07/09/2014

TAG | Faculdade


Os resultados da 1ª fase ao ensino superior já saíram e aproveito para dar os parabéns a todos os que entraram e para aqueles que não entraram ou só podem candidatar-se na 2ª fase, não se preocupem, vão conseguir (eu própria entrei na 2ª fase).
Então decidi, tal como muitas meninas andam a fazer, fazer a TAG Faculdade. Eu vou agora para o 3º ano e por isso acho que é uma boa altura para a fazer e se tiverem dúvidas não hesitem a perguntar que vou tentar responder na melhor maneira.
Esta TAG foi criada pela Adriana do canal mymakeuphearts.
Espero que gostem. 

1- Quando é que ingressas-te na Universidade?
Eu ingressei na universidade em Setembro de 2012.

2- Em que Curso e Universidade estás/estiveste?
Eu estou na Universidade de Lisboa e vou para o 3º ano (não interessa o curso).

3- Sempre soubeste o que querias seguir, ou foi uma escolha de última hora?
Claro que sempre quis uma coisa, quando fui para o secundário escolhi o curso socioeconómico e queria a área da Gestão de Empresas, mas no fim foi uma escolha pela média que eu tinha, eu tinha uma média bem baixinha e por isso fui para onde eu sabia que entrava, não era o que eu queria e até hoje eu não gosto do meu curso (já falei nisto milhares de vezes aqui no meu blog), mas não posso fazer desistir, pois a minha família não deixava, e voltar para o 1º ano de um outro curso sei que a minha cabeça não aguentava. Sei que no norte o curso que eu queria a média era bem mais baixa, mas o meu pai preferia que eu fosse para uma privada do que ir para longe de casa e no fim escolhi o que eu sabia que entrava.

4- Porque é que escolhes-te o curso em que estás agora/estiveste, com que objectivos?
Escolhi por causa da média, sei que em Lisboa tinha outra opção, mas escolhi onde eu estou apenas pela localização.

5- O que achas da tua Universidade? Pontos positivos e pontos negativos?
A Universidade de Lisboa é óptima, mas já a minha faculdade não posso dizer o mesmo. Estamos à anos à espera de nos mudarmos para instalações como deve ser, mas até agora continuamos em barracões e como a minha faculdade é bem pequenina o que eles querem é dinheiro, não temos segunda fase, não podemos pedir recurso, é obrigatória fazer exame a todas as cadeiras no final de cada semestre e em algumas ainda temos nota mínima no exame, onde pessoas com nota final de 11 ou 12 chumbam porque tiveram nota inferior à obrigatória no exame, ou seja, é mesmo para chumbar e fu***, querem é dinheiro e estou cada vez mais farta.

6- No geral, como tem sido/foi a tua experiência?
No geral é boa, mas sinceramente estava à espera de muito mais.

7- Em relação às praxes, foste praxada? O que achaste dessa experiência?
Bem, aqui vamos nós. Eu fui praxada e já praxei durante o ano passado e este ano vou voltar a praxar e por isso eu digo, eu gosto da praxe, mas eu sei bem que de faculdade para faculdade é diferente e por isso o que eu digo sempre é experimentem e depois tirem a vossa própria conclusão, se gostarem então óptimo, continuem e divirtam-se, mas se não gostarem, óptimo igualmente, porque nem todos gostamos do mesmo e se virem que na vossa faculdade excluem aqueles que não querem ser praxados, então sejam felizes que eles não merecem a vossa atenção, não devemos excluir aqueles que não se sentem bem na praxe, e acho que a ideia que quero passar é que não cheguem logo com a ideia que não vão gostar, experimentem e depois logo se vê. Eu adorei o meu ano de caloira, tenho tantas saudades das praxes e acreditem  melhor ano é o de caloiro, por isso aproveitem e se gostarem das praxes melhor ainda pois é divertimentos e momentos de descontracção que esquecem um pouco as aulas, mas se não gostarem então divirtam-se de outras formas, mas não se sintam excluídos. O ano de caloiro é o melhor e devem aproveitar ao máximo.

