26/03/2021

Opinião | "Consentimento" de Vanessa Springora

 


Assim que vi a premissa deste livro eu sabia que tinha que ler. Tinha a certeza que seria forte e revoltante, mas não esperava ter tantos sentimentos diferentes. O pior é saber que realmente tudo isto aconteceu e que ainda hoje existem pessoas que "valorizam" as obras deste homem. Antes de mais tenho que dar os parabéns, a autora teve uma coragem enorme para ter escrito e publicado este livro, o homem em questão é da área e felizmente ela conseguiu contar tudo, o que deveria ter acontecido muitos anos atrás. 

Neste livro vamos conhecer a história da Vanessa através das suas memórias e tudo o que ela passou na adolescência. Com apenas 14 anos, esta jovem é levada a iniciar uma relação com um homem bem mais velho, este é um escritor famoso e onde todos diziam que era um privilégio estar ao lado dele. Vanessa era uma criança e até a própria mãe aceita este relacionamento apenas porque este homem é conhecido e valorizado no meio. Ao longo da narrativa vamos conhecer em promenor  como tudo começou, como a Vanessa lidou com a situação, os traumas que esta relação deixou e as consequências deste ato. 

Pelo olhar de uma jovem, esta história é contada de uma forma brilhante mas angustiante e até certo ponto bastante desconfortável, de uma manipulação extrema. Sem dúvida o que me meteu mais impressão foi o quanto a mãe e o pai desta jovem não fizeram nada. A mãe aceitou e até numa parte em que a Vanessa quis acabar com a relação a mãe acusou-a de não dar valor, como assim? O pai ainda fica chocado, mas depois vê como um motivo para se afastar e ainda acusa-a do que fez. Ela tinha apenas 14 anos, os pais é que tinham que lidar com a situação, os pais é que tinham que acabar com tudo e principalmente explica que não era certo, afinal de contas a Vanessa era apenas um criança que queria atenção e deixou-se levar por este homem esqueroso. Os pais dela em vez de a ajudarem, ainda fizeram pior.

Infelizmente isto era algo comum, artistas famosos cometiam crimes e não eram julgados, pelo contrário, até eram aplaudidos. Neste caso, este escritor famoso utilizava os seus crimes com menores e publicava todos os pormenores nos seus livros. Ainda pergunto-me como assim ninguém dizia nada? Pessoas importantes liam os seus livros, estavam no mesmo meio que ele, viam-no com menores e sabiam perfeitamente que tudo o que escrevia era atos praticados pelo próprio, mas ninguém dizia nada e até achavam normal. É completamente revoltante e incompreensível. Um pedófilo a ser aplaudido por uma comunidade inteira (e até mesmo um país), em vez de estar na cadeia a pagar por tudo o que fez.

Tive tantos sentimentos ao longo deste livro, a forma como a Vanessa relata os acontecimentos é incrível. Facilmente consegui conectar-me com ela e desde o início eu sabia que era errado, mas a forma como ela escreve, em certos pontos eu compreendia o que ela sentiu. É triste ver como uma jovem foi manipulada desta forma por um homem como este, mas pior é saber que ainda hoje existem crianças que não têm amigos e em casa não têm o amor suficiente e homens deste tipo aproveitam-se da fragilidade delas para aliciarem e cometerem estes crimes. 

Pelo menos sabemos que esta pessoa vai ser julgada ainda este ano, não se pode calar sobre este assunto, é um crime horroroso e as crianças não têm culpa nenhuma. "Consentimento" é um livro incrivelmente duro, a autora conta tudo, talvez não seja um livro para todos, mas é muito importante. Um livro sensasional que dá revolta, ficamos angustiados e dá um certo nojo, pois sabemos que foi algo que realmente aconteceu. 

1 comentário:

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.