A opinião de hoje pode ser bastante polémica, mas não podia deixar de falar do livro. Começo já por dizer que sim, eu gostei de O Desempregado, claro que tem alguns pontos que têm que ser discutidos, mas o resultado final foi interessante e gostei principalmente da evolução do personagem principal.
Na minha visão, este livro está dividido em duas partes e na primeira parte temos um Vicente que não sabe o que fazer da vida, está perdido e com isto toma algumas atitudes bastante vergonhosas. Esta é a parte mais problemática e não vou defender, como mulher achei nojento e vergonhoso, mas quando passamos para a segunda parte percebemos que foi importante para a trajetória do personagem.
Na segunda parte o Vicente conhece novas pessoas e vai conhecer um mundo completamente diferente. É aqui que o livro se torna interessante. Admito que em algumas partes foi bastante fantasioso, mas é divertido e dá que pensar. O Vicente vai passar por muito e vai aprender da pior maneira tudo o que fez. No final ele repensa em tudo o que fez e é verdadeiramente notório a sua mudança.
Não é um livro fácil, principalmente a primeira parte, mas é importante para tudo o que vamos conhecer a seguir. A escrita do Ricardo é bem leve e simples e os capítulos curtos faz com que a leitura seja bem rápida e envolvente. Eu gostei de conhecer a história deste personagem, um homem que está “perdido” e que vai tentar encontrar o seu lugar no mundo. Também gostei bastante da forma diferente com que lidaram contra a política, foi interessante ver este lado “rebelde” que foi um toque dramático que a história precisava.
Leitura com o apoio do autor Ricardo Tomaz Alves!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.
Comentários que não são construtivos não serão aceites.