28/12/2018

Opinião | "Salva por um Escocês" de Sarah Maclean

Título: Salva por um Escocês
Autor: Sarah MacLean
ISBN: 9789898917508
Edição ou reimpressão: 11-2018
Editor: TopSeller
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 228 x 23 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 352

Sinopse: Lillian Hargrove, a mais bela jovem de Inglaterra, viveu sozinha durante anos, ansiando por amor e companhia. Começando a perder a esperança de um dia os seus sonhos se tornarem realidade, Lily envolve-se com um artista libertino e mentiroso, que lhe pede que pose nua para ele. Ao aceitar a proposta, acaba por se expor perante toda a sociedade, tornando-se motivo de escárnio e vergonha.
Mas Lily não esperava que um escocês, recentemente intitulado Duque de Warnick e nomeado seu guardião, atravessasse a fronteira de Inglaterra para impedir que a ruína a alcançasse. Warnick tem um único objetivo: casar a sua protegida, passando o problema para outra pessoa, e, em seguida, voltar à sua vida tranquila na Escócia, longe daquele país que tanto abomina.
O plano parece simples. Até Lily declarar que só se casará por amor, e o duque escocês perceber que, aparentemente, há algo naquele país de que ele, afinal, gosta bastante…

OPINIÃO:
Eu já sei que um novo livro desta autora é sinónimo de adorar a leitura e foi exatamente isso que aconteceu. Este é o segundo volume de mais uma série que acredito que irá surpreender a cada novo livro, afinal de contas é Sarah Maclean e esta autora sabe o que faz. Como já é normal nos livros desta autora, eu fiquei completamente presa do início ao fim, a autora tem um dom para desenvolver histórias que são exatamente aquilo que preciso e quando penso que já li tudo e que agora vai ser igual a algum livro anterior, Maclean surpreende-me e prova que consegue criar algo novo e criativo dentro deste género literário.

Salva por um Escocês conta a história de Lily, uma jovem que foi colocada à guarda do Duque de Warnick. O problema é que durante os últimos anos, os duques que assumiram todos morreram rapidamente. Lily cresceu sozinha e claro, sem apoio familiar que a ajudasse a seguir os seus sonhos. Isto fez com que a primeira pessoa que lhe deu alguma atenção, ela acreditasse em tudo o que ele dizia e fez com que ela aceitasse pousar nua. Acontece que devido à sua ingenuidade ela pensava que ele nunca divulgasse o quadro, mas quando a pintura está prestes a ser revelada diante toda a sociedade, Lily conhece o seu novo guardião que diz ter a solução perfeita.

Como falar sobre um escocês maravilhoso que faz de tudo em prol da protagonista? Este é daqueles protagonistas masculinos que faz-me suspirar a cada nova página. Só por ser escocês já diz tudo, mas o Alec é perfeito. O Alec é duque após os últimos anteriores terem morrido e durante alguns anos não sabe que tem uma jovem a seu cargo, mas assim que sabe e no que ela está metida ele sai da Escócia e vai diretamente para Londres ter com ela. O seu objetivo era casá-la rapidamente para que ele possa voltar para a sua terra. Mas claro que não acontece exactamente como ele pensa. A história dele é bastante desenvolvida, ele tem um passado que e pouco a pouco vamos descobrindo a sua história. O Alec é uma personagem que eu gostei imenso, ele só queria o melhor para a Lily e a forma como ele a trata é simplesmente linda.


Também tenho que dizer que gostei da Lily, no início até a critiquei pelas suas atitudes, mas quando conhecemos realmente a sua história e sabemos que ela não recebeu um toque de carinho ao longo dos últimos anos, é completamente compreensível. Esta personagem teve, num espaço de dias, de crescer e lidar com graves consequências, o que faz com que a torne numa jovem com uma personalidade forte, claro que a sua timidez inicial não se perdeu de todo, mas principalmente com um desejo feroz de ser ela própria e de poder fazer as escolhas por ela mesma sem depender de ninguém.

O romance neste livro é bastante bonito, ambas as personagens têm problemas e é juntos que conseguem ultrapassa-os. O Alec não consegue-se envolver devido ao seu passado e passa praticamente o livro todo a dizer que a Lily precisa de escolher outra pessoa para se casar porque ele não é o ideal para ela, mas lá no fundo ambos sabem o que querem e apenas tentam esconder. É sim um romance que até posso dizer que é lento e mesmo quando acontece ambos tentam negar, mas a atração passa rapidamente a algo mais forte que eles sabem que não podem resistir e que pode ser a resposta para a felicidade um do outro.

E como tal disse no início, a autora não para de surpreender-me e aquilo que mais gostei neste livro foi a mensagem final. Afinal de contas o escândalo da Lily poderia ser comparado a muitos outros escândalos da atualidade, seja um quadro naquela época, ou uma fotografia atualmente, a verdade é que jovens são enganadas todos os dias e temos centenas de fotos privadas que são divulgadas na Internet, seja pelo ex-namorado, ou por outra razão qualquer. A autora foi mestre em conseguir abordar um tema tão atual num romance histórico, mas principalmente de uma forma bastante positivo. A Lily é uma completa guerreira e mostrou que não podemos deixar que a sociedade nos deite abaixo.

A escrita de Sarah Maclean é, como sempre, irrepreensível. A forma como ela cria as suas personagens e as suas histórias faz com que leitor consiga envolver-se cada vez mais no livro e não o consiga largar. Outro aspeto da escrita desta autora é a forma como ela desenvolve os seus personagens, todos são bem construídos e conseguimos perceber as suas intenções, Maclean não deixa nada de fora, mas apresenta isso pouco a pouco ao longo da história o que faz com que não seja cansativo e ainda faz com que o leitor fique ansioso para saber mais sobre cada personagem.

Já o primeiro livro desta série eu tinha gostado imenso e sem dúvida que também precisam de ler este (ou melhor, leiam todos, porque todos são maravilhosos). A cada novo livro desta autora eu fico cada vez mais viciada nas suas histórias e mal posso esperar para que a editora publique mais por cá!

Opinião do livro anterior desta série:

Leitura com o apoio:

1 comentário:

  1. adoro os livros da Sarah, fiquei bem curiosa!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.