O marcante regresso de Emma Donoghue com O Prodígio
Depois do sucesso de O Quarto de Jack, autora inspira-se em relatos históricos para criar um drama intenso.
Depois do grande sucesso de O Quarto de Jack e de ter sido nomeada para o Óscar pela adaptação deste romance para o cinema, Emma Donoghue inspira-se uma vez mais em relatos reais e situa o enredo de O Prodígio na Irlanda do séc. XIX, criando, novamente, uma personagem infantil marcante.
Anna tem 11 anos e é um inexplicável “prodígio da fé”, sobrevivendo sem quaisquer consequências a um longo período de jejum, o que atrai curiosos e devotos. Quando Lib Wright, enfermeira inglesa formada por Florence Nightingale na Guerra da Crimeia, é contratada para velar por Anna, dia e noite – para desmascarar a possível fraude ou confirmar as circunstâncias miraculosas – tudo parece mudar e a menina começa a definhar inexoravelmente.
Numa Irlanda vergada pela Grande Fome, Emma Donoghue constrói um complexo drama sobre a fé, a moral, o fundamentalismo, e sobre como o amor e a esperança podem triunfar sobre o mal.
Sinopse: A jovem Anna recusa-se a comer e, apesar disso, sobrevive mês após mês, aparentemente sem graves consequências físicas. Um milagre, dizem.
Mas quando Lib, uma jovem e cética enfermeira, é contratada para vigiar a menina noite e dia, os acontecimentos seguem um diferente rumo: Anna começa a definhar perante a passividade de todos e a impotência de Lib. E assim se adensa o mistério à volta daquela pobre família de agricultores que parece envolta num cenário de mentiras, promessas e segredos.
Prisioneira da linguagem da fé, será Anna, afinal, vítima daqueles que mais ama?
A Autora: Emma Donoghue nasceu em Dublin, em 1969. É duplamente emigrante. Passou oito anos em Cambridge, Inglaterra, a tirar um doutoramento em literatura do século XVIII, antes de se mudar para London, Ontario. Por outro lado, Emma Donghue também migra entre géneros literários: escreve argumentos assim como novelas históricas e contemporâneas e contos.
O seu bestseller internacional O Quarto de Jack foi finalista do Man Booker, Commonwealth e Orange Prizes e premiado com diversas distinções. A autoria do argumento para o filme O Quarto valeu-lhe uma nomeação para o Óscar de melhor adaptação de argumento original.
Novidade:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.
Comentários que não são construtivos não serão aceites.