05/08/2016

Opinião | "Anexos" de Rainbow Rowell

Título: Anexos
Autor: Rainbow Rowell
ISBN: 9789897102493
Edição ou reimpressão: 05-2016
Editor: Edições Chá das Cinco
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 228 x 22 mm
Encardenação: Capa mole
Páginas: 352

Sinopse: Beth e Jennifer sabem que alguém está a monitorizar os seus e-mails de trabalho (toda a gente na redação sabe, é política da empresa). Mas, mesmo assim, não conseguem levar os avisos a sério. Insistem em enviar uma à outra e-mails hilariantes e intermináveis, em que discutem tudo sobre as suas vidas privadas. Lincoln O’Neill não acredita no seu novo trabalho - ler os e-mails de outras pessoas. Quando se candidatou para "supervisor de segurança na Internet" imaginava-se a combater a pirataria ou a construir firewalls - e não a escrever relatórios entediantes sempre que um jornalista envia uma piada porca.
Um dia Lincoln depara-se com a correspondência de Beth e Jennifer e, apesar de saber que não a deveria ler, é incapaz de resistir às histórias cativantes. Quando finalmente se apercebe de que está perdidamente apaixonado por Beth, já é tarde demais para se apresentar. Como conseguiria ele sequer explicar?

Opinião:
Este livro é o terceiro que leio da autora e estava bastante apreensiva, pois não sabia se iria gostar. Eleanor & Park foi uma pequena desilusão e mesmo tendo gostado de Fangirl, o final também desiludiu-me. Mas Anexos foi uma agradável surpresa, mas dei a mesma pontuação que os livros anteriores pelo simples fato de que a primeira parte do livro é bastante maçadora e custou a passar a metade do livro, mas depois foi maravilhoso e gostei imenso.

Neste livro conhecemos o Lincoln, um jovem que tem como trabalho ler os emails das pessoas que trabalham na empresa, basicamente o trabalho dele é ver se existe ameaças para a empresa e é nesses emails que começa a ler a correspondência entre as duas colegas e amigas Beth e Jennifer.
Em paralelo temos os emails que a Beth e a Jennifer trocam entre elas e ficamos a conhecer um pouco da vida de ambas.

O livro está dividido com capítulos narrados pela perspetiva do Lincoln e outros capítulos com os emails da Beth e da Jennifer, desta forma ficamos a conhecer ambas as personagens, mas de uma forma bastante diferente que cativou-me imenso. O melhor da primeira parte foram sem dúvida os emails das duas, pois o Lincoln é um jovem que não tinha perspetivas para o futuro, não acreditava em si mesmo e era bastante chatinho, ele não tinha objetivos nem sonhava em realizar certas coisas, ele apenas aceitava o que tinha e continuava a viver assim, vivia em casa da mãe e não mostrava que queria mudar isso. Eu não gostei nada porque a autora conseguiu transmitir no livro todo essa modo depressivo que ele tinha o que fez eu própria sentir-me assim e os capítulos com os emails era o que alegrava a história.

Mas a partir do momento em que ele está tão envolvido nos emails, ele vê-se apaixonado pela Beth e vai começar a fazer algo por ele mesmo, primeiro com pequenas coisas como ir ao ginásio, mas isso faz com que a sua própria atitude com ele próprio mude e ele comece a desejar algo mais para si mesmo. O melhor do livro foi sem dúvida esta mudança do Lincoln, ele não só cresce, mas começa a ver que a vida dele não era só aquilo, percebe que ele tem capacidades para muito mais e principalmente aceita o passado e vê que tem que seguir em frente com a sua vida e tentar fazer o melhor proveito dela.

Já a Beth é uma jovem que basicamente sustenta o namorado cantor e mesmo tendo sonhos de um dia casar e ter filhos, ela percebe que aquele namorado não pensa o mesmo e começa a por em causa a sua relação com ele. A Beth notou-se ser uma mulher decidida e cheia de sonhos e desejos, mas também sente que com o homem que está no momento não vai conseguir alcançar tudo o que quer e começa a pensar no que é melhor para ela. Eu gostei desta personagem, mesmo a conhecermos por emails, ela relata tudo da sua vida à amiga e ficamos a saber praticamente tudo e eu gostei imenso, talvez o único aspeto que tenho a criticar é que ela deveria ter sido mais decidida à mais tempo, mas de resto foi uma personagem bastante bem construída que deu vontade de conhecer a sua história.

No decorrer do livro também conhecemos a história da Jennifer e do seu marido e eu tenho a dizer que adorei ela e que sem dúvida eu adorava ler destes dois mais pormenorizadamente. A Jennifer é uma personagem que me tocou principalmente por ser tão parecida comigo e gostaria de saber mais sobre este casal, quase a certeza que isso não vai acontecer, mas seria bastante bom pois são dois personagens com um passado (e presente) bastante interessante.

Tenho que admitir que a primeira parte foi um pouco cansativa, mas a partir do meio foi uma leitura bastante rápida, eu só queria chegar ao final para saber como tudo ia ficar e, ao contrário do que eu pensava, a autora fez um final como deve ser (sim é verdade). Finalmente Rainbow Rowell deu um final digno, não é um final maravilhoso, mas eu aceito e, neste livro, concordo que foi um final bom e sim, eu gostei de como terminou. Sinceramente nunca pensei que diria uma coisa destas a um livro desta autora, mas posso afirmar que finalmente Rainbow Rowell conquistou-me e estou ansiosa para ler mais dela. A escrita é simples e fluída, a história é interessante e ainda conseguiu colocar um pouco de história em todo o drama da passagem de 1999 para 2000, o que fez com que o livro ficasse mais rico em informações, tornando-o assim numa agradável surpresa!

Leitura com o apoio:

2 comentários:

  1. Hace mucho tiempo que no leo algo de Rowell :S Tal vez tendría que probar con algún nuevo libro de ella.

    Mil gracias por la reseña <3

    Un beso grande

    Nati

    http://khaleesigeek.blogspot.com.ar/

    ResponderEliminar
  2. Li Eleanor & Park e não achei nada de especial... Mas queria ler mais livros da autora e já ouvi falar bem deste. Talvez seja o próximo ;)

    http://sayhellotomybooks.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.