06/01/2021

Opinião | "O Surto" de Lawrence Wright

 

Assim que li a sinopse deste livro fiquei logo bastante curiosa para o ler. Não é propriamente um género que eu escolheria ler, mas devido ao tema foi impossível não querer saber mais sobre esta história. Afinal de contas fala sobre uma pandemia e o que é que 2020 trouxe ao mundo? Uma pandemia lá está. Mais atual era impossível e quando fui pesquisar percebi que foi escrito pouco antes de tudo acontecer no mundo. Mas o mais impactante é que se eu tivesse lido em 2019 acho que não iria achar nada de especial e até iria pensar que era um exagero e que devido à evolução da ciência atual não iria acontecer. Pois bem, em pleno 2020 levámos com uma pandemia que mostrou efetivamente a fragilidade do mundo em que vivemos e que várias coisas que estão neste livro realmente aconteceram.

Neste livro temos um acontecimento trágico na Ásia onde morrem 47 pessoas de forma estranha e Henry, um microbiólogo e epidemiologista bastante conceituado, visita o local de forma a tentar perceber o que aconteceu. É a partir daqui que tudo se desenvolve quando Henry percebe que afinal não foi uma "simples" febre e sim algo bastante mais complicado. Rapidamente este vírus espalha-se pelo mundo estando assim perante uma pandemia que irá mudar tudo o que as pessoas conhecem.

O protagonista principal passa por situações diversas e até bizarras que faz com que não consigas largar o livro. O Henry é um microbiólogo e epidemiologista bastante inteligente e que não vai conseguir voltar para casa devido a este vírus. O que ele faz para conseguir voltar para a mulher e os filhos é bastante corajoso e que gostei imenso de ler. Mas nesta sua aventura de voltar para casa ele também vai fazer tudo para tentar arranjar uma cura. A própria família do Henry foi outro lado do livro que eu gostei imenso. O que eles passam para sobreviver é bastante forte e eu como irmã mais velha senti todas as dificuldades da Helen. Esta família também tem uma história de força e sobrevivência que admirei muito.

Outro aspeto que gostei imenso foi a forma como a política, a economia e a religião foram abordados. Nada foi deixado de lado, o autor pensou em cada pormenor e vivendo em plena pandemia consegui ver a veracidade do argumentos expostos pelo autor. Admito que achei alguns promenores excessivos, principalmente sobre política e economia que achei que foram de mais, não era preciso tanta informação, mas para os mais curiosos acho que vai ser interessante, só no meu caso é que foi um pouco cansativo.

O Surto é um livro muito bom e que aprendemos imenso, mas alguns termos técnicos e científicos foram um pouco confusos. Como não sou da área, por vezes o autor falava de alguns nomes de vírus ou até mesmo promenores científicos que eu não conheço e não explicava o que era, como eu não queria parar a meio da leitura não ia pesquisar e acredito que tenha perdido algumas informações que talvez fossem importantes. Fora isso, é um livro bastante envolvente que só queremos saber o que vai acontecer, mas por vezes é necessário respirar porque, ao mesmo tempo que é uma ficção, é muito próximo da nossa realidade.

Claro que é uma ficção e felizmente não chegámos ao ponto em que o livro ficou, mas se nunca tivesse passado por algo idêntico iria pensar "isto nunca iria acontecer", após 2020 penso "o que estamos a viver poderia ter sido ainda pior". É um livro forte que mostra uma realidade que infelizmente vivemos (e estamos a viver), mas de uma maneira ainda mais brusca que se pensarmos bem ainda pode acontecer. Foi uma leitura chocante e bastante real que facilmente poderia ser uma biografia do ano de 2020. Uma ficção que quase se tornou uma não-ficção ao falar de algo que estamos a viver. Devido a ser tão forte e real, recomendo sim que seja lido, mas apenas por quem aguentar algo ainda mais pesado do que vivemos, não é uma leitura para todos, apenas para quem achar que é psicologicamente capaz de lidar com este tema.

Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.