14/06/2016

Opinião | "Páginas de Uma Viagem" de Paullina Simons

Título: Páginas de Uma Viagem
Autor: Paullina Simons
ISBN: 9788416502530
Edição ou reimpressão: 04-2016
Editor: HARPER COLLINS
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 203 x 45 mm
Encardenação: Capa mole
Páginas: 672

Sinopse: Apaixonar-se era a parte fácil…
Chloe está a poucas semanas de ir para a Universidade quando embarca numa viagem pela Europa com o namorado e os seus dois melhores amigos. O destino é Barcelona, com a promessa de romance e mistérios, mas primeiro deverão fazer um périplo pelas históricas cidades da Europa de Leste para saldar uma velha dívida familiar.
Enquanto percorrem os desconhecidos enclaves do mundo pós-comunista numa viagem de comboio. Chloe conhece um rapaz que vai para a guerra. Johnny tem uma guitarra, um sorriso contagioso e uma vida inteira de segredos.
O trajeto pelo velho continente converte-se numa perigosa viagem pelo lado obscuro do passado da Europa e de Johnny; uma jornada que ameaça destruir os vínculos que unem os quatro amigos de toda a vida. De Riga a Trieste, passando por Treblinka, Chloe vai enfrentar os seus mais profundos desejos quanto estes põem em risco o futuro que ela pensou que queria.
Para Chloe e Johnny só uma coisa é certa: seja qual for o destino, as suas vidas nunca mais voltarão a ser as mesmas.

Opinião:
Páginas de Uma Viagem foi o primeiro livro que eu li da autora Paullina Simons e eu sempre fui curiosa com a outra série da autora, mas como os livros são enormes e sei que são bastante dramáticos e por isso decidi começar por um mais atual e quando este livro foi lançado em Portugal eu sabia que o tinha que ler para iniciar esta autora.

Neste livro conhecemos a história da Chloe e dos seus 3 amigos que decidem ir fazer uma viagem pela Europa e têm como destino final Barcelona. Durante a viagem conhecem um rapaz chamado Johnny que tem imensos segredos mas rapidamente conquista a Chloe e a partir daqui a Chloe tem que fazer escolhas que irão mudar o seu rumo, desde seguir o seu coração, mas deixar o namorado para trás, ou seguir o que conhece e manter-se junto aos seus amigos.

O livro está dividido em três grandes partes que dizem respeito ao antes, durante e depois da viagem. A primeira parte é excelente, tem um tamanho bastante bom e aqui vemos o quanto o grupo tem que lutar para convencer os pais a deixarem eles irem fazer esta viagem. Já a segunda parte que é a viagem propriamente dita, é bastante grande e o livro desiludiu-me um pouco esta parte é enorme e cheia de pormenores que muitas vezes era cansativo e a terceira parte foi bastante rápida e achei que a autora depois de muita história simplesmente queria escrever o final mostrando o que aconteceu e pronto, deixando de lado os pormenores que ao meu ver eram muito mais importantes nesta última parte.

Mesmo assim eu tenho que admitir que o livro é bastante bom, principalmente para quem gosta de história, ou simplesmente tem curiosidade pelo que aconteceu no mundo pós-comunista, este livro é recheado de histórias e a autora descreveu os locais de uma maneira tão boa que parece que estamos lá, ou pelo menos apetece fazer as malas e também fazer o percurso que este grupo fez. Claro que por vezes tantos pormenores torna a história cansativo, mas é isso que faz com que o livro seja tão bom e quando chegamos ao fim acreditamos que o livro deu algo a mais e que aprendemos realmente com esta leitura.

As personagens são os típicos adolescentes que estão naquela altura de terminaram o secundário e estão prestes a entrar na universidade e querem ter um último momento de liberdade e diversão e querem é viver o presente. Eu não gostei da Chloe e dos amigos, chegaram a irritar-me a forma como eles lidavam entre eles e até as atitudes deles, mas acho que deve-se à idade deles. O Johnny primeiro até gostei dele, era misterioso e fiquei interessada em saber o que ele escondeu, mas depois vi que ele era nada mais que uma criança mimada e desiludiu-me imenso, eu estava à espera de outra reviravolta e principalmente outro final.

A escrita da autora é bastante envolvente e sabe descrever como ninguém o espaço envolvente, o que faz com que o leitor visulize perfeitamente onde está a acontecer a ação e queira saber mais sobre aquele espaço. A nível histórico o livro é sensacional, a viagem que eles fazem, os locais que visitam tudo é descrito tão bem que dá vontade de ir visitar os locais. Mas a história em si não foi o que eu estava à espera, mesmo assim recomendo imenso pois é uma excelente leitura para quem gosta de viagens e história.

Leitura com o apoio:

1 comentário:

  1. Olá. Estou muito curiosa com este livro porque a trilogia publicada cá (na verdade não publicaram a trilogia porque a editora desistiu de publicar o último livro) é uma das histórias que mais adorei dentro deste género e que considero inesquecível. Apesar de ter coisas tristes é acima de tudo uma história de amor maravilhosa. Isto levou-me a postar aqui para questionar como é a parte de romance deste livro?? beijinhos

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.