05/08/2021

Opinião | "O Lugar das Árvores Tristes" de Lénia Rufino

 


Este livro chegou-me cá a casa de surpresa, admito que não tinha interesse em ler, mas quando vi que era tão pequeno decidi dar uma oportunidade. E foi a melhor coisa que fiz, é de uma autora portuguesa e fiquei completamente rendida à história.

A história passa entre o passado e o presente e vamos conhecer a história de duas gerações. Umas das personagens passa por algo tão forte e chocante que é impossível ficar indiferente. Isto só mostra o quanto as pessoas das aldeias do interior do nosso país são tão devotas à igreja. Cheguei ao ponto de ficar mal disposta com tudo o que aconteceu a esta jovem, é repugnante, ficamos chateados, mas é importante e infelizmente, real. É uma leitura que vai dar muito que pensar, porque além disso ainda temos todas as consequências no presente e de que forma um acontecimento traumático influência a vida de uma pessoa.

O único aspeto negativo é que achei um pouco repetitivo relativamente ao assunto principal. Do meio para a frente era várias vezes falado e fiquei cansada porque era notório o que aconteceu à personagem e, sim, é chocante e triste, mas queria que a situação fosse resolvida, ou pelo menos que andasse para a frente e continuou a “bater no assunto” que chegou a um ponto que já não era necessário. Fora isso o livro é bastante intenso, a escrita poética da Lélia é muito bonita e fui completamente surpreendida com uma história forte que não conseguia largar porque queria saber o que ia acontecer a seguir.

Acredito que não seja um livro para todos, eu própria achava que não ia gostar, a escrita é diferente do que estou habituada, mas assim que começamos a ler entramos no ritmo e já não queremos parar. É uma história forte e revoltante, mas principalmente que dá muito que pensar e é por isso que gostei imenso. Não é propriamente uma história feliz, mas também acho que não era esse o propósito da Lénia, mas sim ter uma história que mostrasse a realidade e que desse ao leitor algo que pensar e refletir. Gostei imenso e como já disse, fui surpreendida por esta história tão intensa e recomendo que leiam!


Leitura com o apoio:

Editorial Presença

1 comentário:

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.