22/12/2022

Opinião | "O Despertar" de Nora Roberts (Legado do Coração de Dragão #1)

 


Que saudades que eu tinha de ficar completamente fascinada por uma nova fantasia. Assim que este livro foi divulgado, eu sabia que o tinha que ler, a premissa tinha tudo o que eu amo e tinha quase a certeza que iria adorar. Eu não li muitos livros da autora, mas todos os que li eu adorei, mas nunca tinha lido uma fantasia da Nora Roberts e sabia que era por este livro que tinha que começar. E estava certa, fiquei completamente viciada nesta história e fui agradavelmente surpreendida ao longo da leitura.

"O Despertar" é o primeiro livro da série Legado do Coração de Dragão e vamos conhecer a Breen, uma mulher que sente que não tem "jeito" para nada. Tudo o que conquistou (pessoal e profissionalmente) foi porque a mãe "mandou" e ela aceitou porque não sabia o que fazer mais. Ela cresceu com a mãe a rebaixá-la e foi aceitando porque achava que ela não era capaz de mais. A Breen cresceu a pensar que o pai a abandonou e quando ela descobre que o pai deixou-lhe uma grande quantia de dinheiro ela percebe que a mãe a esteve a enganar e que afinal ela poderia ter resolvido muitos dos seus problemas. Após esta descoberta, a Breen vai tentar encontrar o pai e vai fazer uma viagem para a Irlanda e é lá que ela descobre a verdade sobre o seu passado, muitos segredos e todo um novo mundo fantástico que ela até então desconhecia.

Tenho que admitir que o início deste livro é bastante lento, a autora quer mostrar todos os pormenores da vida desta mulher e posteriormente quer mostrar tudo sobre este novo mundo que nos vais apresentar. A autora quer que consigamos entrar neste novo mundo e por isto é bastante especifico. Isto faz com que a leitura seja mais lenta, mas vamos perceber que realmente era muito importante para entendermos certos acontecimentos mais para a frente. O início do livro é basicamente compreender a situação desta mulher e depois entra o mistério e a fantasia e deixou-me louca com tudo o que a autora desenvolveu.

A protagonista vai conhecer várias personagens muito importantes e queridas que vão ser o ponto central desta história e que vão ajudar a Breen a conhecer-se a si mesma e a perceber afinal o que ela é e quais as suas origens. Eu adorei estas personagens secundárias, é sobre família e sobre amizade que deixou-me muito emocionada e que vão mudar por completo a vida desta mulher. É aqui que a fantasia acontece e este novo mundo é simplesmente incrível, estamos a falar de fadas, dragões e outros seres fantásticos que deixou-me apaixonada por este universo e ao longo da leitura eu só queria continuar a ler e entender o que ainda mais iria descobrir. É um universo muito bem criado e pensado ao pormenor que deixou-me apaixonada e que só queria conhecer mais e mais sobre ele.

Aqui também temos um romance que surpreendeu-me, já tinha ouvido falar que o romance em si não tinha um grande desenvolvimento, mas fiquei chocada porque temos sim romance e é MARAVILHOSO. O início é estilo "enemies to lovers", mas só tornou esta aproximação ainda interessante e é lindo. Logo no início do livro sabemos algo sobre este personagem masculino que ficamos a tentar ligar os pontos e quando percebi a grandiosidade da situação foi como uma bomba a cair na minha cabeça, porque tudo fez sentido e foi ainda melhor do que esperava. É verdade que demora a acontecer, mas quando acontece, preparem-se que é simplesmente incrível e ficamos de queixo caído com estes dois!

Sobre a Breen eu compreendi imenso esta mulher. Ela não sentia que tinha muito a dar no que fazia no dia-a-dia e a forma como a mãe a tratava também não ajudava (pelo contrário, aquela mulher é irritante como tudo), mas quando descobrimos a verdade, até que faz sentido. Não vou dizer que a mãe dela fez as coisas corretamente, porque não fez, mas compreendemos o que a mãe pretendia, mas não deixei de ter um pequeno ódio por aquela mulher. E ao longo do livro vamos ver uma evolução linda da Breen, no início ela achava que não era capaz de alcançar o que queriam dela e quanto mais avançamos na leitura temos uma transformação de uma mulher que só aceitava o que lhe diziam, para alguém forte e destemido que vai atrás do que queria para ela própria. Eu falo desta evolução dela, seja a nível da magia que ela descobre, mas também a nível pessoal, a Breen passa a ter objetivos em vez de apenas aceitar o que queriam para ela. 

Este livro não é feito apenas de fantasia e romance, também temos muitos mistérios que vamos querer resolver rapidamente, mas a autora vai deixando umas pistas aqui e ali e demora até termos todas as respostas, mas é um puzzle e os mais espertos vão desvendar muitos deste mistérios facilmente. Temos também um vilão que aparece mais para o final que não sei se gostei ou não, é esperar pelo próximo livro para saber o que a autora preparou para ele.

Outro aspeto que adorei é que a Breen começa a escrever um blogue sobre esta viagem dela, claro que ela não pode contar tudo o que ela conheceu após descobrir este novo mundo, mas é tão bonito ver livros onde ainda utilizam os blogues. Numa altura que já existe tantas redes sociais, os blogues ficaram um pouco de lado, mas foi aqui que eu comecei e adorei ler sobre uma personagem a utilizar esta plataforma para se exprimir. 

"O Despertar" é uma fantasia linda que recomendo para todos os fãs do género, mas também para quem quer iniciar este género. Este livro é o inicio de uma série e por isso aqui temos a apresentação deste mundo, como é tudo tão especificado acredito que será fácil para quem nunca leu uma fantasia e facilmente irá conseguir compreender todas as "regras" deste novo mundo. Eu adorei este mundo, adorei os personagens e agora estou louca pela continuação, o livro termina de uma força que deveria ser proibido porque eu preciso da continuação para ontem e saber o que vai acontecer a seguir. Agora é esperar que a editora não demore muito tempo a publicar o segundo cá em Portugal porque eu preciso de saber o que vai acontecer.

Leitura com o apoio:

Saída de Emergência

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.