01/09/2018

Opinião | "Os Altos e Baixos do Meu Coração" de Becky Albertalli

Título: Os Altos e Baixos do Meu Coração
Autor: Becky Albertalli
ISBN: 978-972-0-03034-4
Edição ou reimpressão: 03-2018
Editor: Porto Editora, S.A.
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 288

Sinopse: Aos 17 anos, Molly sabe tudo o que há para saber sobre o amor não correspondido. É que a jovem já se apaixonou 27 vezes, mas sempre em segredo. E por mais que a irmã gémea, Cassie, lhe diga para ter juízo, Molly tem sempre cuidado. É melhor ter cuidado do que sofrer.
Quando Cassie se apaixona, a sua nova relação traz um novo círculo de amigos. Dele faz parte Will, que é engraçado, namoradeiro e um excelente candidato a primeiro namorado da Molly.
Mas há um problema: o colega de Molly, Reid, um cromo e fã incondicional de Tolkien, por quem ela jamais se apaixonaria… certo?
Uma história divertida e comovente sobre primeiros amores e a importância de sermos fiéis a nós mesmos.

OPINIÃO:
Adoro quando um livro deixa-me com um enorme sorriso na cara e foi exatamente assim que este livro deixou-me. Eu já esperava gostar, afinal de conta O Coração de Simon Contra o Mundo já tinha sido maravilhoso e logo percebi que esta autora sabe escrever histórias para jovens e aquilo que promete na sinopse é tal e qual o que vamos encontrar (ou até mais, posso mesmo dizer). O livro é tão pequeno, mas bastante marcante, posso até dizer que mais que o primeiro da autora. Aqui encontramos imensos temas da juventude que se pensar bem, pode ter sido demasiado, mas a autora soube retratar o mais importante sobre cada situação, tornando assim o livro bastante coeso e interessante.

Ao longo desta leitura o que mais surpreendeu-me foi que a autora conseguiu criar cenas perfeitas a partir das coisas mais simples da vida. Já no livro anterior isso foi notório e neste percebemos que a autora sabe o que está a fazer e consegue transformar o quotidiano em algo belo e interessante de se ler. Um desses exemplos é a relação da Molly com a sua irmã gémea, que na verdade é algo natural, mas sendo elas tão diferentes uma da outra é normal que exista pequenos conflitos e confusões típicas de irmãos. Talvez apenas quem tem irmãos é que vai perceber bem estas pequenas coisas, mas é algo tão simples e verdadeiro que foi fabuloso de se ler, afinal ninguém é igual (mesmo sendo gémeos) e Becky Albertalli foi mestre em mostrar esta relação familiar

A diversidade neste livro é sensacional. Desde personagens, a etnias, a orientação sexual, ou até mesmo doenças pouco discutidas, podemos encontrar um pouco de tudo neste livro. Acreditem, parece muito para algo tão pequeno, mas a autora conseguiu dar um toque de cada tema para que fosse um livro bastante diversificado, mas ao mesmo tempo coeso. Claro que temos um ou outro assunto mais importante, mas os restantes foram bem evidenciados ao longo da história ao ponto de não ficarem esquecidos e terem a sua real importância na história.

Claro que também temos um romance super fofo e querido. A relação da Molly com o Reid é bastante engraçada. Tudo começa com uma grande amizade, mas percebemos logo desde o início qual será a finalidade, mas não é algo instantâneo, pelo contrário, é uma relação que a autora conseguiu construir bastante bem e que vai apaixonar o leitor. Admito que no início não gostei muito do Reid, mas Becky Albertalli tem o dom de nos fazer amar outras personagens. E foi exatamente o que aconteceu, o lado estranho e nerd do Reid conquistou-me página a página e fiquei completamente encantada por este personagem. E é óbvio que adorei a Molly, algumas atitudes delas foram bastante estranhas e eu desaprovava, mas eu pensava na idade dela e rapidamente percebia. A Molly é uma típica jovem adolescente e é tão bonito ver que mesmo num curto espaço de tempo ela cresce bastante e a sua relação com o Reid é a coisa mais fofa de se ler.

Estas pequenas diferenças ao longo do livro faz com que a história tenha um ritmo rápido e bastante envolvente, temos imensas coisas a acontecer e a verdade é que só queremos chegar ao fim para saber como tudo vai terminar. Não temos nenhum momento "morto", temos sempre algo interessante e divertido a acontecer, o que faz com que seja uma leitura bastante rápida e cativante. Acreditem que quando começarem não vão querer parar, vão ficar "presos" neste mundo super fofo que a autora criou e quando chegarem ao fim só vão pensar "quero mais!!!".

Os Altos e Baixos do Meu Coração é uma leitura marcante e bastante poderosa, com uma mensagem bastante positiva e otimista que deixa qualquer pessoa com um enorme sorriso na cara. É um livro divertido, ideal para todos os jovens, digo mesmo que teria que ser lido por todos os jovens. Devido aos tantos temas que retrata, este tipo de livros deveriam ter uma maior importância, poderia ser que assim o que hoje é considerado diferente, amanhã finalmente seja visto como normal. Infelizmente em muitas escolas, ainda hoje, os jovens escondem quem são para que não sejam "as vítimas" e este tipo de livros poderiam ser um passo para esta mudança. Um excelente livro que recomendo imenso.

Opinião do livro anterior da autora:

Leitura com o apoio:

1 comentário:

  1. Ahhhh ainda não li este livro, mas O coração de Simon contra o Mundo é perfeito, pelo que aposto que este, escrito pela mesma autora, também o será.

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.