13/11/2020

Opinião | "Minha Sombria Vanessa" de Kate Elizabeth Russell

 

Iniciei esta leitura sem grandes expetativas, sabia por alto o tema e do que tratava, mas sinceramente não sabia o que esperar. E ainda bem que fui assim, este livro não é para acusar, nem apontar o culpado e sim perceber como a pessoa que é inocente lida com toda a situação. A autora não critica ninguém, apenas coloca os acontecimentos para ser o próprio leitor a fazer os seus juízos de valor. Digo desde já que não é um livro fácil, a maioria das ações são bem explícitas e até são bem complicadas de digerir, mas é importante para percebermos tudo o que estes personagens viveram.

Em Minha Sombria Vanessa conhecemos esta jovem que desde os 15 anos tem uma relação com o seu professor. Aqui vamos acompanhar como tudo aconteceu no passado e como eles começaram a envolverem-se. Já no presente, vários anos depois, a Vanessa é adulta e vamos perceber o quanto aquela relação influenciou a sua vida e ainda influência. Agora uma aluna está a acusar o professor de abuso sexual e a Vanessa tem que lidar com toda a situação e relembrar tudo o que aconteceu, mas também perceber que afinal talvez nem tudo foi exatamente como ela pensava.

Desde logo o início vemos o quanto a Vanessa tem grandes problemas devido a tudo o que viveu. Posso dizer que ela está traumatizada e presa ao passado, não quer ver a verdade e num caso destes é normal, ela é sim acompanhada, mas na verdade ela não conta tudo, só quando desabafa a verdade é que as peças do puzzle começam a juntarem-se e tudo começa a vir ao de cima, mas isso só faz com que o psicológico da Vanessa ainda fiquei pior. Desde o início do livro vemos o quanto ela é frágil e muito influenciada e não, nada é culpa dela. Desde os 15 anos a Vanessa só queria ser aceite como era, o problema foi que em vez de encontrar jovens da mesma idade, teve o azar de ter como professor um homem que sabe falar muito bem e através de pequenos atos e palavras de carinho que consegue influenciar e manipular a Vanessa.

A Vanessa tinha apenas 15 anos, com esta idade os jovens só querem ser aceites, terem amigos e ter alguém com quem falar e esta jovem não teve isso. Por isso não, é óbvio que ela não teve culpa nenhuma. O grande problema aqui foi este professor que conseguiu manipular a Vanessa e faz acreditar que ela era o mais importante para ele. Chegou ao pé dela e mostrou interesse por tudo o que ela gostava e assim aproximou-se cada vez mais. Aqui é que está mal, ele era o adulto, ele era professor e tinha uma forma de falar que levava a acreditar as mais jovens. A forma como ele lidava com a Vanessa em criança era simplesmente nojento, sempre dizia "só faço o que tu queres", mas era óbvio que nunca seria assim e é notório na primeira vez que estão juntos. O problema é que ele levava a Vanessa a acreditar que foi o que ela queria e ela era uma criança e acreditava em tudo o que ele dizia (novamente o poder da palavra).

Quanto mais o tempo ia passando eu ia pensando "mas ninguém percebe nada?" e sim percebem. O problema é que ele mostra à Vanessa que se ela contar claro que ele teria consequências, mas as maiores seriam para ela, com pequenas frases ele convence novamente a Vanessa que se ela contar a culpa seria dela. O colégio como é óbvio rapidamente esconde tudo, mas o pior é a mãe da Vanessa. No livro percebemos perfeitamente que a mãe sabe, mas decide não fazer nada e realmente colocar as culpas na filha. Não entendo, ela é uma criança, como assim uma mãe não faz nada? É um livro onde uma criança é influenciada por um homem e no final é acusada pela própria mãe. Como é que esta jovem poderia crescer de forma saudável? Claro que não poderia.

Este livro é a prova como uma vítima de abuso cresce e todos os problemas psicológicos que vêm disso. O final pode não ser o mais esperado pela maioria dos leitores, mas é o mais verídico porque mostra como a maioria das vítimas sentem, não é para trazer um final "floreado", isso a autora não faz, é simplesmente o que acontece com a maioria. Se concordo, não, mas só quem passa por isto é que pode "opinar" e o que devemos focar é na recuperação destas jovens para conseguires ultrapassarem toda a situação da melhor forma. Um livro forte e cru que pode deixar o leitor incomodado mas que é bastante essencial. 

Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.