21/02/2016

Opinião | "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen

Título: Orgulho e Preconceito
Autor: Jane Austen
Tradução: José da Natividade Gaspar
Edição/reimpressão: 2012
Editor: Livraria Civilização Editora
ISBN: 9789722635899
Coleção: Novos Clássicos
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 211 x 23 mm
Encadernação: Capa Dura

Sinopse: Uma clássica história de amor e mal-entendidos que se desenrola em finais do século XVIII e retrata de forma acutilante o mundo da pequena burguesia inglesa desse tempo. Um mundo espartilhado por preconceitos de classe, interesses mesquinhos e vaidades sociais, mas que, no romance, acabam por ceder lugar a valores mais nobres: o amor. 
As cinco irmãs Bennet, Elizabeth, Jane, Lydia, Mary e Kitty, foram criadas por uma mãe cujo único objetivo na vida é encontrar maridos que assegurem o futuro das filhas. Mas Elizabeth, inteligente e sagaz, está decidida a ter uma vida diferente da que lhe foi destinada. Quando Mr. Bingley, um jovem solteiro rico, se muda para uma mansão vizinha, as Bennet entram em alvoroço…

Opinião:

Finalmente li um livro da Jane Austen, mais propriamente o Orgulho e Preconceito. Já à imenso tempo que queria ler algo da autora, mas sempre tive medo de pegar neles, afinal são clássicos e eu sabia que a leitura não seria assim tão fácil e por isso sempre fui adiando. Mas na Feira do Livro de Lisboa do ano passado (2015) eu comprei a edição linda de Orgulho e Preconceito dos novos clássicos da Civilização Editora e eu sabia que o tinha que ler, mas mais uma vez fui adiando e adiando durante meses. Mas chegou a uma altura que eu disse a mim mesma que tinha que o ler e por isso decidi criar um projeto chamado "Lendo Jane Austen" onde eu dividi o livro em três partes e comprometi-me a ler uma parte por semana. Sim levei 3 semanas a ler este livro, mas digo que foi a melhor coisa que eu fiz.

Primeiro eu não li este livro de uma forma "normal", ou seja, li todo seguido e pronto, não foi assim e acho que foi isso que fez com que eu entrasse facilmente no mundo criado por Austen e aproveita-se tanto a leitura. Li o livro durante 3 semanas e no final de cada semana escrevi um post aqui no blogue a contar o que eu estava a achar da história (podem ler os posts aqui: primeiro, segundo e terceiro), mas sempre que acontecia algo que eu queria marcar eu colocava um post it e mais ou menos no final de cada capítulo eu fazia um mini resumo do que estava a acontecer. Isto fez com que eu lê-se com mais calma e como fazia mini-resumos, eu entendia tudo e acredito que tenha sido por usar este método que eu aproveitei bastante e no final tenha gostado tanto do livro que ficou um dos meus favoritos de sempre.

Relativamente ao livro, este conta a história da família Bennet, mais propriamente de uma das cinco irmãs Bennet, a Elizabeth. Quando um jovem rico muda-se para a vizinhança, Mrs. Bennet vê a oportunidade de conseguir casar uma das suas cinco filhas, mas nem tudo acontece como esperado e mesmo este jovem com o nome de Mr. Bingley ter gostado da Bennet mais velha, a Jane, ele também traz um amigo que, mesmo sendo ainda mais rico que ele, Mr. Darcy é bastante orgulhoso e vai fazer de tudo para que o amigo se envolva com a pessoa certa. Elizabeth rapidamente vê em Mr. Darcy uma pessoa detestável, mas nem tudo é o que parece e muitas reviravoltas vão acontecer ao longo deste romance.

Eu já li alguns romances históricos, mas o que diferencia este clássico dos outros é que a autora viveu neste período, o que faz com que todas as descrições e costumes da época sejam bastante realistas e não temos um romance cor-de-rosa, pelo contrário, temos uma história de amor (ou duas) bastante real e poderosa que faz com que o leitor entre na história e acredite realmente no que está a ler.

As personagens são bastante completas e bastante bem desenvolvidas e o que mais se destaca é a evolução delas, ambas crescem e principalmente aprendem com os seus erros, tornando este livro não só uma excelente história como uma boa lição de vida. A Elizabeth é uma mulher forte, inteligente e que tem resposta para tudo, ela não fica calada quando sabe que tem razão. Mas Elizabeth quando tem razão ela não tenta mudar de opinião e fica presa aquilo que ela pensava e não tenta procurar a verdade, fazendo com que a sua opinião por Darcy continue a mesma, mesmo quando ele tenta mudar.

Já Darcy é o exemplo de homem daquela sociedade, sendo rico mostra o seu orgulho e preconceito, tal como era normal num homem daquela posição naquele tempo. Mas quando vê-se confrontado com a simples Elizabeth Bennet todas as suas escolhas são postas em causa. Mas mesmo assim eu admito que gostei do Darcy, ele é uma das personagens que mais cresce ao longo do livro, ele altera completamente o seu comportamento e apercebe-se que a riqueza não é tudo e no fim vai atrás do que realmente é mais importante para si e para o seu coração.

A história de Darcy e da Elizabeth é fabulosa, eles fartam-se de se encontrar em diversos locais e a história acontece durante meses e é nestes encontros que Darcy e Elizabeth passam-se a conhecer um ao outro, mas nem tudo é fácil e quando Darcy já se vê rendido à bela Elizabeth, esta ainda vê nele um grande orgulho e preconceito que não aceita. Desta forma Darcy tem que passar das palavras às ações e é quando realmente mostra que se preocupa com os outros e não só com ele mesmo que Elizabeth finalmente vê nele o homem que ele realmente é.

A escrita de Jane Austen, ao contrário do que eu pensava, é bastante envolvente, mas também única, tornando a leitura sensacional. Mesmo o diálogo ser exatamente como era naquela época, tornando-o por vezes um pouco confuso e difícil, todo o livro é recheado de diálogos divertidos que faz o leitor rir bastante, tornando assim a leitura leve e bastante cativante. Um livro recheado de emoções fortes, divertimento, esperança, amizades e claro, amor, o que faz com que seja uma leitura completa em todos os sentidos e que eu recomendo a todos que gostam de um magnífico livro.

Classificação: 5 Estrelas no Goodreads

2 comentários:

  1. Oi, tudo bem?

    Eu li Orgulho e Preconceito há alguns anos, mas acabei não gostando tanto. Achei a leitura arrastada e isso me deixou meio desanimada. Claro, muita gente diz que essa história a melhor da Jane e o Sr. Darcy é o queridinho. Ainda quero muito dar uma segunda chance. Este ano, por causa do #LeiaMulheres, coloquei Emma como meta e espero gostar mais. A Elizabeth reflete bastante a austeridade da autora, em relação a essa coisa de ter resposta para tudo, mas, realmente, os diálogos divertidos quebram um pouco toda essa "dureza" da personagem. Adorei a resenha, acho que conseguiu exprimir bastante do livro e que bom que gostou :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Olá! Vi no meu feed do blog a capa de "Orgulho e Preconceito" e tive que vir aqui ler a opinião. Sou suspeita para falar pois este é um dos clássicos que mais adoro. Tenho o livro com essa capa amarela e até uma caneca loool Recomendo tu leres o "Diário de Mr. Darcy" por Amanda Grange, vais gostar de ler esta história pelo ponto de vista dele e não é de todo chato de se ler, nem repetitivo. Escrevi a opinião sobre esse livro há uns dias atrás. Beijos*

    www.devcarpenoctem.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.