14/01/2016

Opinião | "Uma Noite Caiu Uma Estrela" de David Machado e Paulo Galindro

Título: Uma Noite Caiu Uma Estrela
Autor: David Machado
Ilustrações: Paulo Galindro
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 48
Editor: Alfaguara Portugal
ISBN: 9789896650186
Dimensões: 190 x 292 x 8 mm
Encadernação: Capa dura

Sinopse: Uma noite, cai uma estrela na terra. Um menino resolve guardá-la sem saber que a luz emitida pela estrela vai impedir toda a gente de dormir.
O menino vai ter de decidir entre guardá-la ou devolvê-la ao seu lugar.
Uma Noite Caiu Uma Estrela é uma história sobre coragem, sobre superação de adversidades, sobre a aventura que é ser-se criança.


Opinião:

Uma Noite Caiu Uma Estrela é um livro escrito por David Machado e ilustrado por Paulo Galindro, onde através de uma história bem pequena traz imensas emoções ao leitor. Desde a escrita às ilustrações, esta história é marcante e com uma mensagem bastante interessante não só para os mais pequenos como também para os adultos.

Em Uma Noite Caiu Uma Estrela temos a história de um menino chamado Óscar que tinha medo de quase tudo e sentia-se triste pois via as outras crianças a divertirem-se e ele não tinha coragem para fazer a maioria das brincadeiras. Mas uma noite tudo muda, quando uma estrela cai do céu e mesmo estando com medo, ele apanha-a e mente para toda aldeia, dizendo que foi ele que foi buscar a estrela ao céu.

Mas devido à estrela ser muito brilhante e ter uma luz bastante forte, a aldeia não consegui dormir com a luz, então toda a aldeia virou-se contra o Óscar. Então o menino tinha de deixar o medo de lado e ter coragem para levar a estrela ao sítio dela.

Esta é uma história sobre ultrapassar os nossos medos, que mentir não leva a nada e que quando queremos conseguimos tudo, basta tentar que consegue-se. Com magia, diversão e aventuras, este livro é maravilhoso, mostra as inseguranças de uma criança e como esta enfrenta os seus medos, conseguindo ultrapassar todos os obstáculos.
Além da escrita simples e atrativa da história principal, temos todas as ilustrações com o fundo preto que acrescenta mais informação à história, são ilustrações lindíssimas, que atrai o leitor, tem imensos pormenores e estão bastante bem elaboradas.
Um fantástico livro para ser lido em família e principalmente discutido de forma a mostrar aos mais novos a principal mensagem.

Leitura com o apoio:

1 comentário:

  1. Olá Daniela. Um muito obrigado pela sua crítica a este livro. É um dos livros que mais prazer me deu fazer, não por qualquer questão técnica ou estética (dedico sempre tudo o que tenho e não tenho no centro de mim quando ilustro um livro), mas sim por me ter sentido profundamente identificado com o Óscar, e por desde sempre me sentir atraído pelo imenso manto negro sarapintado de estrelas que todos as noites nos cobre, e que a maior parte das vezes já nem damos por ele (não é à toa que um dos meus grandes heróis é o Carl Sagan). E por último, infelizmente, porque este livro marcou um momento muito trágico na minha vida, que fiz questão de tatuar para sempre neste livro, na dedicatória. É impossível folhear este livro sem que uma maré cheia me invada os olhos.

    Bj e obrigado pelo post

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.