17/02/2015

Opinião | "Um Crime no Expresso do Oriente" de Agatha Christie

Título: Um Crime no Expresso do Oriente
Autor: Agatha Christie
Páginas: 236
Editor: RBA Coleccionables 
Edição/reimpressão: 2008
Encadernação: Capa dura

Sinopse: Em pleno Inverno, Poirot encontra-se em Istambul, decidido a tomar o Expresso do Oriente. Depois de uma noite mal passada, a sua tranquilidade é perturbada quando uma tempestade de neve obriga o comboio a parar e aparece o cadáver de um passageiro brutalmente apunhalado. Um dos mais famosos casos de Poirot. Pouco depois das doze batidas da meia-noite, um nevão obriga o Expresso do Oriente a parar. Para aquela época do ano, o luxuoso comboio estava surpreendentemente cheio de passageiros. Só que pela manhã havia, vivo, um passageiro a menos. Um homem de negócios americano jazia no seu compartimento, apunhalado até à morte. Poirot aceita o caso, aparentemente fácil, que acaba por se revelar um dos mais surpreendentes de toda a sua carreira. É que existem pistas (muitas!), existem suspeitos (muitos!), sendo que todos eles estão circunscritos ao universo dos passageiros da carruagem. Para ajudar às investigações, o morto é reconhecido como sendo o autor de um dos crimes mais hediondos do século. Com a tensão a aumentar perigosamente, Poirot acaba por esclarecer o caso…de uma maneira a todos os títulos surpreendente!

Opinião:

Eu nem sei por onde começar a escrever sobre este livro, ler Agatha Christie pela primeira vez foi como "acordar para a vida", eu sempre percebi que faltava qualquer coisa na minha vida literária, mas sempre pensei que fosse os clássicos, mas sempre que pensava em ir ler um, perdia sempre a vontade e foi com Agatha Christie que encontrei o que faltava para me sentir mais completa, logo nas primeiras páginas pareceu que despertei, foi uma "chapada" de leitura perfeita, aquele tipo de leitura que eu soube logo que era das melhores e me fez apaixonar logo nos primeiros capítulos do livro.

Não sei se "Um Crime no Expresso do Oriente" é o melhor livro de Agatha Christie (sinceramente espero que não e que goste muito mais dos que irei ler daqui para a frente, pois quero-me surpreender a cada novo que leio e não ficar desiludida com os próximos), mas sim mereceu as 5 estrelas e acho que até dava mais se pudesse, foi aquele primeiro contacto com algo perfeito e eu cheguei ao fim a perguntar-me como é que é possível eu nunca ter pegado num sequer livro desta maravilhosa escritora que eu já tinha ouvido falar tão bem, mas não sei porquê, nunca tinha lido nada.


Um Crime no Expresso do Oriente é um caso de Poirot, em que este encontra-se em Istambul, mas ligam-lhe a dizer que tem que voltar para Londres, assim, Poirot decidi apanhar o Expresso do Oriente, mas logo desde o início que factos estranhos acontecem, o comboio encontra-se praticamente cheio, mesmo sendo uma altura do ano em que raramente as pessoas viagem, mas com alguma influência pelo seu nome, Poirot consegue um lugar no expresso do Oriente. Tudo parecia bem tranquilo e calmo até que, devido a um nevão, obriga o expresso a parar e pela manhã encontram um dos passageiros morto. Inicialmente Poirot não aceita o caso, mas rapidamente é convencido a investigar.

O que posso dizer sobre este livro? É simplesmente espectacular e inteligente, ao longo de todo o livro eu pensava que o assassino era x, depois pensava que era y, mas quando a verdade veio ao de cima só consegui pensar "OMG" e o melhor disto é que Poirot descobrir a verdade rapidamente, não foi preciso muito para chegar a verdade, o que levou a que a minha admiração por esta personagem fosse ainda maior.


Não só este foi o primeiro livro de Agatha Christie que li, como também o primeiro livro de Poirot que eu li e fiquei completamente apaixonada pela escrita e também pela inteligência deste personagem e claro. A escrita de Agatha Christie é algo único que nem tenho coragem para falar sobre ela, a escrita é sensacional, envolve-nos de uma maneira que faz com que o leitor não consiga parar e todo o mistério é maravilhoso e perfeito.

Sem dúvida que fiquei fã de Agatha Christie, quero ler mais e mais livros desta fantástica autora e caso tenham livros favoritos de Agatha Christie por favor deixem os títulos dos mesmos aqui em comentário para eu saber quais os melhores :D

Classificação: 5 Estrelas

1 comentário:

  1. Oi, Daniela.
    Fiquei imensamente feliz ao ler sua resenha de Agatha Christie. Acredito que ela talvez seja a escritora mais genial de todos os tempos; e, bem, posso te confirmar que Assassinato no Expresso Oriente (nome da versão do livro que eu tenho) não é o melhor livro dela. Existe outros fantásticos como Um Crime Adormecido, O Caso dos Dez Negrinhos, O Assassinato de Roger Akroyd, Cai o Pano, O Natal de Poirot, Os Elefantes não Esquecem... Um melhor que o outro. E com finais surpreendentes. Não importa quanto o leitor se acha inteligente, Agatha Christie consegue enganar a todo mundo!
    Ótima resenha!!!

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.