05/08/2017

Opinião | "Gravar as Marcas" de Veronica Roth

Título: Gravar as Marcas
Autor: Veronica Roth
ISBN: 9788491391111
Edição ou reimpressão: 01-2017
Editor: HARPERCOLLINS
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 230 x 31 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 464

Sinopse: CYRA é a irmã do tirano cruel que governa o povo de Shotet. O dom-corrente de Cyra confere-lhe dor e poder, que o irmão explora, usando-a para torturar os seus inimigos. Mas Cyra é muito mais do que uma arma nas mãos do irmão; é resistente, veloz e mais inteligente do que ele pensa.
AKOS é filho de um agricultor e do oráculo de Thuvhe, a nação-planeta mais gelada. Protegido por um dom-corrente invulgar, Akos possui um espírito generoso e a lealdade que dedica à família é infinita. Após a captura de Akos e do irmão, por soldados Shotet inimigos, Akos tenta desesperadamente libertar o irmão, com vida, custe o que custar. Então, Akos é empurrado para o mundo de Cyra, onde a inimizade entre ambas as nações e famílias aparenta ser incontornável. Ajudar-se-ão mutuamente a sobreviver ou optarão por se destruir um ao outro?
Da autoria de Veronica Roth, Gravar as Marcas é um retrato deslumbrante do poder da amizade e do amor, numa galáxia repleta de dons inusitados.

OPINIÃO:
Comecei este livro sem expectativa nenhuma, Veronica Roth é uma autora que eu nunca pensei voltar a ler e por isso é que demorei tanto para o ler. Fui sem saber quase nada e tenho que admitir, Roth sabe escrever, este livro foi uma fantástica surpresa, eu adorei imenso. Sinceramente não estava à espera de gostar tanto, mas os personagens são tão bons e a história é tão envolvente que não consegui largar o livro até o terminar e quando cheguei ao final só queria mais, realmente fiquei triste porque a continuação só vai ser publicado para o próximo ano.

O livro retrata um mundo alternativo no planeta Thuvhe onde existe uma guerra entre dois povos, os Thuvhesit (que governam) e os Shotet que querem o poder de Thuvhe. O Akos é um Thuvhesit que é raptado juntamente com o irmão pelos Shotet e é aqui que conhece Cyra Noavek, uma jovem Shotet, que é irmã do homem que capturou Akos. A história é o irmão de Cyra querer o poder e para isso vai fazer de tudo e usar todas as armas possíveis para alcançar isso. Uma dessas armas é a própria Cyra que tem um dom bastante peculiar. Neste mundo existe um fluxo corrente, como fosse uma força da natureza, que está presente em todas as pessoas e manifesta-se de forma diferente em cada um em forma de dons. Este universo é bastante diferente de tudo, o que torna a leitura bastante interessante e cativante.

A história é super interessante e as personagens ainda melhores, o Akos foi raptado bastante jovem, mas passam-se alguns anos e é quando a ação principal acontece, tudo é recheado de ação. Eu adorei porque é óbvio que iria haver aqui um romance, mas é algo que demora e que apaixona o leitor. Não é um romance rápido, pelo contrário, o Akos fica como escravo da Cyra e só pouco a pouco é que eles se vão conhecendo, a própria Cyra vai aprendendo sobre o que quer para ela e para o seu povo, ela antes só fazia o que o irmão mandava devido a um segredo do passado, mas ela está farta de ser uma arma nas mãos do irmão e o Akos ajuda-a a pensar mais em si própria e nos deus desejos. Assim aliam-se um ao outro e juntos começam uma amizade em torno daquilo que acreditam, superando assim todas as diferenças. Eu adorei o Akos e a Cyra, ambos são personagens fortes e decididas que vão amadurecendo imenso ao longo do livro e é bastante interessante ver este desenvolvimento de ambos.

Outro aspeto que gostei imenso foi o que realmente o título tem tudo a ver com a história, quando o título foi divulgado eu achei estranho e até pensei que fosse alguma metáfora, mas não, é literalmente gravar as marcas. Não vou explicar muito pois uma das partes mais interessantes é descobrir exatamente o significado disto, mas digo que é costume do povo Shotet que pode ser um pouco estranho, mas a ideia geral tem um grande significado e traz para a história uma ideia bastante original.

Para criar este mundo novo e diferente, a autora teve sim que criar termos novos e colocar imensos detalhes para o leitor entende-lo, e pode demorar um pouco a perceber tudo e alguns termos até foram bastante difíceis no início e para isso temos no final do livro um glossário com o significado de algumas palavras novas e eu própria tive que recorrer a ele muitas vezes durante a leitura. Mas após compreender-se o mundo, a leitura fica bastante mais fácil, mas para começar a perceber é sim um pouco complicado, mas sem dúvida que vale a pena.

Eu não conseguia parar de ler, eu queria sempre saber o que iria acontecer a seguir, o livro é bastante viciante. A escrita de Veronica Roth está melhor que nunca, a narrativa e os diálogos estão perfeitos, realmente esta autora sabe sim escrever e cativa como poucos outro autores conseguem. Eu raramente leio mundos assim tão diferentes, pois custa-me imenso adaptar-me à história, mas aqui tudo fazia completo sentido e foi bastante bem descrito, tornando assim bastante fácil a sua compreensão. Sem dúvida que merece ser lido e acredito que quem gosta de distopia e fantasia vai adorar este, tal como eu.

Leitura com o apoio:

2 comentários:

  1. Esse é daqueles livros que me despertam muita curiosidade e ao mesmo tempo tenho bastante receio de ler porque acho que não vou gostar...Gosto bastante de fantasia e o mundo deste livro parece super interessante mas já li outros livros da autora e não gostei, um deles nem consegui acabar :/ Adoro quando livros tem glossários e indices de nome.

    The Mdnight Court

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia, adorei a sinopse e acho que daria um óptimo filme. Fiquei super curioso, gosto muito de fantasia e tenho a certeza que irei gostei do livro. Obrigado pela dica :)

    Bitaites de um Madeirense l

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.