31/01/2018

Resumo Literário de 2017

Sei que este post vem super atrasado, deveria ter saído no início do mês, mas quem está (ou esteve) na faculdade sabe o quanto o mês de Janeiro é complicado e ainda por cima estando eu em mestrado, foi impossível trazer este post a tempo e horas. Mas agora está aqui o resumo literário do meu ano de 2017 e tal como o ano passado (podem ver o post aqui) vou fazer três tópicos: números, favoritos e objetivos, mas este ano ainda acrescentei as desilusões do ano.

NÚMEROS:
Tal como eu já imaginava, comparando aos anos anteriores, o ano de 2017 seria muito mais baixo em termos de leituras (em 2016 li 116, em 2015 li 149) por causa da faculdade e do trabalho e realmente foi. Mesmo assim consegui alcançar a minha meta do goodreads que era de 100 livros e li exactamente 100 livros. Em Dezembro vi que ainda faltavam-me alguns para chegar a esta meta e por isso foquei-me em ler livros mais curtos, não acho que foi batota, foi apenas uma maneira de conseguir alcançar este número xD
Só para curiosidade, o mês em que eu li menos livros foi em Junho que li apenas 4 livros e o mês que li mais foi Janeiro que li um total de 13 livros, mas podem ver todos os livros que eu li separados por mês neste post do blogue.
Relativamente aos livros em si, o goodreads diz que eu li 28600 páginas, é sim muitas páginas, mas comparando ao ano passado (que li 36567 páginas) foi bastante inferior, mas não estou triste, sei que li bastante e isso é o importante. A média das classificações que eu dei foi de 4 estrelas certinhas, mas para quem tiver interesse eu não dei nenhuma 1 estrela, dei 2 estrelas a 2 livros, dei 3 estrelas a 23 livros, dei 4 estrelas a 45 livros e dei 5 estrelas a 30 livros. Na imagem abaixo podem ver mais algumas informações retiradas do "My Year in Books" do goodreads, onde podem ver o maior/menor livro que li e mais/menos popular.


FAVORITOS:
Sobre livros favoritos, novamente é bastante complicado dizer quais foram os que eu mais gostei, mas, tal como o ano passado, trago o meu Top 6 que dei 5 estrelas no goodreads, que novamente não está por ordem de preferência, mas sim por ordem de leitura. 

No ano de 2017 li em Fevereiro um livro bastante complicado mas que após entrar na história ele torna-se tão intenso, forte e dramático que eu fiquei completamente rendida, All the Ugly and Wonderful Things não é um livros para todas as pessoas, mas acreditem que vale a pena. Em Abril li Se Eu Fosse Tua que foi uma grande surpresa, eu não estava nada à espera e quando cheguei ao final fiquei completamente apaixonada pela história e pela força desta personagem. Em Junho li o Isto Acaba Aqui da diva Colleen Hoover que deixou-me completamente de rastos com este tema, o livro é chocante e deve ser sim lido por todas as pessoas (mulheres e homens).

Em Agosto li Fighting Silence, toda a série é fabulosa, mas este em específico tocou-me tanto que eu não podia deixar aqui, afinal é um new adult puro super intenso e dramático tal como eu amo. Em Dezembro li o Todos Devemos ser Feministas que não é bem um livro, mas sim uma adaptação de um ensaio pessoal da autora, mas é tão forte e é tão importante que deixou-me sem palavras e claro que tinha que estar nesta lista. Por último, mas não menos importante, também em Dezembro, li Longe do Paraíso, eu podia muito bem colocar aqui os três livros desta série como favoritos, mas apenas coloquei o primeiro para mostrar a minha completa paixão por esta maravilha, eu chorei imenso e ri imenso, mas principalmente tocou-me de uma forma que à muito tempo um romance não fazia, fiquei completamente sem chão após esta leitura que eu fiquei completamente apaixonada.