 8- Qual a diferença entre a Escola Secundária e a Universidade para ti?
Eu acho que a maior diferença é, tal como a Inês disse, é não terem férias intermédias, só no Verão e o resto é estudar e estudar, esqueçam férias de natal ou férias da Páscoa. A pior para mim é mesmo as férias de natal, no primeiro ano cheguei a estar o dia 24 a estudar e a minha avó e a minha mãe a fazerem a comida de natal, é horrível e não gosto nada, mas infelizmente tem que ser. Depois, quem tem aulas em auditórios também é bastante diferente, pois em vez de uns 30 alunos, têm numa sala uns 200 alunos, é muitas pessoas e obviamente o professor não pode estar a responder a todas as questões e parar a meio para voltar a repetir, claro que têm sempre o final da aula para perguntar umas coisinhas, mas por vezes têm logo uma aula a seguir e não dá, é impossível, ainda têm o email, mas é raro o professor que responde logo no momento. Ou seja, se apanharam boa, se não, o melhor é pedir os apontamentos do colega. 
A última coisa que notei é a concorrência, a sério, eu não estava nada à espera e não é no primeiro ano, no segundo vocês vão ver isso, eu acreditava que no meio de trabalho, sim havia concorrência, afinal queremos sempre ficar no trabalho, mas na faculdade não, afinal de contas estamos todos querer terminar o curso, mas não, ainda existe aqueles pessoas que só querem "lixar" os outros.

9- Achas a Universidade uma mais valia para quem quer seguir e ter o emprego desejado?
Infelizmente eu acho que sim, pois neste momento quem tem uma licenciatura já pouco consegue arranjar um emprego, quanto mais quem não tem. Portugal está muito complicado arranjar emprego, por isso acho que quanto mais estudo tivermos melhor.

10- Achas a experiência de estudar fora da tua cidade importante?
Eu acho que seria fantástico e as pessoas crescem bastante, mas infelizmente o meu pai logo me disse que preferia que eu fosse para privada do que ir para longe. O que eu mais queria era ir para o norte, mas o meu pai travou-me logo, mas sim acredito que é uma experiência importante a nível de crescimento como pessoa.

11- Como são os relacionamentos entre amigos na Universidade?
São óptimos, na faculdade consegui que a minha timidez diminuísse e posso dizer que os meus melhores amigos são rapazes, talvez para vocês não é dava de especial, mas eu nunca me dei bem com um rapaz, nem com os meus primos, e ter dois grandes amigos rapazes (sim são só grandes amigos, mais nada xD) é um grande passo para a minha timidez e sem dúvida já não vejo a minha vida sem eles, é daquelas amizades que eu quero levar para o resto da minha vida!

12- A Universidade mudou-te como pessoa?
Acho que apenas a minha timidez, neste momento sou muito mais comunicativa, coisa que eu não era antes, mas também me vez abrir os olhos e ver que nem tudo é rosas e cresci e aprendi a virar as costas para quem não merece e conseguir ultrapassar tudo com a cabeça erguida.

13- Que lema/lição levas desta etapa da tua vida?
Que nem todas as pessoas querem a nossa amizade só porque sim e temos que ter os olhos bem abertos para aqueles que não vão com a nossa cara, tendo sempre a cabeça erguida e mostrar que não nos afectam.

14- O que aconselhas aos estudantes que vão entrar para a Universidade?
Aconselho a aproveitarem ao máximo, se gostarem irem ás praxes, irem ás festas, fazerem novos amigos, decidir quais as aulas importantes a ir, aproveitar bem as aulas a que vão e estudem, mas o principal é APROVEITEM, aproveitem, pois é um ano de mudança, mas vai ser o vosso melhor ano.

Espero que tenham gostado e se quiserem deixem o link do vosso post ou vídeo que terei todo o gosto em ler/ver, apenas dêm os créditos à Adriana (quem criou a TAG).

