26/06/2019

Opinião | "Raparigas como Nós" de Helena Magalhães

Título: Raparigas como Nós
Autor: Helena Magalhães
ISBN: 9789897772177
Edição ou reimpressão: 06-2019
Editor: Editorial Planeta
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 234 x 26 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: Uma história de amor irresistível, que é também o retrato de uma geração que cresceu sem redes sociais. Pode uma paixão da adolescência marcar o resto da vida?
Festivais de Verão, tardes na praia, experiências-limite com drogas, traições e festas misturam-se com amores improváveis e velhas amizades. Um romance intemporal nos cenários de Lisboa, Cascais e Madrid, que mostra tudo o que pode esconder-se atrás da vida aparentemente normal de uma rapariga… como tu.
«Beijamo-nos ao som daquela música que ouvia em casa sozinha deitada na minha cama. Durante o resto da vida, não importaria o que estivesse a fazer ou onde, quando ouvisse os primeiros acordes […], recordar-me-ia do olhar do Afonso fixado em mim, da sua mão no meu rosto, do meu coração a tremer e de me sentir a rapariga mais feliz do mundo. Porque Lisboa está cheia de bares a abarrotar de miúdas bonitas que, num piscar de olhos, se colocariam de gatas a ronronar nas suas pernas. Mas ele viu-me a mim.»

OPINIÃO:
Quando este livro foi lançado eu fiquei super curiosa para o ler. Afinal de contas é algo que infelizmente não existe muito em Portugal, ver uma editora apostar numa jovem escritora ainda mais quando se trata de um livro jovem adulto é simplesmente maravilhoso. Acho sim que os escritores do nosso país deveriam ser mais valorizados, mas isso infelizmente acontece pouco. Após ler a sinopse rapidamente percebi que seria uma leitura que eu ia adorar, afinal de contas traz-nos um romance entre jovens e ainda retrata temas fortes como drogas, festas e amizades. Mas o mais interessante é que a história passa-se numa altura em que ainda não havia as redes sociais e toda a influência das mesmas, o que faz com que seja bastante interessante de se ler e de percebe como os jovens faziam naquela altura.

Neste livro conhecemos a história da Isabel, uma rapariga que não sabe muito bem o que pretende do seu futuro e neste romance iremos acompanhar as suas aventuras. A sua história começa logo quando conhece o Afonso e entram numa relação bastante intensa e que muda por completo a vida da Isabel. É um livro sobre paixões, aventuras juvenis, mas acima de tudo a autora trouxe problemas reais que os adolescentes, ainda hoje, passam, como álcool e drogas. É um livro bastante completo que vai cativar qualquer leitor independentemente da idade.


Eu gostei imenso dos personagens, a Isabel é aquela rapariga que rapidamente nos identificamos, ela tem problemas que qualquer jovem já teve e é completamente mágico ver esta versão dela. A Isabel é muito dedicada aos amigos e isso foi algo que gostei imenso e também vive tudo de uma maneira muito forte. Tal como muitos jovens com esta idade, não sabe muito bem o que fazer no futuro, eu também fui assim e lendo este livro arrependo-me de à 8 anos atrás ter entrado logo na universidade em vez de ter mais calma e pensar melhor o que queria. Eu acho que deve-se a que na minha altura já tinha todos os colegas a irem para a universidade e eu não queria ficar para trás, o que hoje arrependo-me profundamente. 

O Afonso eu fiquei completamente apaixonada por este rapaz. Ele é trabalhador e lutador, o que mais admirei nele é que ele queria ser alguém por ele mesmo em vez de utilizar o nome do pai para subir na carreira. Fora isso, achei-o com uma personalidade fantástica, tal como a própria Isabel diz no livro, ele não é perfeito e adorei que a autora tenha colocado este colocado isto na história, porque ninguém é perfeito, mas é aquela rapaz que cativa imenso e sim, tive imensa pena dele no início e chorei horrores com a história dele e da Isabel (quem leu vai perceber). Relativamente ao Simão eu não tenho uma grande opinião, a verdade é que infelizmente eu conheço pessoas que também andaram no mesmo "mundo" e a única coisa que sentia ao ler as suas atitudes era pena. A verdade é que ele precisava de atenção e sim, eu tenho conhecimento de causa, a Isabel não poderia fazer muito mais do que fez, ele é que tinha que decidir mudar e, na minha opinião, ela deveria ter tido uma atitude bem mais cedo.

