09/05/2022

Opinião | "Culpa Minha" de Mercedes Ron

 


Assim que este livro foi anunciado eu fiquei bastante curiosa, a sinopse estava incrível e tinha tudo para ser uma excelente leitura. E realmente foi e ainda conseguiu surpreender-me porque se no início parecia ser um típico cliché, na verdade é muito mais onde temos passados traumáticos e um grande desenvolvimento dos personagens.

Neste livro vamos conhecer a Noah, uma jovem que no Verão do último ano é obrigada a mudar de casa e escola porque a sua mãe acabou de casar novamente e ela é tem que ir com a mãe deixando para trás os amigos e o namorado. É nesta nova cidade que vai conhecer o Nick, que é o filho do novo marido da mãe, e ele não é bem o que a sua mãe lhe tinha dito. O Nick é um pouco mais velho que ela e rapidamente ela descobre que ele esconde segredos do pai e rapidamente vê-se envolvida no mundo dele que vai trazer-lhe algumas memórias do passado e bastantes problemas.

Quando comecei a leitura admito que desanimei um pouco porque parecia ser "mais do mesmo" com o típico rapaz rico e mimado e uma jovem inocente obrigada a deixar tudo para trás para ir viver em outro local com a mãe. Parecia ser muito cliché e não estava a ver para onde a história iria. Mas, quanto mais vamos lendo, percebemos que algumas coisas estão erradas e que afinal podemos ter algo muito mais forte, e até mesmo traumático que vai mudar por completo o rumo da história.

A Noah, e até a própria mãe, escodem segredos do passado que vão influenciar bastante o presente e que ambas ainda não conseguiram esquecer. Este livro vai tratar de um assunto, que não é propriamente novo, mas que a autora conseguiu desenvolver bastante bem e com um cuidado extremo ao ponto de nunca romantizar (pelo contrário) e mostrar todas as consequências das decisões. Eu gostei imenso da personagem da Noah, é uma jovem que sofreu bastante e ao longo do livro é notório a sua evolução enquanto jovem que pensa no que quer para si mesma. Sim, é bastante influenciável, mas quando pensamos na idade dela é até normal, por isso não recrimino. 

Já o Nick tenho que dizer que desde o início irritou-me imenso e não é por não termos a versão dele, pelo contrário, os capítulos são alternados entre os dois e por isso sabemos o que ele faz e o porquê. Só quase no final é que vemos o Nick a ter atitudes mais certas e a decidir por ele mesmo o que quer. O problema é que quase todo o livro ele é um menino rico e mimado que só quer ir contra as regras do pai. Mas tenho que dizer que gostei de descobrir o "segredo" dele, é fofo, identifiquei-me e deixou-me a querer ver mais dele porque percebemos que ele ainda não mostrou tudo.

"Culpa Minha" é um romance jovem que retrata temas interessante, a escrita da autora é bastante envolvente e do meio até ao fim é impossível largar o livro porque só queremos saber o que vai acontecer. O final em si é dramático, até de mais talvez, mas eu gostei, achei interessante, previsível, mas gostei e estou ansiosa para ler o segundo e para perceber para onde esta história vai.

Uma mistura entre "After" e "Já Te Disse Que..." que gostei imenso, acho sinceramente que está superior a qualquer um destas e estou com altas expetativas para o segundo. Também espero que todos os problemas tóxicos que vi no início desta relação, sejam melhorados e resolvidos no próximo (ou não, por isso é que temos mais dois livros), mas sem dúvida que estou bastante curiosa para saber o que vai acontecer a seguir.

Leitura com o apoio: Editorial Presença

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.