27/04/2015

Opinião | "Ketojin - O Negociante do Amor" de A. Miyajima e A. Mimura

Título: Ketojin - O Negociante do Amor
Autor: A. Miyajima e A. Mimura
Editor: Livros de Ontem
Peso: 190 g
Dimensões (C x L x A): 14.8 x 0.7 x 21 cm
Páginas:  122
Edição:  1º
Ano de Impressão:  2015
ISBN:  978-989-8762-26-9
Prefácio:  Valério Romão

Sinopse: Ketojin – o negociante de amor é uma obra que junta a poesia de A. Miyajima com o trabalho de ilustração A. Mimura. Um livro que desvenda a paixão de um poeta por uma ninfeta no Oriente distante através de uma poética que percorre um caminho de depuração entre a poesia rigidamente estruturada e a poesia minimalista, haiku.

Opinião:

Tal como já disse várias vezes aqui no blogue, eu tenho sempre muita dificuldade em escrever a minha opinião/crítica a um livro de poesia, isto porque não é o meu género de livros favorito e mesmo já tendo conhecido e lido diversas obras de poesia bastante interessantes, continuo sempre a dar prioridade à prosa. Mas obviamente que é sempre bom alargar os nossos conhecimentos e ficar a par de novas obras que possam passar uma mensagem, principalmente de esta for bastante forte e que faça chocar o leitor com o que pretende transmitir.

Em Ketojin - O Negociante do Amor o principal tema é o sexo e a morte, onde ao longo dos cantos vai ficando mais forte e explícito, dando ênfase aos temas tratados. Ao longo de poemas e ilustrações que se completam e dá ao leitor não só a perspectiva da leitura como também a perspectiva visual.

O autor A. Miyajima tem uma escrita bastante interessante e cativante, alterando a forma dos poemas entre cada canto, de forma a dar a conhecer ao leitor exactamente o que pretende. Já A. Mimura conseguiu completar este livro com belas ilustrações que vão ficando cada vez mais pesadas de canto para canto, exactamente para ajudar o leitor a interiorizar a mensagem do autor.


Gostei do livro, mesmo que algumas imagens tenham sido um pouco forte de mais para mim, achei bastante interessante, inovador e criativo, onde belos poemas e fabulosas ilustrações se juntam num só livro a falar de dois temas como o sexo e a morte.

Classificação: 3 Estrelas
Um livro:

2 comentários:

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.