28/08/2019

Opinião | "Hashtag Sem Filtro - Um manual de sobrevivência" de Catarina Filipe

Título: Hashtag Sem Filtro - Um manual de sobrevivência
Autor: Catarina Filipe
ISBN: 9789896657765
Edição ou reimpressão: 07-2019
Editor: Nuvem de Tinta
Idioma: Português
Dimensões: 151 x 228 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 128

Sinopse: São os melhores anos da tua vida - mas podem também ser os mais complicados se não souberes navegar no mar de dúvidas, incertezas e inseguranças que é a adolescência e a juventude. Quando somos obrigados a ligar o modo de sobrevivência, esquecemo-nos de fazer aquilo que é mais importante: viver. E ser feliz.
Para te ajudar a aproveitares ao máximo este momento mágico da tua vida e a tomares as melhores decisões possíveis para o teu presente e futuro, a Catarina Filipe, umas das youtubers e influenciadoras portuguesas de maior sucesso, abre o jogo e conta-te como foi com ela. Dos acontecimentos mais traumáticos aos mais felizes, passando por decisões difíceis de tomar e situações de ruptura física e psicológica, a Catarina apresenta-se ao mundo sem medos nem vergonhas - e desafia-te a fazeres o mesmo. Porque só assim poderás encontrar a verdadeira felicidade que tanto procuras.

OPINIÃO:
Eu já acompanho o trabalho da Catarina Filipe à muitos anos e sempre adorei a forma como ela se expressava e principalmente do conteúdo que trazia aos seus seguidores. Durante este tempo a própria Catarina mudou imenso e notou-se um pouco no canal e no seu trabalho, mas mudou para melhor. Mas claro que aquilo que ela divulga é uma pequenina parte da sua vida e muitas coisas mais pessoais a Catarina nunca tinha falado.

Catarina Filipe é uma youtuber que fala sobre moda, maquilhagem e life style e que eu identifico-me imenso. Nos vídeos ela é sempre bastante divertida e alegre, mas claro, também já trouxe alguns assuntos mais fortes da sua vida pessoal que são sim importantes de serem discutidos. Mas agora a Catarina escreveu o seu primeiro livro e veio mostrar que alguns assuntos são mais pesados, mas que também têm sim que serem falados.

Hashtag Sem Filtro é exatamente o que o título diz, é a Catarina sem filtros a contar vários acontecimentos da sua vida e que mostra que ninguém está sozinho e que "não acontece apenas a nós". Neste pequeno livro esta mulher empreendedora mostra como criou a sua própria empresa através de muito trabalho árduo. Mas também fala sobre assuntos que nunca falou no seu canal do youtube e que admito, fiquei chocada, mas isso só fez gostar ainda mais deste livro e aproximar-me ainda mais da sua história.


No livro temos vários temas como amizades, relações amorosas, vícios, mas também é abordado outros temas como a depressão e a ansiedade. É um livro bastante cru e real onde vemos a Catarina "sem medos nem vergonhas". Tal como título diz é "um manual de sobrevivência", onde é abordado vários assuntos que qualquer jovem se vai identificar, mas a Catarina não aborda só o que lhe aconteceu, ela não fica por aí e nos temas mais pesados ela dá dicas importantes para ultrapassar isso.

Existe dois capítulos em específico que foram os meus favoritos, um por ser tão próximo a mim, a Catarina já tinha abordado esse tema no canal, mas ler o que ela passou foi muito emocionante e depois o que ela diz para alguém que está a passar o mesmo é totalmente verdade e real. O outro assunto foi algo que ela nunca tinha falado no canal e nas redes sociais e que eu fiquei completamente em choque por saber, afinal eu também passei e passo por isso diariamente e ler aquele texto apenas me fez gostar mais desta mulher que admiro tanto.

Este é um livro bastante inspirador, ficamos a conhecer as experiências desta mulher, mas também ajuda o leitor a compreender-se melhor. É um livro bastante íntimo e revelador, claro que chorei em várias partes devido a identificar-me imenso, mas sei que ajudou-me um pouco e só por isso valeu completamente a pena esta leitura. A Catarina escreveu este livro de uma forma bastante simples, e direta de forma a ser bastante eficaz na sua mensagem. Isso é algo fantástico porque não temos grandes desenvolvimentos técnicos, é apenas a sua experiência e algumas dicas para ajudar o leitor. Juntando a isto, ainda temos uma edição bastante bem cuidada, recheada de frases inspiradoras, desenhos bonitos e cores envolventes, fazendo assim um livro bastante atrativo e interessante.

Eu adorei esta leitura, foi bastante rápida mas chocante e que tocou-me imenso, a verdade é que este minúsculo livro de apenas 127 páginas é um "manual" de experiências muito forte. Não o vou esquecer tão rápido. Obrigada Catarina por te teres exposto desta forma!


Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.