DESILUSÕES:
Este ano decidi colocar o meu Top 6 de desilusões porque realmente houve alguns livros que eu esperava mais e que fiquei desiludida, não quer dizer que estes livros tenham sido maus, alguns até dei 4 estrelas, mas como estava com altas expectativas não foi tudo aquilo que eu estava à espera. Esta lista também está por ordem de leitura. 

Em Janeiro li Harry Potter e a Criança Amaldiçoada e como fã desta saga eu queria imenso ler esta história, mas desiludiu-me. Não foi por estar escrito em peça, porque isso eu até gostei, mas sim da própria história que fora ter achado bem cliché, destruiu tudo o que eu esperava que realmente fosse (e mais não digo), mesmo tendo desiludido eu dei 4 estrelas porque foi maravilhoso voltar a este mundo. Em Fevereiro li A Court of Thorns and Roses, eu sou super fã de Trono de Vidro e vi tantas pessoas a falarem super bem e estava com as expectativas tão altas que desiludiu-me, dei 4 estrelas porque o mundo é bom, afinal é Sarah J. Maas, mas a personagem principal irritou-me imenso e a história em si achei que podia ter tido um arranjo melhor. Em Abril li O Universo nos Teus Olhos e foi uma autêntica desilusão, eu amei o livro anterior da autora (Fala-me de um dia Perfeito) mas este foi muito mau e apenas lhe dei 3 estrelas.

Em Julho li Um, Dó, Li, Tá que tantas pessoas falam bem e eu queria imenso ter gostado, mas a verdade é que não achei nada de especial, foi uma leitura interessante (dei 4 estrelas), mas devido às expectativas estava à espera de um livro maravilhoso, para verem eu nem irei dar continuidade à série. No final de Julho li O Mar Infinito e o problema aqui é que deveria ter lido este livro logo após ter terminado o anterior, como na altura este ainda não havia cá em Portugal e quando o comprei ficou muitos meses parado na estante, quando comecei a leitura reparei que realmente esta história já não é para mim, mas principalmente achei que não aconteceu nada de especial neste livro e que foi um desperdício, mas ainda irei ler o terceiro porque quero saber como termina esta série, a este livro dei 2,5 estrelas (3 no goodreads). O último livro que está nesta lista de desilusões é o Confissões, este também é outro que eu esperava muito mais, foi um livro bom, o final tem uma grande mensagem, mas demora imenso a desenvolver e no final não é assim nada de especial, dei-lhe 4 estrelas pela mensagem final, mas devido às expectativas desiludiu-me.

OBJETIVOS:
No início de 2017 eu fiz uma lista com os 12 livros que eu queria obrigatoriamente ler durante o ano  (podem ler o post aqui) e dava 1 por mês, mas eu já sei que não sou boa a cumprir TBR e claro que não consegui cumprir tudo. Dos 12 livros apenas li 4, nem metade foi, o que deixa-me bastante triste, mas pronto, não posso fazer nada, afinal de contas aqueles livros estavam naquela lista exatamente porque eu não sabia quando iria pegar neles.

Dos livros da lista dos objetivos literários para 2017, os quatro livros que eu li foram: Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, Anjo Mecânico, A Rapariga-Corvo e O Mar Infinito.
Ficou por ler os livros: Persuasão, 1984, Objetos Cortantes, Scarlet, Uma Chama Entre as Cinzas, Tudo o que Ficou Por Dizer, O Adeus a Zoe e a releitura de O Principezinho.

E este foi o meu ano em termos literários! Como foi o vosso?

3 comentários:

  1. Boas escolhas! xx

    www.flu-ffy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Uau tantos livros!!
    Estou curiosa para ler a court of thornes and roses

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Para quem está em mestrado, o número de livros e de páginas que conseguiste ler durante o ano é, honestamente, surpreendente. Eu estou apenas na licenciatura e fiquei pelos 50 livros (por pouco), e já nem falo do número de opiniões que tenho em atraso no blog...
    Bom ano de leituras e boa sorte no mestrado!
    - Mad (http://presa-nas-palavras.blogspot.pt)

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.