17/02/2021

Opinião | "Dois Reinos Negros" de Kendare Blake

 

Iniciei esta leitura com altas expetativas, o primeiro livro tinha sido bom, mas o segundo foi incrível e estava bastante curiosa para saber o que a autora tinha preparado para estas irmãs. Infelizmente as expetativas não foram alcançadas e vou mesmo dizer que foi o mais fraco dos três. Posso compreender que seja uma espécie de ponte entre o segundo livro e o quarto livro, mas o que aconteceu aqui poderia ter sido resumido em poucos capítulos e, na minha opinião, não houve uma grande evolução na história. 

Em Dois Reinos Negros acompanhamos os acontecimentos por três perspetivas: a Katharine como rainha, a Jules com os rebeldes e por último a Arsinoe e a Mirabella no Continente. A Katharine que conseguiu chegar a rainha, vamos ver como a sua vida está a ser e sinceramente é o que já estava a espera, o povo não está feliz e vamos ver a evolução de vários problemas por causa disto. Eu achei este lado bastante chato e desinteressante, a história da Katharine com as Rainhas Mortas começou a ser cansativo, porque sabia que coisa boa não poderia vir dali e ela própria teve atitudes infantis que para uma rainha não fez sentido. 

Sobre a Jules que está com os rebeldes, estes querem derrubar a coroa e inicialmente até achei que poderia ser interessante, fiquei curiosa com toda a história que criaram e principalmente com o mito de quem seria a Jules. Devido ao grande poder dela eu comecei a acreditar que realmente fazia sentido e que poderia ser algo interessante para a trama, o problema é que tomam atitudes parvas que não fazem sentido algum para a história. No final de contas, fica chato e o que era interessante torna-se aborrecido e previsível.

Por último, eu estava bastante curiosa para saber como seria a vida da Arsinoe e da Mirabella no Continente, afinal de contas na ilha tinham certas regalias por serem as rainhas e no continente não são ninguém e têm que se adaptar. E posso dizer que a única coisa que salvou este livro foi que tivemos mais informações do que aconteceu no passado e todas as diferenças entre a ilha e o continente. Achei interessante ver a perspetiva de pessoas que não sabem da existência de magia e toda a história que separou a ilha do Continente. Uma das questões que eu tinha era saber mais sobre este mundo e entender se era assim em todo o lado e percebemos que não e isso foi o melhor de todo o livro. Mas foi só isso, lá não aconteceu propriamente nada de especial e depois voltam por uma dúvida sem sentido. Digo mesmo que até a história da Rainha Azul, que no início estava interessante, ao longo da história fica cansativo. No fim temos uma revelação que essa sim, salvou o livro, sou sincera fiquei chocada e não estava à espera, por norma consigo adivinhar, ou pelo menos desconfiar, mas isso não aconteceu. 

Não sei o que aconteceu neste livro, a autora tinha grandes ideias, mas nenhuma foi bem feita e bem construída. Compreendo que as quatro são jovens e é normal tomarem atitudes parvas ou mesmo infantis, no lado da Katharine até posso compreender, mas nos outros personagens eram mais do que uma pessoa a aceitar fazer o que fizeram. Claro que o objetivo da autora era no final juntar novamente todas as personagens, mas não fez qualquer sentido o que aconteceu. E principalmente, nem para a história foi um grande desenvolvimento. Claro que quero ler o quarto volume, afinal de contas aquela revelação no final foi chocante e pode mudar muita coisa na história, um dos aspetos positivos é que a autora sabe escrever finais que deixam o leitor ansioso por mais, isso Kendare Blake sabe fazer maravilhosamente bem, só gostava que tivesse tido um desenvolvimento bem melhor. Fiquei bastante desiludida com este terceiro volume, esperava muita coisa e no final de contas tivemos quase nada, mas não deixem de ler, se leram os dois primeiros têm que ler este, nem que seja por dois acontecimentos que são muito importante e que tenho a certeza que irão influenciar o futuro da história.

Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.