25/04/2017

Opinião | "O Coração de Simon Contra o Mundo" de Becky Albertalli

Título: O Coração de Simon Contra o Mundo
Autor: Becky Albertalli
ISBN: 978-972-0-04865-3
Edição ou reimpressão: 03-2017
Editor: Porto Editora
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 248

Sinopse: Simon Spier tem 16 anos e os únicos momentos em que se sente ele próprio são vividos atrás do computador.
Quando Simon se esquece de desligar a sessão no computador da escola e os seus emails pessoais ficam expostos a um dos colegas, este ameaça revelar os seus segredos diante de toda a escola.
Simon vê-se, assim, obrigado a enfrentar as suas emoções e a assumir quem verdadeiramente é perante o mundo inteiro.


OPINIÃO:
Assim que este livro foi lançado eu fiquei curiosa, mas sinceramente não estava à espera de nada em especial, pelo contrário, eu até pensava que poderia ser um pouco mais infantil, mas devido ao tema eu queria ler na mesma e eu não poderia estar mais errada. O livro foi sensacional, eu sinceramente não estava nada à espera do que eu encontrei, foi envolvente, cativante, mas principalmente tão verdadeiro que parecia que realmente estava a viver os problemas destas personagens.

Neste livro conhecemos o Simon, um jovem que só consegue ser ele próprio em frente ao computador quando troca mensagens que uma pessoa mistério. Mas um dia ele está tão ansiosa para ler o email dessa pessoa que entra no email num computador da escola e esquece-se de a desligar. As coisas não correm bem, quando um colega vê a sessão aberta, lê os emails dele e após descobrir o segredo de Simon ameaça-o que ele tem que o ajudar ou conta a todos o que esconde.

O livro é sensacional, a história é tão adorável e está tão bem elaborada que envolveu-me de tal forma que a autora realmente conseguiu que eu sentisse-me presente na trama. O tema é sim forte e pesado, mas aqui é descrito de uma forma tão leve, descontraída e até divertida em alguns momentos, que consegue mostrar a verdade sem que seja "um drama" e transmite que todas as pessoas merecem a serem como querem, independentemente das suas escolhas. É um livro intenso que me arrebatou deste as primeiras páginas, mas principalmente é essencial para os jovens (e também para muitos adultos) dos dias de hoje.

Relativamente às personagens só tenho a dizer que adorei-as, o Simon é tão adorável e incrível que eu só queria conseguir entrar no dentro do livro e abraçar a personagem. Ele também é tão forte e incrível que sinceramente até é um exemplo para muitos adolescentes, afinal de contas ele passou por muito e conseguiu sempre ultrapassar. O Simon não tem vergonha de ser quem é, apenas tem medo é que os familiares e amigos vão falar e dar uma maior importância do que realmente é necessário e claro, que os amigos passem a olhar para ele de uma forma diferente. Mas mesmo assim ele sabe quem é, sabe o que o faz feliz, apenas ainda não chegou a hora de contar. E isso só faz com que ele seja tão incrível, muitas pessoas não aceitam o que são e o Simon não. Ao longo do livro também temos outras personagens que são fantásticas como as irmãs do Simon e até mesmo os amigos dele, ele tem um grupo tão fofo que era tão bom ler todas as cenas em que eles apareciam pois notava-se realmente a amizade e a cumplicidade. A autora realmente conseguiu transmitir esta relação da amizade tão bem que quando lemos quase que nos sentimos dentro do grupo e é tão bom ler sobre amizades tão bonitas. Claro que existem uns que gostei mais do que outros, mas isso é o que fez deste grupo de amigos ser tão especial, pois foi possível visualizar o realismo, pois cada um tem os seus problemas e personalidades e a autora conseguiu mostrar e transmitir isso na perfeição.

Também o romance é tão bonito que cheguei a um ponto de ter medo de não saber a verdade, afinal de contas o Simon e o Blue apenas se contactam por email e ao longo de todo o livro vemos como a relação vai evoluindo e realmente torci para que o Blue ganhasse coragem para admitir quem era. Os email entre eles são tão fofos, divertidos e até atrevidos de uma forma que eles não são fora do computador, afinal ali eles sabem que podem contar tudo sem ser julgados por pessoas preconceituosas que não aceitam a escolha deles. Todos as conversas deles são tão marcantes que realmente era uma das partes que mais gostei de todo o livro, pois realmente víamos o verdadeiro Simon naqueles emails.

Como o Simon troca emails entre o Blue, eles não sabem quem é um e o outro, eles preferem o anonimato. Como andam na mesma escola eles têm medo de não conseguirem serem eles mesmo "cara a cara" e por isso apenas sabem pequenos pormenores um do outro e nada mais. Assim temos um pequeno mistério ao longo do livro, onde o Simon vai tentar descobrir quem é o Blue através dos emails e claro que vai achar que é o colega x ou y. Até eu própria comecei a arranjar algumas teorias, mas a verdade é que a autora soube construir uma trama perfeita e o mistério foi essencial para o livro, não é algo apenas para ser diferente, pelo contrário, é algo que conquista e é uma das razões que prende o leitor à história.