35 comentários:

  1. Olá! Passando para conhecer o seu blog e seguindo! Essa tag é muito legal, até mesmo para mostrar que a faculdade não é lá esse paraíso que as pessoas pintam. Eu mesma tive que largar um curso e ir para outro porque senão teria me jogado pela janela rs
    Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderEliminar
  2. Essa tag aqui eu não conhecia, mas gostei
    Fui lendo suas respostas e pensando nas minhas

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    acho que o esquema universitário brasileiro e português são um pouco diferentes, pois nós temos férias no meio do ano. mas não temos diversos recessos! :)
    e eu também entrei na segunda fase, acho que o que importa é não desanimar não é mesmo :)

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderEliminar
  4. Oi!
    Primeira vez que vejo essa Tag e achei muito interessante!
    Realmente, a situação econômica mundial não está fácil, precisamos estudar bastante para arrumar bons empregos e se destacar no mercado!!
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Acho que vou levar, gostei =)
    Por acaso tenho férias intermédias, em Janeiro/Fevereiro (entre um semestre e o outro). É uma altura do ano da treta, mas pronto. Há quem tenha no Natal (há faculdades em que os alunos, ao ficarem dispensados dos exames por passarem nas frequências - coisa que a minha universidade não tem, infelizmente -, ficam de férias durante imenso tempo), e eu invejo esta gente xD Estudar na altura do Natal é mesmo horrível =( E é verdade que estudar fora da nossa cidade é uma grande mais-valia, mas lá está, nem todos têm essa possibilidade =\

    ResponderEliminar
  6. Que bacana essa tag, eu sou do Brasil, entrei na faculdade este ano, e sou super curiosa para saber como é a vida em outros países.
    petalasdeliberdade.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  7. É chato não gostares do teu curso :/ Gostei muito do post, acho super uteis este tipo de posts.

    ResponderEliminar
  8. Adorei seu post, muito legal sua tag!
    Beijos
    www.estiilocarol.com.br

    ResponderEliminar
  9. Olá!

    Que pena que vc não gostou do curso! Aqui no Brasil as universidades estão um pouco pior, já que oa funcionários fazem greve. E as particulares são muito caras, mas enfim o importante é fazer o que gosta!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Legal saber como é uma universidade de outro país! Eu sou do Brasil e estudo em uma das cinco melhores universidades do país e uma das melhores da América Latina: os professores chegam atrasados, tenho aulas ruins, o prédio novo está a passar por reformas...

    Só fiquei chateada com essa de não gostar do seu curso, acho que você tem que seguir seus sonhos XDD Sei que é clichê mas é isso mesmo

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderEliminar
  11. Gostei desta Tag!

    (Oláaaa! Nomeei-te para o desafio The Very Inspiring Blogger Awards
    Mais tarde publico no blog
    beijocas!!)

    ResponderEliminar
  12. Oi, Daniela!

    Gostei muito da tag. Ainda não faço faculdade mas tenho muita vontade de cursar Jornalismo! Espero um dia conseguir! :)

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  13. Olá, era só para avisar que o blog já tem um novo URL ( http://alwayspeppergirl.blogspot.pt/) e que se quiseres continuar a seguir tens de entrar no novo link e carregar em seguir ( lá vai dizer que já segues o blog, mas tens de por deixar de seguir, e depois seguir outra vez) ou então de uma forma mais fácil no painel do blogger metes adicionar e colas o link para seguir.

    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  14. Adorei a tag, ainda não sei o que quero cursar na faculdade, mas tenho que pensar logo pois só me resta 2 anos!
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  15. Adorei a TAG :D
    Tranquei a minha faculdade no ano passado, mas espero voltar em breve *-*
    Quero me formar em artes cênicas <3 <3
    Beijinhos,

    Thati;
    http://nemteconto.org

    O livro "Feita de fumaça e osso" está sendo sorteado no blog. Vem participar!

