21/12/2020

Opinião | "Um Dia do Nosso Para Sempre" de Maria Cunha e Silva

 

É raro eu ler poesia, mas por alguma razão assim que vi esta capa incrível da nova edição especial do livro Um Dia do Nosso Para Sempre da autora portuguesa Maria Cunha e Silva eu sabia que tinha que dar uma oportunidade. E fico tão feliz por ter conhecido uma autora portuguesa que nunca tinha lido e que realmente gostei bastante. A escrita é bonita e que fez-me querer ler mais da autora. 

Uma das coisas que menos gosto em poesia é que é preciso entender e chegar ao que o escritor quis expor, para mim é cansativo e não é o meu género de literatura. Mas já existe um novo género de poesia que é fácil de ler, fácil de perceber e principalmente temos uma história que vamos conhecendo do início ao fim e é exatamente assim este romance da Maria Cunha e Silva. Eu não tenho a certeza se isto é um "novo género da poesia", eu não sou a maior entendedora de poesia, mas que noto uma grande diferença e que estes novos poemas são incríveis e eu gosto de ler, isso é!

Em Um Dia do Nosso Para Sempre temos a história de um primeiro amor. Temos como tudo começou, como desenvolveu e como o primeiro amor é intenso e arrebatador. Não temos nomes, não temos grandes desenvolvimentos, apenas os pontos altos e baixos de um primeiro amor. Mas acima de tudo mostra uma grande evolução de uma personagem, que mesmo não sabendo muito sobre a mesma, ficamos completamente presos à sua história e só queremos saber o que vai acontecer. É o amadurecimento de uma jovem que após descobrir o primeiro amor tem que lidar com todas as situações e consequências e tanto quanto é bonito, é também sofrido.

A única crítica que tenho a fazer é que o final poderia ser um pouco melhor explicado. Depois de analisar melhor a leitura percebi que era exatamente essa a intensão da autora, é para ser algo sobre o primeiro amor e o quanto ele é forte. É uma história de amor onde podemos ver tudo o que uma jovem sente e aprende. Ao ler este romance vamos ter recordações porque em algum momento deste romance vamos conseguir identificar com a história e relembrar o quanto foi belo, não importa como ou porquê terminou, mas sim que foi o primeiro e que foi belo.

A escrita da Maria Cunha e Silva surpreendeu-me imenso pela positiva, não estava nada à espera de ficar completamente presa a esta história, basicamente não conseguia largar e estava sempre a pensar neste livro. Outro aspeto positivo é que a autora consegue transmitir várias emoções dos personagens em frases curtas e rápidas, o que é de louvar. Eu ri e principalmente chorei imenso com a personagem principal e foi simplesmente incrível. 

Esta nova edição é completamente linda, não conheço a primeira, mas esta em capa dura está linda e por dentro temos ilustrações lindas. É um livro que nota-se que teve um cuidado magnífico, cada detalhe foi pensado ao pormenor para proporcionar ao leitor a melhor experiência e posso dizer que foi conseguido com sucesso! 

Um livro ideal para quem gosta de um romance intenso e com uma escrita envolvente. Não se assustem por ser poesia, acreditem vão ficar completamente presos a esta história que só iram querer que tivesse muito mais para continuarem envolvidos na história desta jovem. Estou muito feliz por ter dado uma oportunidade a este livro e agora estou bastante curiosa para ler o "Encontrar-me, Encontrar-te, Encontrá-lo" da mesmo autora!

Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.