Esta história relata vários temas da adolescência e eu achei que a Helena conseguiu relatar na perfeição. Ao longo da narrativa temos assuntos como amizades, relações amorosas, sexo e saídas à noite, mas outras mais pesadas e que têm que ser discutidas como sinceridade, assédio, drogas e álcool. Tudo é tratado de uma forma bastante bonita, mas que vai chocar o leitor, o que acredito que é a melhor maneira para que os leitores compreendam as mensagens e não façam as mesmas asneiras. Esta história também passa-se numa altura em que as redes sociais ainda não ganharam a sua importância e é bastante interessante ver este lado num romance, torna-se assim diferente e até dá uma certa nostalgia porque quem lembra-se do ano de 2004 sabe bem o quanto é verdade todas as peripécias que a Isabel passa. Quem é adolescente hoje acredito que não vai identificar-se, mas é bom para saberem que os tempos mudaram e é giro para saberem como tudo era.

Outro aspeto que gostei imenso neste livro é que temos aqui quase um guia de viagem, alguns eu conheço bem como Lisboa, mas Cascais eu conheço pouco e ao ler este livro só apetecia-me pegar no meu carro e correr para lá para ver estes locais todos. Mas já para não falar de Madrid, eu este ano vou a Barcelona, mas Madrid é sim uma cidade que também quero imenso conhecer e após esta leitura ainda fiquei com mais curiosidade. Não sei se consigo lá ir para o ano que vem, mas assim que for tenho a certeza que voltarei a pegar neste romance e irei apontar todos os locais por onde estes personagens andaram, sem dúvida um guia fabuloso. Obrigada Helena!


O título deste livro não poderia ser mais indicado, a Isabel é uma "rapariga como nós" e acredito que qualquer leitora, tenha a idade que tiver, vai identificar-se com esta personagem. Afinal de contas esta jovem é bastante simples e normal, os problemas dela são reais e em qualquer momento qualquer rapariga teve os mesmos problemas ou passou por situações idênticas. A autora soube construir este universo de uma forma maravilhosa, o livro é bastante forte e intenso, de forma a chocar quando é preciso e emocionar também quando necessário. Tenho que admitir que chorei imenso em várias partes, eu já estou habituada a chorar em vários livros, mas neste aconteceu logo no início e não estava nada à espera. Este é daquele tipo de livros que, na minha opinião, tem que ser lido por todos os jovens, ele mostra tudo o que devem saber e além disso ainda temos um romance maravilhoso. 

Se preciso de dizer algo menos bom, é que talvez os capítulos do passado da Isabel (quando ela era mais nova) achei que foram um pouco longos de mais. Mas quando cheguei ao final até gostei, porque é ali que conhecemos a Isabel e o porquê de ela ter aceite muito das coisas do Simão. O restante do livro é algo sensacional e não consigo apontar nenhuma outra crítica, a Helena foi uma mestre na execução desta história.

Por último, tenho que dizer que a escrita da Helena Magalhães é algo que surpreendeu-me imenso, não estava nada à espera de algo tão elaborado e que parecia que já tinha escrito milhares de livros. Só posso dizer que a Helena sabe o que faz e tem aquela veia de escritora que poucos têm e este livro maravilhoso é a prova disso. Esta mulher é uma escritora fabulosa e com este livro só veio mostrar que ela consegue! Raparigas como Nós é um romance incrível que recomendo imenso e claro foi impossível dar menos que 5 estrelas no goodreads!

Leitura com o apoio:

1 comentário:

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.