26/09/2016

Opinião | "A Maldição do Vencedor" de Marie Rutkoski

Título: A Maldição do Vencedor
Autor: Marie Rutkoski
ISBN: 9789898843401
Edição ou reimpressão: 07-2016
Editor: TopSeller
Idioma: Português
Dimensões: 144 x 228 x 22 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 320

Sinopse: Kestrel, jovem filha do poderoso general de Valoria, tem apenas duas opções: alistar-se no exército ou casar-se. Ela tem, no entanto, outras aspirações e procura libertar-se do seu destino, rebelando-se contra o pai.
Num passeio clandestino pela cidade, Kestrel vai parar a um leilão de escravos, onde se depara com um jovem, Arin, que parece querer desafiar o mundo inteiro sozinho. Num impulso, ela acaba por comprá-lo — por um preço tão alto, que a torna alvo de mexericos na sociedade.
Arin pertence ao povo de Herrani, conquistado dez anos antes pelos Valorianos. Além de ser um ferreiro exímio, revela-se também um cantor extraordinário, despertando a curiosidade de Kestrel. Arin, contudo, tem um segredo, e Kestrel não tardará a descobrir que o preço que pagou por ele poderá custar muito mais do que aquilo que alguma vez imaginara.

Opinião:
Desde que este livro saiu lá fora eu só tinha visto opiniões positivas e claro que fiquei com bastante curiosidade para o ler. A primeira parte é um bocadinho lenta e admito que custa a entrar na história, mas depois começa a verdadeira ação e prendeu-me completamente que não conseguia largar o livro.

Em A Maldição do Vencedor conhecemos um mundo que à poucos anos atrás os Valorianos venceram o povo Herrani, tornando estes escravos. Kestrel é a filha do general que foi capaz de alcançar este feito e neste seu mundo ela tem duas opções, ou alista-se no exército ou casa-se. Mas ela não quer nem uma coisa, nem outra, ela é bastante inteligente, mas não tem a melhor capacidade para lutar fisicamente e ela adora tocar piano e por isso não quer nem uma coisa nem outra. Num passeio pela cidade com a sua amiga, ela vai parar a um leilão e compra um rapaz por um preço enorme, ele sabe cantar e Kestrel fica intrigada por este jovem. Mas em tudo é o que parece e o que parecia uma simples compra, torna-se algo bastante maior, seja para a própria Kestrel, como para o povo Valoriano.

As personagens principais são fantásticas, no início achei a Kestrel bastante irritante e mimada, mas rapidamente percebi o porquê de ela ser assim e pouco a pouco ela conquistou-me completamente, afinal ela é apenas uma jovem que cresceu sendo a filha do general e tem em cima de si grandes responsabilidades. Ela sabe que não tem as melhores qualidades a nível de luta corpo a corpo e por isso utiliza aquilo que sabe em que é melhor e utiliza a sua inteligência para alcançar o que quer, ela pode não ser a melhor lutadora, mas consegue realizar os melhores planos para alcançar algo.

Já o Arin é um rapaz que procura justiça, ele sofreu imenso quando os Valorianos conquistaram o povo Herrani. Arin é um rapaz também bastante inteligente, mas ao mesmo tempo ele é bonito, charmoso, bastante habilidoso, mas também esconde imensos segredos. Este personagem conquistou-me logo desde o início, eu não sei se foi o seu passado ou a maneira como ele agia, mas fiquei completamente rendida a ele. Estou ansiosa para ver a evolução deste personagem, pois acredito que ele ainda tem muito mais para dar. Já o romance entre eles os dois foi fantástico, quem lê com atenção percebe que passam-se meses e por isso é normal a aproximação dos dois, ao contrário de outros livros, achei este romance bastante apelativo e cheguei ao fim a torcer pelo casal, afinal um bom romance proibido cativa sempre.

O mundo criado por Marie Rurkoski tem alguns problemas, mas mesmo assim eu gostei. Vemos como uma sociedade conquista outra, sendo uma mais inteligente e outra mais forte, mas que achei que era necessário mais informações históricas para entendermos tudo como deve ser. A nível da escala geográfica, também achei que tinha falhas, mas talvez fui eu que não percebi bem a descrição, ou não entendi bem o mapa que aparece no início do livro, porque um não bate certo com o outro, mas talvez dos próximos livros eu entenda melhor.

Eu tenho que dizer que não estava nada à espera de ter gostado tanto desta história, pensava que era apenas mais uma que eu iria querer ler, mas que não iria apegar-me, mas enganei-me redondamente, cheguei ao fim a querer urgentemente o segundo devido àquele final de partir o coração. A história é cativante, as personagens são bastante boas e todo o drama a conflito que dá origem à história é de dar em loucos, porque mesmo depois de ter lido o livro ainda não consigo entender qual dos lados tem razão e isso só faz com que eu tenha mais urgência para ler o próximo. Outra razão que me fez gostar tanto deste livro é que não existe uma diferença entre os sexos, seja mulher ou homem, ambos podem alistar-se no exército e assim ambos estão no mesmo patamar, infelizmente em muitas outras histórias/mundos, a mulher está sempre abaixo (ou pelo contrário, a mulher é a mais poderosa, em poucos, mas que eu já li) e ver uma história em que estão realmente em pé de igualdade traz algo novo que penso que ainda não tinha lido em nenhum outro livro, pelo menos tão direto assim.

A escrita da autora é simples e direta, o que faz com que seja uma leitura bastante rápida e nada cansativa, que cativa o leitor página a página, assim que vai dando a conhecer este seu mundo. Se gostam de um grande drama a nível social, guerras, diferenças sociais e romance q.b. têm que ler este livro, acreditem que não se vão arrepender e vão ficar tão viciados como eu neste mundo da Kestrel e do Arin (e só para conhecerem o Arin já vale a pena lerem xD).

Leitura com o apoio:

1 comentário:

  1. Nunca li :)
    Segui o blog, beijinhos
    Se quiseres seguir o meu, www.prettyinpinkmc.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.