18/01/2015

Opinião | "Escândalo" de Therese Fowler

Título: Escândalo
Autor: Therese Fowler
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 400
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892315904
Coleção: Fora de Colecção
Dimensões: 156 x 237 x 24 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: O controlador pai de Amelia Wilkes não permite que ela namore, mas isso não impede a talentosa finalista do liceu de manter um romance com o colega Anthony Winter. Desesperadamente apaixonados, os dois sonham com uma vida em conjunto e planeiam contar aos pais de Amelia apenas quando ela fizer dezoito anos e se tornar, legalmente, adulta. A mãe de Anthony, Kim, que lecciona na escola que ambos frequentam, sabe - e guarda - o segredo que os une. Mas a paixão deles é exposta mais cedo do que planeavam. O pai de Amelia, Harlan, fica chocado e furioso ao encontrar fotografias de Anthony, nu, no computador da filha. Meras horas depois Anthony é preso. Quando os acontecimentos começam a espiralar fora de controlo e o caso toma uma dimensão nacional, Amelia e Anthony arriscam tudo numa ousada e perigosa tentativa de limpar os seus nomes e terminar com a loucura em que tudo aquilo se tornou.

Amor proibido, privacidades devassadas e vidas em jogo. 
Um "Romeu e Julieta" dos nossos dias.



Opinião:

Escândalo traz-nos a história de Amelia e Anthony, dois adolescentes que se apaixonam, mas devido à diferença social, não contam aos pais de Amelia pois têm medo que eles não aceitem o namoro da filha com um rapaz de classe mais baixa. Mas o pai de Amelia descobre este namoro da pior forma e para prejudicar o Anthony, o pai dela chama envolve a polícia e rapidamente a história chega aos à media da cidade e logo encontra-se nas notícias de todo o país. Um escândalo de dois adolescentes que apenas queriam ser felizes e o pai dela interferiu da pior maneira e rapidamente torna-se um caso judicial de mostrar que o que fizeram foi apenas um acto entre dois namorados e não um crime.


Quando li a sinopse deste livro eu fiquei super curiosa e soube logo que era um livro obrigatório para mim, é daqueles que já sabemos que vamos gostar e não me desiludiu, eu sabia que iria gostar imenso.

No início do livro mostram-nos como a relação da Amelia e do Anthony surgiu e eu gostei imenso, foi algo natural e tão bonito que nos faz logo apaixonar pelos protagonistas, mas claro, achei a Amelia fraca, mas também a entendo, com a idade dela a maioria das raparigas são assim, pois se ela tivesse tido coragem de contar o seu namoro aos pais logo no início, nada daquilo tinha acontecido, mas infelizmente os adolescentes são assim e este foi um dos pontos que mais gostei do livro, mostra a "realidade", mostra-nos como uma rapariga adolescente com medo da reacção do pai sobre o seu namoro, a pensar até que ele poderá proibir de ver o namorado, reage, ou seja, esconde, sim isto acontece e é o "normal".

O que já não é normal é o pai andar a mexer nas coisas da filha, incluindo descobrir palavras passes do computador para entrar e vasculhar a vida da própria filha, pois é a privacidade da filha e ele não tinha que fazer aquilo e logo aqui este homem, que é nomeado como pai da Amelia, não me cativou, pelo contrário, só me apetecia entrar no meio do livro e encher-lhe de porrada (ok, menos drama, mas sim, era o meu sentimento no decorrer do livro). Eu odiei desde o início o pai da Amelia, ele nunca ouvia a Amelia e quando ouvia parecia que ela estava a falar para uma parede, parecia que ele estava a dizer "ohh isso passa-te" era enervante e depois ainda a chama-va com nomes fofinhos como se não tivesse a fazer nada de mal.

A mãe da Amelia é uma personagem que poderia ter sido muito importante para a história, mas não, a Amelia não confiava na mãe e eu percebi o porquê, a mãe dela apenas fazia as ordens do marido e calava-se, sim no final ela tem uma atitude boa, mas depois de um livro todo em que a Amelia e o Anthony andaram a sofrer, apenas no final ela ter uma atitude boa, não é nada.