Já a escrita da autora é bastante rápida e simples, a autora consegue envolver o leitor, mas realmente vi uns pequenos problemas, mas como a história e os personagens é tão bom, realmente não foi algo que dei muita importância, porque no final de contas o livro tem a sua mensagem e consegue transmitir exatamente aquilo que pretende. Por isso eu gostei imenso e os pequenos problemas que vi na escrita não influenciou em nada a minha opinião final.

Na verdade acho que nunca li nenhum livro onde a personagem principal era gay/lésbica, já li vários onde o/a melhor amigo/a é gay/lésbica, mas tenho quase a certeza que um livro onde o ponto principal e toda a história era centrada nesse personagem eu acho que nunca tinha lido (se li não me lembro) e não foi por preconceito, eu tenho várias amigas lésbicas e conheço vários rapazes gays e não existe diferenciação. No tempo em que vivemos infelizmente ainda existe diferenciação e à quem ainda não consiga aceitar, mas è tempo de mudar, porquê é que a sexualidade ainda tem que ser um tabu e o "normal" é ser hetero? Porquê é que uma pessoa LGBT é menos "normal" que um hétero? Porquê é que não podemos gostar, sentir e viver o que nos faz feliz? Mas principalmente tem que ser alterado a cabeça das pessoas, afinal já vivemos num século em que temos liberdade suficiente para dizer o que queremos e porquê é que um rapaz quando namorada com uma rapariga não tem problema nenhum em admitir e até os familiares fazem aquelas piadas parvas de felicidade, mas quando é um rapaz/rapariga a gostar de uma pessoa do mesmo sexo tem que "sair do armário" e tem que ter coragem de contar com medo que não vão aceitar. Primeiro acho que qualquer pessoa deveria ser capaz de admitir para si mesma que gosta de alguém do mesmo sexo sem se sentir que é diferente, pois não é, apenas gosta de alguém do mesmo sexo tal como uma outra pessoa gosta de outra que tem cabelo castanho e também não tem que ter receio do que os outros vão pensar, afinal ninguém tem nada a ver com isso.
Claro que isto é uma ilusão, pois infelizmente tudo começa na infância onde os desenhos animados, brinquedos, etc, são diferenciados entre sexos e mostram um casal como homem e mulher e não de outra forma. Depois, claro que ainda temos a tão famosa "religião" e tudo o que traz, mas não vou entrar por aí que é outro tema que dava uma grande discussão. Mas o ponto principal é que cada um tem que ter a possibilidade de escolher o que quer sem se preocupar com o que os outros vão pensar, tem que ser capaz de se sentir bem consigo próprio e ser si mesmo e as pessoas têm que saber respeitar o que os outros querem. E a palavra "diferença" para mim não pode ser aqui colocada, as pessoas LGBT não são diferentes, são pessoas que querem dar e receber amor, seja a outra pessoa ou a si mesma para encontrar a felicidade!

Desculpem o enorme texto sobre o tema, mas irrita-me profundamente estes preconceitos sobre a sexualidade, afinal de contas cada pessoa tem o direito de ser feliz, independentemente de aquilo que a faz feliz, claro, desde que não acabe com a felicidade do outro e um preconceituoso que não venha dizer que ver dois gays/lésbicas a beijarem-se acaba com a sua felicidade, pois essa pessoa é que não é normal por não respeitar as escolhas dos outros! Este livro retrata perfeitamente este tema de uma forma tão leve, descontraída e divertida que apenas tenho a dizer que deve ser lido por todos os jovens para tentarem compreender um pouco melhor e não serem preconceituosos, pois afinal cada um tem direito a ser feliz!

Este é daqueles livros que me conquistou desde a primeira página e capítulo a capítulo só fez eu apaixonar cada vez mais por esta personagem maravilhosa que é o Simon e ler algo bastante real e forte, mas de uma forma mais leve que ajuda a compreender melhor o tema, por isso é perfeito para as crianças que estão a entrar na adolescência e que infelizmente os pais não falam tanto sobre estes temas, o que faz por vezes a criança não compreender, porque, tal como já disse, infelizmente a media ainda retrata o casal "normal" como sendo homem e mulher e isto tem que ser alterado. Os adolescentes têm que saber que uma pessoa LGBT não é uma escolha, não é uma doença, mas sim algo completamente normal que tem que ser debatido como tal. Um livro fantástico que recomendo imenso, seja para adolescentes, mas também para pais e educadores, para que estes também ensinem as crianças desde cedo que não existe diferenciação entre pessoas. 

Leitura com o apoio:

2 comentários:

  1. Olá!
    Não conhecia este livro. Parece ser um livro muito interessante mesmo.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.