02/02/2021

Opinião | "Os Escolhidos" de Veronica Roth

 


Eu gosto bastante da escrita de Veronica Roth e por isso era óbvio que estava bastante curiosa para conhecer uma história onde os protagonistas são adultos e perceber como a autora iria desenvolver-se neste registo. Eu gostei dos personagens e do universo que a autora criou, só achei que não desenvolveu corretamente a trama. O livro é bom, mas não conseguiu ser incrível, devido à premissa tinha tudo para ser incrível, mas, na minha opinião, a autora perdeu-se entre os acontecimentos do passado e do que queria trazer de novo.

Neste livro conhecemos 5 jovens que derrotaram uma pessoa que queria conquistar o mundo, chamado de O Tenebroso. Agora, anos depois eles são famosos por tudo o que conseguiram conquistar, estamos perante as 5 pessoas mais importantes e onde vão são reconhecidos. Na primeira parte do livro vamos ver como aquele acontecimento mudou a vida deles e através de flashbacks e de notícias do passado vamos conhecendo como tudo aconteceu. Todos passaram por muito no passado, por isso mesmo que tenham vencido, todos ficaram com marcas que ainda hoje não conseguem ultrapassar. A verdade é que estão traumatizados, eram crianças que foram obrigados a lutar pela humanidade e passaram por muito. Na segunda parte eles descobrem que nem tudo é o que parece e talvez tenham que voltar a lutar e salvar outro planeta.

O que eu mais gostei foi ver as reações da Sloane, logo no início percebemos que elas tem vários traumas e que não consegue ultrapassar tudo o que viveu. Eu gostei imenso desta personagem e principalmente de todas as suas inseguranças, achei que pelo menos isso a autora conseguiu fazer muito bem. Gostava que a autora tivesse nos apresentado melhor as restantes personagens, algumas tive uma opinião que tenho a certeza que seria diferente caso conhecesse melhor. Sem dúvida que a primeira parte foi a minha favorita, gostei imenso de ver como tudo mudou devido a um acontecimento tão drástico.

A história tinha tudo para ser incrível, a parte da profecia e deles serem "os escolhidos" foi interessante, só achei que não foi bem elaborado e não conseguiu tudo o que prometia. Neste livro, a autora também decide contar a história através de notícias de jornais e documentos oficiais, o que foi bastante inteligente e interessante, foi um toque inovador que gostei bastante que tenha sido implementado. A escrita da autora continua a ser envolvente e muito coesa, mas fica por aqui.

A segunda parte não foi interessante, tinha tudo para ser incrível, mas a autora misturou tanta coisa que só ficou chato. Parecia que estes personagens estavam a reviver algo que já aconteceu e ao mesmo tempo era um monte de mentiras que percebemos logo desde o início. Aqui os personagens começaram a ter atitudes descabidas e até mesmo as atitudes dos "maus da fita" não eram coerentes.

Outro aspeto que não gostei foi que ao longo de todo o livro os personagens parecem meros adolescentes, quando na verdade são adultos. A forma como falavam e as suas atitudes não diziam respeitos a adultos. Não sei se foi de propósito, afinal de contas eles não tiveram uma adolescência e só agora é que começaram a poderem ser mais eles próprios, ou se simplesmente a autora não sabe escrever vozes adultas. Eu sinceramente esperava muito, mas muito mais de Veronica Roth. Eu sei que ela consegue construir mundos incríveis e aqui conseguiu isso, não conseguiu foi desenvolver uma história interessante em volta deste mundo. Se gostam da autora leiam, se gostam de aventuras diferentes e guerras então também leiam!

Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.