Já a mãe do Anthony é outra história, aquela mulher é uma guerreira, depois de todo o seu passado com o pai do Anthony ela conseguiu superar e criar o filho com o melhor. Ela era a única que sabia do namoro do Anthony e da Amelia e no decorrer da história ela vê o filho a ir para a prisão, perde o emprego e também é presa, mas nunca para de tentar proteger o filho, tentou de tudo para que o filho tivesse o melhor, arranjou a melhor advogada, arranjou o dinheiro que era preciso, tudo para proteger o filho, tal como uma mãe deve fazer.

Sim, podem estar a pensar que o pai da Amelia fez o que fez por achar que era o melhor para a filha, mas acima de tudo, o melhor para um adolescente é os pais o ouvirem e isso o pai dela não fez e é muito bem feito que a própria Amelia também seja presa e quando a partir daqui eu penso que talvez o pai dela mude, não, afinal não e ele ainda fica pior.

Sem dúvida que a minha personagem favorita foi o Anthony, que mesmo depois de tudo o que passou, nunca deixou de amar a Amelia e ficou sempre do lado dela, uma grande personagem que tentou de tudo para viver o que sentia, e quando digo "tudo", foi mesmo tudo, realmente um "Romeu e Julieta dos nossos dias".


A escrita de Therese Fowler é muito próxima ao leitor e sendo a história contada pela terceira pessoa dá para ter a perspectiva de diversas personagens, o que eu gostei imenso, mas lá no fundo achei que faltou aquele sentimento mais pessoal que apenas a história na primeira pessoa nos traria, mas mesmo assim gostei imenso, o livro é contado de uma forma bastante fluída e rápida que faz com que a leitura seja bastante envolvente.

Este livro serve não só para adolescentes, mas também para todos os pais pensarem antes de agirem, falem com os filhos, tentem perceber a versão dos filhos e só depois agem de acordo com o que decidirem a falar com o filho. Sim, os pais pensam que sabem sempre o que é melhor para os filhos, mas também os pais erram e se falando com os filhos podem tentar arranjar uma solução, então para quê colocarem terceiros no problema?

E como este livro foi escrito depois de uma situação "parecida" que aconteceu ao filho da própria escritora, então concordo que é um livro para ser lido não só por aqueles que gostam de um belo romance com drama, mas também por pais que agem sem pensar, pois falarem com os filhos é a primeira fase para um bom relacionamento entre pais e filhos e tentarem resolver os problemas da melhor forma.

Classificação: 4 Estrelas

7 comentários:

  1. Oi Dani!
    O livro parece ser bem interessante. Vou colocá-lo na minha lista.
    Obrigada por seguir meu blog! Já estou seguindo o seu tb!
    bj-Ka! Nu.
    www.1001nuccias.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. Ola, seu blog é lindo! Parabéns!!
    Eu gosto muito quando o livro é envolvente, mais não sei se leria este livro no momento.
    Adorei a resenha!! ^^

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Ooi,
    Eu conhecia o livro mas nunca li. O que é uma pena porque agora eu fiquei bem curiosa! Com certeza o colocarei na minha lista, o livro deve ser lindo.
    Beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Adorei a resenha :D

    Ps: obg por seguir meu blog, já estou seguindo o seu tbm

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Oi, Daniela, que belo blog!
    E a resenha ficou ótima, parabéns. Concordo com você: Pais devem ler e aprender a ver do ponto de vista dos filhos, pois pelo próprio lado, eles pensam apenas em futuro, dinheiro, segurança, cuidado. E esquecem que há outros pontos importantes na vida. Não adianta ter tudo isso e não ser feliz.
    É como ser um barco que nunca sai do porto: Está seguro, mas não vive.
    E quantos pais não fizeram isso pelo mundo afora? Crucificaram algum jovem por ter ousado amar e despertar amor em sua filha? O ciúme paterno é mesmo um entrave.

    Abraço!
    http://porumlivronavida.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. Olá Daniela, apesar de não ser meu tipo de leitura, gostei da referência, essa "não aprovação" da família, como acontece em Romeu e Julieta e as diferenças sociais, como no filme "A Princesa e o Plebeu" são temas bem recorrentes, e normalmente os livros que têm páginas tratando disso te deixam com um frio na barriga! Hehehehe às vezes proibir só faz aumentar a vontade, né! Quando dois corações apaixonados, não tem mais jeito.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  7. Gostei da resenha. Me fez desejar ler o livro, mesmo que esse não seja meu gênero preferido. Com certeza estarei adicionando a minha meta de leitras de 2015.

    Parabéns pelo blog, esta lindo.

    http://maio97.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.