22/10/2016

Opinião | "Muito Mais que 5 Minutos" de Kéfera Buchmann

Título: Muito mais que 5 Minutos
Autor: Kéfera Buchmann
ISBN: 9789897542411
Edição ou reimpressão: 09-2016
Editor: Marcador
Idioma: Português
Dimensões: 156 x 228 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 144

Sinopse: Com uma mistura de humor, improviso e sinceridade chocante, Kéfera Buchmann é hoje um dos maiores fenómenos da net brasileira. O canal que gere desde 25 de julho de 2010 no YouTube, 5inco Minutos, é visto por milhões de pessoas. Mas de onde veio o furacão Kéfera? É disso que nos fala neste livro, que reúne algumas das suas histórias de infância e adolescência, anteriores ao fenómeno que ela é hoje. Sem papas na língua, escreve sobre relações, fala do primeiro beijo, confessa puros momentos de… aperto e aborda temas difíceis, como o bullying de que foi vítima na escola. O resultado é muito mais do que um livro de alguém famoso, mas igual a todos nós.

Opinião:
Para quem não sabe quem é a Kéfera, ela é uma youtuber brasileira que eu adoro e já acompanho a algum tempo. Eu gosto imenso da forma como ela leva a vida e o modo como ela ultrapassou, e ultrapassa, alguns dos seus problemas. Infelizmente eu não a acompanho desde o início, mas assim que a descobri eu vi praticamente todos os seus vídeos e claro que fiquei com uma ideia do seu percurso de como ela era antes de entrar no youtube até à mulher poderosa que é hoje, mas não sabia os pormenores e como é óbvio que queria ler o livro dela.

Neste livros a Kéfera mostra como ela era antes de entrar no youtube e basicamente conta todo o seu percurso até publicar o seu primeiro vídeo. Aqui ela mostra como foi a sua adolescência, conta como foi vítima de bullying, as suas primeiras paixões, como foi estudar num colégio católico, mas até mesmo assuntos mais íntimos, como por exemplo depilação feminina. Sim é verdade, quem conhece a Kéfera pelos seus vídeos sabe que ela diz o que quer e o que bem lhe apetece de uma forma bem humorada e este livro não é exceção.

Sem dúvida um livro viciante e verídico, com uma narrativa bastante engraçada, onde mesmo os assuntos mais pesados são retratados de uma forma leve e descontraída, não para julgar o leitor, mas sim para mostrar a realidade. que infelizmente muitos adolescentes passam hoje em dia.

A Kéfera quis não só dar a conhecer a sua adolescência, mas também relatar que infelizmente nos dias de hoje ainda existe crianças a sofrerem de bullying e a serem mal tratadas por serem diferentes, por não terem os padrões que a sociedade impõe, ou simplesmente porque existe crianças maldosas. 

Eu gostei do livro, porque a Kéfera é sincera e bastante direta no que quer dizer, não tenta amenizar os problemas quando sabe perfeitamente que o melhor é ser o mais frontal possível. Mas o melhor de tudo é que a Kéfera conseguiu transitar o humor que ela mostra nos seus vídeos para a escrita. Eu fartei-me de rir enquanto o lia, cada página é algo novo que a Kéfera conseguiu transmitir com imenso humor e divertimento.

Além de um livro bastante divertido, alegre, mas também sincero e que retrata alguns assuntos sérios, ao longo do livro temos fotos super fofas que só faz com que a leitura seja ainda mais divertida. Relativamente à escrita não posso dizer muito mais, pois o livro quase parece com um diário, não no mau sentido, pelo contrário, só faz com que pareça com que a Kéfera esteja a falar diretamente para nós e isso faz com que a leitura seja ainda mais dinâmica e cativante. É uma leitura bastante rápida e divertida que eu acho ideal para quem, tal como eu, gosta do trabalho desta youtuber e quer saber um pouco mais sobre ela, para ficar a conhece-la um pouco melhor, mas principalmente compreender alguma das atitudes dela.

Leitura com o apoio:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.