01/07/2019

Opinião | "Tempestade de Guerra - Parte 1" Victoria Aveyard

Título: Tempestade de Guerra - Parte 1
Autor: Victoria Aveyard
ISBN: 9789897731587
Edição ou reimpressão: 05-2019
Editor: Saída de Emergência
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 228 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 304

Sinopse:
Mare Barrow aprendeu rapidamente que para vencer é preciso pagar um preço muito alto. Depois da traição de Cal, que praticamente a destruiu, Mare está determinada a proteger o seu coração e a continuar a lutar com os rebeldes para assegurar a liberdade de Vermelhos e sanguenovos. A jovem fará de tudo para derrubar o governo de Norta - começando pela coroa de Maven. Mas para a guerra que se avizinha é necessário ter aliados poderosos. Conseguirá Mare lutar ao lado dos que a magoaram para assegurar a vitória? Ou será a rapariga-relâmpago silenciada para sempre?
Na primeira parte da conclusão desta extraordinária série, Mare terá de abraçar o seu destino e convocar todo o seu poder. Quem sobreviverá aos testes que se aproximam?

OPINIÃO:
Quando terminei A Jaula do Rei eu estava super ansiosa para ler a continuação, admito mesmo que eu precisava da continuação, mas aguentei e consegui esperar que fosse lançado cá em Portugal. Tal como escrevi na minha opinião ao terceiro livro, a autora só conquistou-me no último e sim fiquei completamente rendida a este mundo e a esta história, por isso este quarto volume foi muito esperado por mim. Acontece que este livro é a primeira parte, ou seja, é basicamente o início de tudo, da grande luta, dos grandes acontecimentos. Por isso, foi sim interessante porque temos alguns aspetos que acredito serem importantes para a segunda parte, mas a verdade é que é mais à base de conflitos internos dos personagens e de tentativas de alianças.

Neste livro já sabemos o que o Cal fez e temos aqui todas as consequências dessa sua escolha. A Mare tem agora que curar o seu coração e focar-se no seu objetivo. Mas nada é fácil e para conseguirem derrotar Maven precisam de aliados. Nesta primeira parte de Tempestade de Guerra conhecemos um Cal a definir-se como Rei e basicamente é um livro bastante político recheado de contratos e intrigas. É uma parte bastante importante porque acredito que irá definir a segunda parte e todas as alianças aqui criadas é o que vai definir quem ganha e quem perde.  


Relativamente às personagens percebi que a Mare está cada vez mais a crescer na minha consideração. Acho que devido ao que o Cal fez ela percebeu que tinha que ele também não é o seu "príncipe encantado" e se ela já estava mudada devido ao que o Maven lhe fez, agora temos uma Mare que toma atitudes e que mostra importar-se com o que realmente é importante. Já o Cal eu sinceramente estou cada vez mais desiludida com ele, eu adorava esta personagem e não, não entendo as decisões dele. Ao longo desta primeira parte isso só foi ainda mais evidente, ele parecia um "pau mandado" da avó e espero mesmo que ele mude porque eu sou completamente team Cal.

Outra personagem que eu já tinha gostado no livro anterior e nesta primeira parte ainda aumentou mais a minha admiração por ela, é a Evangeline. Eu adorei esta personagem, as partes contadas por ela foram as minhas favoritas, ela luta por aquilo que quer, mesmo sabendo que pode sim ser muito complicado, mas nunca desiste e o novo plano dela não sei como vai ser e se vai resultar, mas estou ansiosa para descobrir quando ler a parte 2. Os outros personagens sinceramente achei um pouco mais do mesmo, não houve assim nenhum que cativa-se muito, mas aprendemos um pouco mais sobre cada um e acredito que vai ser sim importante para o futuro.

Um aspeto bastante interessante é que conhecemos Montfort uma região bastante diferente de todas as outras do reino. É um local que achei mais "atual" que gostei que a autora tivesse colocado na história, afinal nem tudo tem que ser da mesma maneira e é inovador ver um tipo de reinado mais diferente que sinceramente acho que nunca li numa história deste género. O foco deste livro é realmente definir aliados, afinal sabemos que está para vir um guerra que irá mudar por completo este mundo e é interessante ver mais deste mundo criado pela autora e como todas as outras pessoas reagem a esta batalha. Tal como em todos os livros, aqui também temos novas intrigas e conflitos que começam a surgir devido a algumas escolhas de personagens e, admito, fiquei chocada com algumas delas e estou desejosa para saber o que realmente vai acontecer.

O livro é bastante pequeno e sinceramente não acontece muitas coisas, a base mais importante deste parte é arranjar aliados e de começar a preparar tudo para algo que acredito, e espero, que seja grandioso. O único aspeto negativo que tiro do livro é que é um pouco parado, mas é normal uma vez que a base é as interações e a criação de laços, como este é apenas a primeira parte de um livro completo, percebo o porquê de a autora ter feito isso. Este é um livro importante para quem acompanha esta série, com ele vai aprender muito mais deste mundo criado por Victoria Aveyard e de como tudo está a ser preparado para o derradeiro final desta série fantástica. Desde A Jaula do Rei que fiquei fã deste mundo e destas personagens e mal aguento para saber como tudo vai terminar. Esta é uma série fantástica, custa um pouco a entrar no mundo e a ter alguma empatia pelas personagens, mas a autora consegue prender o leitor e chega a uma altura que estamos tão embrenhados nestas intrigas que só queremos urgentemente saber como irá acabar. Agora espero ansiosamente para que a editora publique o último livro rapidamente para saber a conclusão desta série que eu fiquei a gostar tanto.

Opinião dos livros anteriores:

Leitura com o apoio:

1 comentário:

  1. Definitivamente neste livro a Mare não está tão chata, cresceu e ainda bem!! Nos primeiros eu não a suportava, mas tinha sempre curiosidade para ler

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.