09/10/2020

Opinião | "Sem Saída" de Cara Hunter

 

Sem Saída é o terceiro livro desta série incrível da autora Cara Hunter e novamente fiquei completamente rendida. A autora tem uma forma especial de captar a nossa atenção, adoro a forma como ela desenvolve a história e principalmente como deixa as pistas no ar para o leitor apanhar (ou não). Eu até gosto da forma como ficava irritada porque a Cara manda para o ar que aconteceu algo, mas não diz logo o que realmente aconteceu, temos que continuar a ler para perceber o porquê e eu adoro, fico irritada mas é isso que faz com que o leitor fique preso ao livro e não consiga parar de ler e por isso adoro. Esta autora consegue fazer com que eu comece e não queira parar, Cara Hunter é incrível!


Neste terceiro livro temos um caso um pouco complicado onde ocorreu um incêndio numa casa e nela é encontrado um bebé já morto e uma criança um pouco mais velho em bastante mau estado e que é transportado para o hospital em risco de vida. Agora começa a questão, onde estão os pais das crianças? Quem estava com estas crianças nesta casa? E o que aconteceu? Foi um acidente que deu origem ao incêndio? Foi de propósito? Todas estas questões são colocadas na mesa e a prioridade principal é encontrar os pais das crianças, mas o problema: nenhum atende o telemóvel e a polícia não os encontram. É um caso extremamente sensível, principalmente por termos duas crianças envolvidas, a autópsia do bebé foi das coisas mais complicadas que já li, é muito detalhado e é ainda mais difícil porque sabemos que é um bebé. Novamente temos um caso com crianças e este com um final bastante trágico e devido ao passado do inspetor Fawley percebemos o quanto este caso é complicado para ele próprio. Uma história forte e trágica que dá muitas reviravoltas e muito que pensar.


O caso em si parece mais interessante do que realmente é, não descobri logo no início o que tinha acontecido, mas o desenvolvimento é bastante simples e linear. É uma história mais sobre motivos e segredos que vão sendo desvendados aos poucos. Mesmo assim não deixa de ser triste, estamos a falar de duas crianças e ainda não consegui superar. No livro também temos algumas situações da família em alguns momentos antes do incêndio e vamos percebendo que tinham muitos problemas. Um deles era o ciúme do criança mais velha relativamente ao bebé. Percebemos que o irmão mais velho tinha um ciúme doentio relativamente ao bebé, a mãe ainda estava com sintomas de depressão pós-parto e o pai tinha problemas no emprego, achei interessante como foram colocado situações fortes para o leitor perceber a dinâmica familiar e o porquê de chegar ao final e de todo o acontecimento. A autora sabe desenvolver um drama, nota-se que é bem pensado e bem construído com o objetivo de prender o leitor e até um pouco de colocar empatia ao leitor.


Outro aspeto que a autora já habituou o leitor e que é bastante interessante é que coloca vários extras ao longo do livro que acrescenta imenso à história. Temos desde entrevistas da investigação, documentos privados da polícia e o mais interessante é que temos o que é publicado nos meios de comunicação e também os comentários da população. Isto acrescenta imenso à história, porque vemos o que está a ser passado lá para fora e de que forma as pessoas também dão a sua opinião, tal como se realmente fosse uma investigação verdadeira. Isto já é hábito nesta série e eu adoro, torna a história mais envolvente e com um toque de realismo incrível. A única coisa que ainda me faz um pouco confusão (mesmo após 3 livros) é que não temos capítulos. Para quem como eu não consegue parar a meio de um capítulo é bastante frustrante porque sentia que não conseguia parar. Até pode ser um ponto positivo, afinal de contas parece que não conseguimos parar, temos sim uns "pontos" que separam uma situação de outra, mas mesmo assim preferia que tivesse capítulos bem definidos. De resto é uma leitura incrível que ficamos completamente viciados.


A história é envolvente e intrigante, mas admito que comparado com os dois livros anteriores não é o melhor. O lado positivo e que compensa e bastante isso é que temos um maior desenvolvimento sobre a vida do inspetor e do que aconteceu no passado à sua família e que eu achei incrível. Aqui vamos conhecer um pouco mais da sua família e principalmente tudo o que a sua mulher está a passar. É um livro para quem gosta da autora e principalmente para quem quer saber mais sobre o inspetor. O caso em si é interessante, dá que pensar e até é um pouco revoltante, mas os dois anteriores temos um caso melhor. Outro aspeto interessante é que aqui é mencionado um dos casos anteriores e o melhor é que o leitor sabe a verdade, mas o inspetor não, acho que aquele caso ainda vai voltar a ser falado mais para a frente, não acredito que fiquei assim, principalmente porque foi mencionado neste livro.


Cara Hunter viciou-me nos seus livros, não sou muito fã do género, mas de todos os que já li, aqui temos o inspetor mais interessante e toda uma equipa que dá vontade de seguir e de saber mais sobre eles. Fora que a forma como trabalho é bastante interessante e queremos continuar a acompanhar a forma como investigam. Como já referi, o livro está escrito de uma forma bastante original, ter acesso ao que a comunicação social está a divulgar e o que a população pensa sobre o caso é bastante interessante e traz uma outra dinâmica fantástica ao livro. Sim, estou viciada nos livros desta autora e quero ler tudo que ela escreva. Não estava à espera de ficar viciada numa série de livros policial, nunca tinha acontecido, adoro ver filmes e séries de tv policiais, mas os livros sempre irritavam-me, mas aqui a autora traz a história de uma forma completamente diferente e inovadora que fiquei completamente rendida. Cara Hunter conquistou-me e mal posso esperar para ler o próximo!


Leitura com o apoio:

1 comentário:

  1. Não li nenhum, mas fiquei curiosa. Parece-me ser o tipo de livro de que vou gostar.

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.