13/10/2015

Opinião | "Rainha Vermelha" de Victoria Aveyard

Título: Rainha Vermelha
Autor: Victoria Aveyard
Editor: Saida de Emergência
Coleção: BANG
Data 1ª Edição: 25/09/2015
ISBN: 9789896378486
Nº de Páginas: 352
Dimensões: [160x230]mm
Encadernação: Capa Mole

Sinopse: O mundo de Mare, uma rapariga de dezassete anos, divide-se pelo sangue: os plebeus de sangue vermelho e a elite de sangue prateado, dotados de capacidades sobrenaturais. Mare faz parte da plebe, os Vermelhos, sobrevivendo como ladra numa aldeia pobre, até que o destino a atraiçoa na própria corte Prateada. Perante o rei, os príncipes e nobres, Mare descobre que tem um poder impensável, somente acessível aos Prateados. 
Para não avivar os ânimos e desencadear revoltas, o rei força-a a desempenhar o papel de uma princesa Prateada perdida pelo destino, prometendo-a como noiva a um dos seus filhos. À medida que Mare vai mergulhando no mundo inacessível dos Prateados, arrisca tudo e usa a sua nova posição para auxiliar a Guarda Escarlate – uma rebelião dos Vermelhos – mesmo que o seu coração dite um rumo diferente.

A sua morte está sempre ao virar da esquina, mas neste perigoso jogo, a única certeza é a traição num palácio cheio de intrigas. Será que o poder de Mare a salva... ou condena? 

Opinião:

Desde que este livro foi lançado lá fora que eu estava curiosa para o ler. A história parecia interessante e eu tinha a certeza que iria adorar. Quando soube que o livro iria ser lançado em Portugal, ainda fiquei mais ansiosa para o ler e finalmente tive oportunidade e tenho a dizer que o livro superou todas as minhas expectativas. Eu tinha lido algumas críticas negativas e por isso, mesmo achando que iria gostar, pensava que poderia desiludir-me, mas superou imenso, cheguei ao fim a adorar esta história e bastante ansiosa pelo próximo livro.

Rainha Vermelha conta-nos a história de um mundo que é dividido entre as pessoas com sangue prateado, que têm poderes e são as mais poderosas daquele mundo e as pessoas de sangue vermelho que é a maioria da população e vivem na pobreza, pois são considerados inferiores. Mare é uma vermelha e para conseguir sobreviver e ajudar a família ela rouba aos mais poderosos e ela sabe que o seu destino é ir lutar para a guerra, mas uma noite tudo muda e ela consegue um trabalho no palácio. Ela pensava que tudo estaria bem, mas novamente tudo volta a mudar quando por um erro Mare descobre que tem poderes, sim ela é vermelha, mas também tem poderes. Como esta descoberta foi em frente ao rei e de toda a população prateada, o rei decide inventar uma história sobre ela ser uma filha de um prateado e que tinha estado perdida e promete-a em casamento ao seu filho mais novo.

Eu adorei este livro, a história é fantástica e o livro é cheio de ação do início ao fim, não tem um único momento monótono e prende o leitor da primeira à última página. Existe sempre algo a acontecer, algo que queremos saber como vai terminar e quando pensamos que agora vai ser um momento mais calmo, aparece logo outra coisa para alterar e complicar a trama. A história é bastante interessante, ver um mundo que é dividido pelas pessoas "normais" e pelas pessoas que têm poderes e aparece alguém que supostamente é normal e surpreende a todos por não ser bem assim e vir alterar tudo o que se pensava, foi algo que me interessou bastante e gostei imenso.

Relativamente ás personagens personagens tenho a dizer que finalmente gosto de uma personagem principal feminina, neste tipo de histórias eu não costumo gostar da rapariga principal, mas neste livro a Mare cativou-me imenso e eu adorei-a, sim leram bem, eu adorei a Mare, não sei explicar bem, mas pelo que ela mostrou neste livro ela sabe quem ela é e qual o seu objetivo, sabe o que está mal e não anda de "falinhas mansas" para as pessoas, ela sabe e quer mudar e acredito que ela vá dar que falar. As personagens masculinas é mais complicado, nesta história temos no início uma espécie de quarteto amoroso, digo espécie pois é bem estranho, afinal temos o melhor amigo da Mare que gosta dela, mas ela só o vê como um amigo, temos o príncipe mais novo a quem ela está prometida em casamento e claro, temos o príncipe mais velho, o futuro rei, que é quem começou esta história toda, afinal foi ele que arranjou-lhe trabalho como empregada da realeza e deu origem à descoberta dos seus poderes. Mas no final deste primeiro livro, vemos que um deles vai mostrar que não é quem diz ser e acredito que nos próximos livros vamos ter apenas um triângulo amoroso e sim, eu estou farta de triângulos amorosos, mas estou confiante neste, acho-o interessante e estou bastante curiosa para ver como vai evoluir daqui para a frente.

A única crítica negativa que faço ao livro é que gostaria de saber um pouco mais sobre de onde surgiu o poder da Mare e conhecer mais sobre a Guarda Escarlate, mas acredito que isto será desenvolvido nos próximos volumes, mas claro, chegamos ao fim com uma sensação de quero mais, pois aquele final foi algo grandioso e quero saber como a trama vai ser desenvolvida.

Com uma história incrível, um mundo rodeado de magia, reis e princesas, a autora ainda nos traz uma escrita sensacional, onde tudo é descrito da melhor forma e prende o leitor à trama da primeira à última página, onde ação, drama, perdas, mentiras, fantasia e romance q.b. estão bem presentes, dando origem a um livro com uma excelente qualidade que sei que vai agradar a todos os fãs deste género.

Classificação: 4 Estrelas no Goodreads
Leitura com o apoio:

1 comentário:

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.