05/02/2021

Opinião | "Heartstopper: Volume 1" de Alice Oseman

 


Desde que este livro saiu lá fora que fiquei bastante curiosa para o ler e assim que a Cultura Editora disse que iria publicar eu fiquei bastante animada. Antes de mais é incrível que tenhamos cada vez mais livros deste género publicados por cá. Precisamos de livros assim, interessantes, cativantes e que ainda trazem mensagens muito importantes para os jovens. Heartstopper é um excelente exemplo disso mesmo, todo o livro bonito, bastante bem elaborado, desde às cores às ilustrações, tudo é pensado ao pormenor e sem dúvida que prende qualquer leitor. Mas o melhor, e o mais importante, é que traz um tema tão importante que é retratado de uma forma tão simples e direta que eu adorei!

Neste livro conhecemos a história do Charlie, um jovem que é assumido como gay na escola e lida com isso bastante bem. No primeiro dia do novo grupo de estudos ele conhece o Nick e pouco a pouco começam a ser amigos. O Charlie tem a certeza que o Nick é hétero, mas o Nick convida-o para a equipa de rugby e o Nick está sempre com ele, estão cada vez mais próximos e isso faz com que o Charlie comece a ter sentimentos além de amizade, fora que também começa a desconfiar de algumas atitudes do próprio Nick. 

A história é ao mesmo tempo tão simples, mas com tantas mensagens importantes que faz com que o livro seja tão bom. Logo no início temos uma cena que percebemos logo que não vai acabar bem e a autora mostrou isso de uma forma real que surpreendeu-me bastante. A amizade entre o Charlie e o Nick é tão bonita, a cada nova interação percebemos o quanto eles estão cada vez mais próximos e é tão bonito ver isso. Mas claro, o Charlie acha que o Nick só o vê como um amigo, já o Nick começa a ter as suas primeiras dúvidas. A autora conseguiu perfeitamente mostrar todas as dúvidas e inseguranças dos dois lados e sem dúvida que foi dos aspetos mais interessantes da história.

Este primeiro volume é basicamente os dois a conhecerem-se melhor. O Nick com todas as suas dúvidas e o Charlie vê-se encantado pelo amigo, mas não só acha que o Nick não é gay, como devido à última pessoa com quem esteve nunca se assumiu e até chegou a ser uma relação abusiva. É normal que estes dois jovens tenham tantas inseguranças e a autora foi incrível na forma como abordou todos estes assuntos.

O livro lê-se em poucas horas, a trama é rápida, a escrita é simples e envolvente e quando reparamos já o acabámos. As ilustrações estão tão bem feitas que elas próprias contam a história por si só, a autora não só soube contar uma história incrível, como melhorou-a com as suas ilustrações (sim a autora também é a ilustradora). Algo curioso é que Harry Potter é mencionado ao longo da história e até mesmo no final temos umas espécies de fichas de identificação de cada um dos personagens e um dos parâmetros é a casa de Hogwarts a que o aluno pertenceria e, como fã de HP, adorei estes pormenores que fazem toda a diferença numa história para o leitor se identificar ainda mais com os personagens.

Com mensagens poderosas de autoaceitação, romance abusivo, vergonha e principalmente amizade, este livro é essencial para todos os jovens e pais e recomendo que seja lido e discutido até mesmo em família. Eu fiquei completamente fascinada por esta história e mal posso esperar para ler a continuação, porque é impossível não querer saber o que vai acontecer depois deste final. Agora é esperar que a Cultura Editora publique rapidamente a continuação.

Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.