9789897772900
Edição ou reimpressão: 09-2019
Editor: Editorial Planeta
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 234 x 26 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 432

Sinopse: A jovem ruiva Demelza nasceu fruto do amor entre uma escocesa e um viquingue, algo que Urd, a nova mulher do seu pai, nunca perdoará. Demelza, a quem todos chamam "Ruiva Selvagem", cresceu com meios-irmãos que a adoravam e um pai que a venerava.
No entanto, Urd jurou vingança e com a ajuda de um viquingue pérfido, de nome Viggo, urde um plano para destruir a vida da enteada. O pai da jovem, acreditando em tudo que lhe contam sobre a filha, obriga-a a casar-se com Viggo, algo de que mais tarde se arrependerá e que marcará o resto da sua vida.
Uma desgraça… uma promessa… uma viagem… os acontecimentos precipitam-se e Demelza chega à Escócia para ser vendida como escrava nórdica, até que o seu caminho se cruza com o galante e corajoso highlander Aiden McAllister, um homem que aprenderá que, se quer conquistá-la, deverá mostrar-lhe uma autêntica prova de amor.

OPINIÃO:
Quando o quarto livro foi publicado pensámos que a série tinha acabado, mas a autora surpreende-nos e traz-nos também a história do Aiden McAllister. O Aiden já tinha aparecido nos livros anteriores e era uma personagem que eu tinha gostado imenso e fiquei muito feliz com esta notícia. Por isso estava sim muito ansiosa para ler o que a autora tinha preparado para ele. E é Megan Maxwell e só poderia ser muito bom, mas surpreendeu-me, no início até fiquei um pouco confusa porque não estava a perceber para onde a história iria, o início é muito diferente, mas depois a autora consegue interligar tudo e quando percebemos o porquê daquilo, ficamos completamente chocados e admirados por esta autora.

Neste livro conhecemos a Demelza, uma jovem viquingue que teve uma infância muito difícil e quando adulta tudo piora quando ela vê-se dentro de uma mentira e é obrigada a casar com um homem que ela não quer. Neste casamento a Demelza vai sofrer ainda mais, mas com a sua força ela tenta ao máximo ultrapassar esta situação, mas tudo fica pior quando é raptada para ser vendida como escrava. É neste caminho que ela encontra Aiden McAllister, um escocês que é exatamente aquilo que ela cresceu a odiar, mas quando se vê sem ajuda, terá que aprender a confiar em quem menos esperava.


Novamente a autora conquistou-me completamente, a história da Demelza é muito triste, ela é uma completa guerreira e que foi injustamente criticada, ela teve a infelicidade de ter pessoas na vida dela que só queriam o seu mal e isso fez com que ela sofresse imenso. Já o Aiden, sempre viveu na sombra de ser o irmão de uma pessoa má e cruel, onde o seu nome era logo sinónimo de ser criticado antes mesmo de as pessoas o conhecerem. A verdade é que ele tem um coração gigantesco e só quer o bem. Quando ele vê um grupo de jovens a sofrer, não hesita em libertá-las, logo aqui vemos a forma como ele pensa e é simplesmente lindo. É aqui que ele conhece a Demelza, e começam uma aventura para a levar em segurança ao seu destino.

A história é linda, a Demelza já sofreu imenso no passado e não consegue confiar em qualquer pessoa, fora que é uma viquingue numa terra de escoceses e por isso também ela tem segredos que tem de esconder pela sua própria segurança. Pouco a pouco vamos ver a relação dela com o Aiden crescer cada vez mais, mas ela tem segredos que não quer contar a ele, e por outro lado, ela já sofreu tanto que ficou marcada por outro homem. E para piorar, o homem que a fez sofrer por tanto tempo veio atrás dela.

Rapidamente vemos que esta jovem é uma guerreira nata, mesmo tendo sofrido tanto ela quer sempre o melhor para ela e para os seus, nunca baixa os braços e quer sempre mais. A Megan sempre habituou-nos nesta série com mulheres fortes e que não têm medo, a Demelza é mais uma guerreira assim para completar este núcleo de mulheres tão diferentes para esta época, mas que encanta qualquer leitor. A mulher é sempre o foco destes livros e aqui é tão bonito esta viagem que a Demelza faz, não só física, mas no seu psicológico algo vai mudar pouco a pouco, fazendo com que ela confie em outras pessoas e perceba que existe mais para além daquilo que cresceu a conhecer.

O grande diferencial deste livro para os outros é que temos o choque de duas culturas. De um lado temos os highlanders e do outro temos os vinquingues e a forma como a autora explorou as duas é muito interessante. Logo no início do livro temos conhecimento da diferença que é a vida de um viquingue, acho que nunca tinha lido nenhum livro com eles (apenas assisti a séries e filmes) e foi muito interessante ver as diferenças culturais. Claro que depois a maior parte da ação acontece na Escócia, mas dá para ter uma breve ideia de como os viquingues viviam. Foi algo bastante interessante e que sem dúvida enriquece esta história.

Uma Prova de Amor traz-nos uma história encantadora de duas pessoas marcadas pelo passado que têm que ultrapassar os seus demónios. É uma história forte e dura, com momentos triste e pesados, mas que também tem os momentos fofinhos e queridos tão habituais desta autora. Entre segredos, mentiras e intrigas, Megan também juntou um romance incrível que faz qualquer leitor suspirar. A relação destes dois protagonistas é tão linda e tudo o que eles têm que ultrapassar é tão significativo que é incrível de se ler. A história em si, é bem simples, mas recheado de romance e muitas cenas divertidas, tornando-se numa leitura que é impossível de parar de ler.

Por último, tenho de dizer que gostei imenso da leitura, mas os anteriores são melhores, sendo o quinto de uma série esperava algo sensacional, foi bom, mas esperava mais. É um livro intenso e cativante, mas chega a uma parte que chega a ser um pouco cansativo e repetitivo, mas não deixa de ser interessante. Existe sim um declínio do início ao fim do livro, talvez porque não existe tanta ação como nos livros anteriores. Apenas acho que é ideal para quem adora esta série e para quem queria uma história para o Aiden, é fofinho, mas poderia ter sido tudo compactado num livro mais pequeno e assim numa história mais rápida e simples. Mas é Megan Maxwell, esta autora encanta qualquer leitor, é um bom livro para passar um bom momento e vai emocionar os leitores mais sensíveis.

Opinião dos livros anteriores:

Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.