30/09/2018

Opinião | "Uma Coisa Absolutamente Incrível" de Hank Green

Título: Uma Coisa Absolutamente Incrível
Autor: Hank Green
ISBN: 9789898917454
Edição ou reimpressão: 10-2018
Editor: TopSeller
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 228 x 22 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 320

Sinopse: Um misterioso robot aparece em Nova Iorque...
... e em São Paulo...
... e em Buenos Aires...
O que se está a passar?
São 3 horas da manhã e April May tropeça numa escultura GIGANTE; uma espécie de robot com três metros de altura e aspeto de samurai. Perante a descoberta, April faz a primeira coisa de que se lembra: filma a bizarra estátua. O vídeo é publicado no YouTube e, da noite para o dia, April torna-se famosa por ter sido a primeira no mundo a registar a existência da estátua — aquela que viria a ser parte de um conjunto de mais de 60, espalhadas por várias cidades do mundo. Pouco habituada ao estrelato e às consequências da fama viral, April torna-se internacionalmente famosa e fica associada aos robots.
Um movimento emergente desperta. As pessoas querem saber: O que são estes robots e porque existem? Quem os terá criado? E mais importante ainda: serão perigosos? April começa a sua investigação e, reunindo um grupo improvável de pessoas, tenta perceber a origem destes robots e o seu sentido neste mundo. Hank Green explora de modo magistral a forma como lidamos com o medo e o desconhecido, e como as redes sociais transformaram aquilo que entendemos por fama.
No seu fantástico romance de estreia, Hank Green revela-nos a história de uma jovem que se torna acidentalmente famosa — para logo se encontrar no epicentro de um mistério muito maior do que poderia imaginar.

OPINIÃO:
Assim que li a sinopse deste livro admito que não fiquei muito curiosa, verdade seja dita que não adianta muito, mas assim que comecei a ler eu fiquei completamente rendida. A história da April May é diferente o que torna a leitura bem estimulante, mas o autor também abordou vários temas bastante atuais. Este é daqueles livros que eu considero perfeitos para os mais jovens, fora ter uma aventura e um mistério bastante envolvente, retrata assuntos que têm que ser discutidos e que são bastante importante para que os jovens entendam que nem tudo é o que parede.

Hoje em dia o nosso dia-a-dia é quase dependente da Internet e se antigamente ser "famoso" era complicado, hoje qualquer pessoa com um computador e um sorte consegue alcançar milhares e milhares de pessoas. Isto faz com que cada vez mais jovens vejam o "sucesso" na Internet como um objetivo a alcançar, seja por fotos, vídeos ou mesmos comentários, cada vez é mais importante ter sucesso nestas plataformas. O problema é exatamente este, o "querer ser conhecido" e infelizmente muitas pessoas fazem coisas impensáveis para alcançarem o que pretendem. Este livro é um grande "abre olhos" neste aspeto, afinal de contas a April May era uma jovem "normal" que descobre algo novo e sendo a primeira a divulgar esta novidade no planeta terra fica reconhecida na Internet. O problema não é este ponto inicial, o que aconteceu depois para ela "manter" esta popularidade e reconhecido é que leva a grandes consequências.

Neste livro conhecemos a April May, uma jovem que numa noite normal encontra uma espécie de estátua gigante no meio da cidade e visto ela ser de artes fica completamente encantada e chama o seu melhor amigo para gravarem um vídeo. No início tudo parecia ser algo bastante divertido e que foi feito meramente por acaso, mas quando colocam o vídeo na Internet e descobrem que existem muitas mais destas "estátuas" ao redor do mundo e ninguém consegue explicar, a April fica conhecida como a primeira pessoa a descobrir estas "coisas". O mundo dela e dos amigos vai mudar completamente e tem que fazer escolhas que vão influenciar por completo a sua vida. Pode não parecer algo interessante, mas acreditem, esta história tem muito mais do que além deste mistério e a cada nova página temos algo novo e interessante que faz com que o leitor fique preso à história.

Eu tenho que admitir que o que mais cativou-me nesta história não foi o mistério em si, claro que queria saber a resolução deste assunto e uma explicação para isto, mas o que mais gostei e fez com que ficasse realmente presa ao livro foi a própria personalidade da April. A April é uma rapariga bastante segura de si mesma, não tem problema nenhum em admitir quem ela é, mas ao longo da história vamos a vendo a alterar pequenas coisas em proveito do sucesso. E isso é completamente normal, afinal de contas ela estava com uma enorme pressão em cima, mesmo em algumas situações eu não ter gostado das suas atitudes, era compreensível devido ao que estava a passar. Mas acima de tudo vamos ver a April a mudar e a aprender com os erros, tornando assim a personagem bastante realista. 

Neste livro também temos outras personagens incríveis que sinceramente eu gostava de ter sabido muito mais sobre eles, infelizmente o livro é muito focado na April e temos outras personagens tão interessantes que cheguei ao fim com pena de não saber muito mais sobre elas. Por exemplo, duas personagens que também gostei bastante foi o Andy (melhor amigo da April) e a Maya (ex-namorada da April) e no final sinceramente gostava de saber um pouco mais sobre eles. Mas um dos pontos principais deste livro é o mistério e sim, é interessante, afinal passamos o livro inteiro a tentar perceber o que são e o que estão a ali a fazer, sinceramente no início até pensei que fosse algo super simples e não houvesse mistério nenhum, mas existe sim e é bem interessante a forma como é necessário juntar todas as pessoas para o resolver. O mundo está cada vez mais dividido e existir algo que é necessário juntar populações de vários países para se chegar a alguma conclusão é algo bastante interessante. Claro que quando existe algo assim grandioso que irá afetar o mundo, existe os que são contra e também isto está presente no livro e é bem curioso.

Uma Coisa Absolutamente Incrível é um livro com uma escrita fabulosa, bastante envolvente e com uma pitada de ficção cientifica, mas acima de tudo divertida. Este livro retrata temas importantes tal como fama, união e amizade de uma forma bastante interessante e original. É uma leitura bastante diferente do que estou habituada, mas que recomendo imenso, Hank Green desenvolveu esta história de uma forma incrível que é perfeito para refletirmos um pouco em coisas importantes, mas de uma forma leve, descontraída e divertida.

Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.