24/06/2022

Opinião | "A Lista do Sr. Malcolm" de Suzanne Allain

 


Para uma apaixonada por romances de época eu sabia que eu tinha que ler este livro. A premissa é super interessante, temos um homem arrogante que precisa de casar, mas ele não quer qualquer mulher, ele quer a mulher perfeita. O problema é que nenhuma mulher na sociedade é perfeita o suficiente, o Jeremy tem padrões altos (vamos dizer demasiado altos) e ele próprio tem uma lista de critérios que a sua futura mulher deve ser. Uma das jovens que estava interessada nele é rejeitada pelo próprio e ela fica bastante chateada e decide vingar-se pedindo ajuda a uma amiga. Claro que isto não iria sair como planeado.

Este é o primeiro livro que li da autora e algo que gostei imenso é da escrita. A autora consegue envolver o leitor desde o início, o drama e a comédia estão bastante bem colocados dentro da história e ainda consegue trazer todo o espaço envolvente da época de uma forma bastante leve e fácil de entender. 

Sobre as personagens tenho que dizer que a Selina surpreendeu-me. Ela é aquela personagem que conquistou-me, ela rapidamente percebe que o plano da sua amiga não é a melhor forma de resolver a situação e vemos que ela começa a tentar conhecer realmente o Jaremy. Achei a Selina uma mulher inteligente e bastante ciente do que queria e gostei bastante dela. Mas as personagens boas ficam por aqui. As outras personagem são bastante manipuladoras e críticas, muito habitual naquela época, mas esperava algo mais inovador e eram apenas pessoas típicas da sociedade que desprezamos. É o caso da Julia, que é uma jovem mimada que não aceita um "não" e por isso quer vingar-se. Além de que ela não é uma verdadeira amiga da Selina, na verdade nunca pensou na Selina durante anos até "precisar" dela e a forma como ela trata a Selina é completamente reprovável. O Jeremy é outra personagem que eu odiei desde o início. É o típico homem arrogante e que acha que sabe o que quer e tem esta atitude do início ao fim, ainda achei que ele mudasse no final, mas não. A única personagem que se safou foi a Selina que gostei bastante.

A história tinha tudo para ser incrível, eu adoro esta premissa de homem arrogante e jovem do interior, acho super interessante. Mas o meu grande problema foi mesmo com o Jeremy, ele é realmente arrogante, mas principalmente bastante preconceituoso e orgulhoso, não aceita estar errado e muito menos perdoa facilmente. Também esperava um pouco mais do relacionamento em si, na verdade temos muito pouco ou nada e eu estou habituada a romances de época cheios de romance e este não é bem assim, é mais focado no desenvolvimento de personagens e na forma como eles se conhecem. O importante aqui é como um homem que tinha tudo tão "planeado" se vê num rumo completamente diferente e isso é interessante, só queria um bocadinho mais, além que  livro é tão pequeno que mais 50/80 páginas só iria enriquecer a história.

Eu já li imensos romances de época e este é aquele ideal para quem não conhece o género e quer iniciar-se. O livro é mais focado no ambiente que se passa a história e nos pormenores de como a maioria dos homens eram naquela época, mas claro, com toda a leveza de um romance de época e não de um romance histórico. O melhor ainda, é que é bastante divertido e queremos chegar rapidamente ao final da história para saber como tudo termina, afinal de contas, depois de tantas confusões os personagens precisam de um final digno. 

É um romance ideal para quem quer iniciar no mundo dos romances de época e divertir-se a ler um romance cheio de peripécias e o melhor? Vai haver filme e o trailer já está disponível. Relativamente ao filme não estou com grandes expetativas porque, o livro é sim cheio de cenas cómicas, mas é um cómico bem feito, pelo trailer acho que vai ser um cómico que não agrada-me muito, mas claro que irei ver e depois digo o que achei. 

Digam-me se já leram ou se pretendem ler e aproveito para deixar aqui o trailer do filme:


Leitura com o apoio da editora Planeta!

1 comentário:

  1. Sinceramente , o livro ainda vai, o filme uma valente porcaria.

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.