    ResponderEliminar
  16. Que legal essa TAG ja quero responder tbm
    adorei!
    Beijos Jéssica R. Coelho

    ResponderEliminar
  17. Legal as suas respostas, ano que vem estou indo para o ensino médio e a faculdade já está escolhida desde o primário.
    http://www.maquinade-escrever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Adoreeeeei as respostas. Termino o ensino médio esse ano, e quero fazer jornalismo. To doida pra responder essa tag!! Beijos, seguindo aqui :*
    www.ciliosdemenina.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  19. Muito bacana a tag, não conhecia, mas irei tentar fazer quando começar a cursar faculdade.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  20. Que interessante essa tag! Realmente, faculdade é mil vezes mais puxado que colégio, e hoje eu sei que reclamava a toa :( mas, por outro lado, nos esforça a estudar mais ainda, e é aí quando descobrimos do que somos capaz :)

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "A Ira dos Anjos" no blog, vem conferir!

    ResponderEliminar
  21. oi ^^
    Mto bacana seu blog, já estou te seguindo!
    qria dizer que tem promoção no blog
    sorteio do pôster de maze runner + marcadores comuns + marcadores personalizados
    além de postagem nova!
    se puder participe ;)

    bjinhus
    dudikobayashi.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  22. Deve ser muito ruim fazer uma faculdade que não gosta :( Estou na Psicologia, nunca pensei em fazer mas estou completamente apaixonada pelo curso, não trocaria por nada, orgulhosa da minha escolha!

    Beijos, Carol do Aquela Princesa

    ResponderEliminar
  23. Oi Dani, tudo bem?
    Já estou seguindo o blog viu, muito bacana!
    Fico triste que você não tenha entrado para o curso que desejava, pois é sempre melhor fazer algo que gostamos. Eu terminei meu curso ano passado, e sempre gostei muito dele.
    Espero que você se anime mais nesse resto de curso.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderEliminar
  24. Adorei a TAG achei bem diferente ^^ adorei conhecer um pouco mais de você! Eu já tranquei a faculdade duas vezes e ainda nao sei se é realmente o que quero, mas sinceramente? não ligo! Hoje me dedico a fotografia e sei que é o que realmente quero!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderEliminar
  25. Oi, Dani, tudo bem?

    Vida acadêmica não é fácil. Fiz Comunicação Social na Universidade Católica aqui do Rio de Janeiro. Terminei a faculdade há dois anos. O curso era ótimo, mas não via a hora de sair da faculdade =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderEliminar
  26. "não interessa o curso" foi grosseiro :(

    ResponderEliminar
  27. Olá,

    Gostei da TAG. Bateu uma saudades do meu tempo de faculdade. Realmente aproveite, porque são os melhores anos da vida.

    Beiijinhos
    http://platinarosa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  28. Hello :3 É só para avisar que mudei de blog e agora encontro-me por aqui, se quiseres seguir: http://you-caused-it-babe.blogspot.pt/ beijinho!!*

    ResponderEliminar
  29. Gostei do seu post! Seguindo seu blog :)

    http://www.turmajovem.com.br

    ResponderEliminar
  30. Oi, como vai?
    Gostei da TAG, não conhecia.
    Bem legal :)
    Seguindo aqui de volta.
    Não interessa o curso? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Aldeir – Não bebe
    Marcelo - Bebe
    Kássia - Bebe
    Tia Eni – Não bebe

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderEliminar
  31. Oi Dani.
    O curso interessa sim, conte para nós! o/
    Sou brasileira e apesar de falarmos a mesma língua, vejo muitas diferenças no vocabulário. O que seria praxes? kkk Li o texto, mas não identifiquei. Talvez seja algo semelhante ao 'trote' que temos aqui nas faculdades. kkkk
    Matéria muito interessante que com certeza vai agradar aos leitores que ainda não sabem o que esperar da universidade.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. Gostei da TAG , não conhecia achei bem legal , seguindo !

    Beijos amore ♥
    etendenciabebe.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.