24/06/2020

Opinião | "Amor & Ódio Irresistíveis" de Christina Lauren


Assim que li a sinopse deste livro fiquei super curiosa. Eu já li vários livros desta dupla de autoras e por isso estava com altas expectativas e não desiludiu. Pelo contrário, que leitura rápida, maravilhosa e que ainda tem mensagens fortes e que dão que pensar! Eu já esperava gostar, mas temos aqui mensagens tão importantes que fiquei completamente rendida. Li esta história super rápido, não conseguia largar, só queria saber tudo o que iria acontecer. Também ao longo do livro temos momentos muito divertidos, fartei-me de rir com estes personagens e com tudo o que fizeram, é cómico e divertido o que faz com que seja uma história leve e descontraída, mesmo com as mensagens que transmite. 

Evie e Carter assim que conhecem-se sentem uma atracão um pelo outro, até aqui tudo bem, o problema é que as duas empresas para onde trabalham acabaram de fundir-se e só existe um lugar disponível. Ou seja, só um deles vai ficar com o emprego. Claro que isto vai originar muitos problemas entre os dois e principalmente muitas intrigas e peripécias. Ambos têm que lutar pelo cargo que querem, mostrar que são merecedores e ao mesmo tempo perceber o que sentem um pelo outro. Claro que isto não poderia correr bem e vamos ter muitas aventuras.

A Evie e o Carter são muito parecidos, ambos são bastante decididos e basicamente vivem para o trabalho e por isso dedicam-se imenso ao que fazem. Ambos dedicaram-se imenso para chegarem onde estão e quando alguém diz que podem ser despedidos, claro que vão dar tudo, e mais alguma coisa, para manterem o seu emprego. O primeiro problema começa aqui, a Evie é mais velha e por isso tem mais anos de experiência, mas acham que isto conta para alguma coisa? Claro que não, afinal temos o Carter com todo o seu carisma maravilhoso e é HOMEM. Sim, infelizmente no mundo de hoje em dia ser homem ainda é sinónimo de superior. Logo aqui comecei a sentir uns nervos por aquele chefe horroroso, mas estamos a falar de um emprego e claro que os personagens têm que ser cordiais.

A forma como as autoras desenvolveram este tema foi sensacional. Supostamente não seria o tema principal, mas sim a forma como ambos iriam lidar com o problema, mas entre o romance e toda a situação profissional dos dois, não consigo dizer qual dos aspetos estava mais curiosa para saber o final. A verdade é que ainda existe discriminação de género em várias empresas, infelizmente é uma realidade que sim, ainda existe e este tipo de livros é importantíssimo para ser um "abre olhos" para muitas pessoas. Por vezes achamos que não somos boas o suficiente e "apenas" estamos a ser alvo de preconceito por sermos mulheres. Este livro mostra o quanto uma mulher forte e independente tem que conseguir lutar por aquilo que quer, tem que lutar mais que um homem, o que não pode continuar a acontecer, afinal temos todos os mesmos direitos e deveres sejamos homens ou mulheres.

Para além desta parte mais crítica, também temos ao longo da história partes bastante divertidas que vão fazer o leitor dar boas gargalhadas. Afinal de contas ambos vão competir um com o outro e claro, chega a um nível que ambos tentam "burlar" o adversário e é com cada coisa engraçada que só mesmo lendo. Estes dois vão passar por inúmeras peripécias e aventuras, afinal de contas não é só o trabalho de sonho deles que está em jogo, mas sim o coração de ambos e também a possível relação. Mas o melhor é o próprio Carter, ele não concorda com as atitudes do patrão, mas ele sabe que está em jogo o seu emprego e isto faz com que seja bastante interessante ler os capítulos deste personagem e perceber a sua revolta e inseguranças com o que fazer.

A única crítica que tenho a este livro é que a empresa despediu vários empregados e estes dois eram considerados "os melhores", como assim a empresa não podia ficar com os dois? Sei que se fosse ao contrário não tínhamos o livro, mas a nível de negócio não faz sentido, tenta-se ao máximo é ficar com os melhores para não irem para a concorrência, certo? Ok, não podemos tentar colocar a história na realidade, afinal é ficção, mas várias vezes ao longo da leitura irritava-me com alguns diálogos do patrão deles sobre ele considerar a Evie e o Carter "os melhores da área" e no final só querer ficar com um, mas pronto, é ficção. Não é uma crítica direta ao livro, mas sim a este detalhe, mas se não fosse assim não tínhamos história.

Amor & Ódio Irresistíveis é um romance fabuloso que fala sobre desigualdades no trabalho e o quanto, infelizmente, a mulher ainda hoje é rebaixada quando comparada com um homem. Juntamente a isto, temos um livro divertido e bem descontraído que faz com que seja uma leitura incrível onde mostra uma realidade que já não deveria existir (e sim ainda existe) de uma forma bastante leve e divertida, um encaixe perfeito que as autoras souberam desenvolver da melhor maneira. Eu adorei esta leitura, fiquei completamente rendida por estes dois personagens tão fortes e determinados! Eu já esperava gostar, mas realmente as autoras surpreenderam-me imenso devido aos temas tratados, não pensei que fosse tão importante e resultou na perfeição. Recomendo imenso para quem gosta de um livro divertido, mas que traz boas mensagens, ideal agora para o verão!

Mais informações sobre o livro: Editorial Presença

Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.