24/09/2020

Opinião | "Uma Gaiola de Ouro" de Camilla Läckberg

Quando este livro saiu cá em Portugal não fiquei muito curiosa, mas este foi uma escolha para o mês de setembro e só posso dizer que foi a melhor escolha. Não esperava gostar tanto e foi incrível. É um romance de superação de uma mulher maravilhosa e uma espécie de thriller doméstico. É uma história intensa, com um ritmo bastante rápido e que não conseguimos parar de ler até perceber como tudo vai acabar e principalmente como tudo chegou ao ponto que nos é dito logo no início.

Uma Gaiola de Ouro conta-nos a história de Faye, uma mulher que deixou tudo, incluindo o seu curso, para ajudar o marido em tudo de forma a terem o maior sucesso possível. A Faye é uma mulher muito inteligente e ajudou o marido a construir a empresa que têm hoje. Agora, anos depois e com uma filha, a Faye foi deixada em segundo plano, a sua inteligência foi deixada para trás e o marido agora já não lhe liga e pior, para ele, a mulher só serve para cuidar da casa, da filha e de ser a "mulher perfeita". Quando o casamento termina e a Faye fica sem nada, mesmo tendo sido ela que teve a maior importância no crescimento da empresa, ela decide dar a volta por cima e principalmente, vingar-se do ex-marido!

Logo desde o início do livro que fiquei completamente rendida à narrativa. A história desta mulher é incrível, ao longo do livro também vamos descobrir mais sobre a sua infância que não foi nada fácil e o que eu achei é que ela apenas queria sentir-se amada. Quando conhece o Jack, vê-o como um rapaz perfeito que lhe dá tudo, rapidamente apaixona-se e quando ele lhe conta os seus planos de futuro Faye acha bastante possível e com a sua inteligência ajuda-o a alcançar os seus objetivos. O problema aqui é que vemos desde logo que ela é muito, mas mesmo muito mais inteligente do que ele e isso só se comprova com o passar do tempo. Esta mulher agora é deixada em segundo plano e até considerada inferior. Admito que tive um pequeno ódio pelo Jack, é daquele típico de homens que só olham para si mesmos e que acham que são superiores a tudo e a todos, ele acha que ele é que é o melhor e que ele é que merece toda a atenção e que é o mais inteligente, mesmo quando essa inteligência não vem dele. É repugnante e acho que foi exatamente esse o objetivo da escritora, ela queria que o leitor quisesse saber o que esta mulher iria fazer para vingar-se de um homem como este. 

A narrativa é bastante rápida e temos bastante coisas a acontecerem ao longo do livro, não só esta relação da Faye com o ex-marido, mas também temos a relação dela com a melhor amiga que é simplesmente incrível. A Chris é uma mulher incrível, daqueles que queríamos ter como amiga, ela diz tudo sem qualquer problema e é maravilhosa. Também esta relação vai ser abalada e admito que chorei, sim eu chorei num thriller, vamos lá saber como, mas a autora foi tão incrível que até coloca o leitor a ter emoções nada normais num livro deste género.

Outro aspeto incrível é como a Faye consegue dar a volta e criar um negócio através de uma mensagem tão forte e ser tão bem sucedida. Fiquei completamente admirada pela força desta mulher, a inteligência já sabíamos desde o início do livro, mas tudo o que ela faz para alcançar os seus objetivos é algo bastante poderoso e incentivador. Depois disto tudo, no final ainda temos uma bomba gigante, admito que desconfiei, mas sempre disse "não, não pode ser", simplesmente não queria acreditar e quando foi revelado fiquei completamente chocada, porque eu não queria que tivesse sido real. A autora foi mestre em colocar peças de um puzzle ao longo de uma história incrível e principalmente criou esta mulher incrível que faz de tudo, algumas vezes para alcançar os seus objetivos, mas na maioria das vezes por quem ama. Não digo que ela é perfeita, longe disso, esta é talvez das personagens femininas com mais erros e que faz muita coisa má (nem imaginam o quanto) e isso não é questionável, mas eu adorei, adorei a forma como tudo foi conduzido, adorei a força dela, adorei a coragem dela e principalmente o grande desenvolvimento que ela mostra. Se retirarmos as coisas más que ela faz, no final de contas é apenas um livro sobre uma mulher que estava num relação abusiva e que consegue dar a volta por cima, claro, as coisas más faz com seja um thriller.

Uma Gaiola de Ouro cativou-me desde as primeiras páginas, eu não esperava gostar tanto e arrebatou-me completamente. Uma leitura rápida e intensa que vai deixar o leitor completamente preso a este drama. Preparem-se para sentirem nojo, sentirem empatia por algumas ações menos boas, ficarem emocionados e principalmente chocados. Um romance com thriller doméstico sensacional!

Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.