01/02/2016

Opinião | "Quando as Estrelas Caem" de Amie Kaufman e Meagan Spooner

Título: Quando as Estrelas Caem
Autor: Amie Kaufman e Meagan Spooner
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 360
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896576066
Dimensões: 157 x 236 x 25 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: Um romance intenso. Uma história de amor. O Titanic distópico.
É uma noite igual às outras a bordo da Ícaro, os passageiros divertem-se. 
Tarver convida Lilac para ver as estrelas. 
Então, a catástrofe abate-se sobre a enorme nave de luxo: de súbito é puxada para fora do hiperespaço e despenha-se no planeta mais próximo. 
Lilac Laroux e Tarver Merendsen sobrevivem. E estão sozinhos.

Opinião:

Desde que este livro saiu lá fora que eu queria imenso o ler e assim que foi publicado cá em Portugal eu sabia que tinha que ser uma leitura obrigatória e assim que o comprei eu li e tenho que a dizer que surpreendeu-me e gostei bastante. Mas antes de mais tenho que dizer que tenho pena que a editora tenha mudado a capa do livro, eu sou daquelas pessoas que até gosta da capa portuguesa, mas a original é muito melhor e fiquei desiludida, mas pronto, pelo menos o livro chegou cá a Portugal.

A história deste livro passa-se no futuro em que não é só na Terra que se pode viver, existem cada vez mais planetas a serem colonizados pelo Homem, mas como as viagens no espaço demoram muito tempo é necessário terem naves espaciais que viaje por uma espécie de canal que chamam de hiperespaço, para irem de um planeta para outro. Uma dessas naves é a Ícaro que é considerada uma das melhores naves, mas uma catástrofe acontece na nave, sai do hiperespaço e cai no planeta mais próximo. Apenas duas pessoas sobrevivem, Lilac Laroux, filha do homem mais rico do universo, e Tarver Merendsen, um herói da guerra. Lilac e Tarver vêm num planeta desconhecido e mesmo tendo aspeto de ter sido habitado, descobrem que não está e que eles estão completamente sozinhos.

Eu adorei a história e surpreendeu-me imenso, eu pensava que seria apenas um romance simples entre duas pessoas de classes sociais que estavam sozinhos no meio do nada, mas enganei-me, é muito mais do isso, cheio de mistérios e ação que me prendeu do início ao fim e até admito que em alguns momentos fiquei com receio de tudo o que estava a acontecer.

A Lilac é a típica menina rica e mimada que por ela não mexia um dedo e ficava sentadinha à espera do papá, mas o Tarver faz com que ela "acorde para a realidade" e veja que tem que lutar para conseguir sobreviver e é aqui que ela cresce e a partir do momento em que a Lilac concorda que tem que sobreviver por ela própria é que eu comecei a gostar dela, até lá ela enervou-me imenso, era uma autêntica princesinha que não queria fazer nada e não admitia que precisava de ajuda.

Já o Tarver é outra história, eu adorei-o. Ele já passou por muito e sabes bem o que deve fazer ou não fazer. Por vezes ele também enervou-me um pouco porque pensava demasiado, ele não seguia apenas os seus sentimentos, mas é compreensível após conhecermos todo o seu passado e eu adorei esta personagem. Tarver é um rapaz forte e destemido que me conquistou completamente.

Algo que me surpreendeu imenso é o mistério que temos naquele planeta. A Lilac e o Tarver começam a ver coisas que não são reais e a terem flashes do futuro, o que é bastante intrigante e até certo ponto fiquei com medo do que poderia ser tudo aquilo e no fim é algo bastante interessante e faz pensar e eu fiquei bastante admirada com tudo o que as autoras fizeram. Sem dúvida foi algo que fez toda a diferença e eu adorei.

A única crítica que faço ao livro é a escrita fraca das autoras, em certos momentos esperava mais e a própria história merecia mais, mas não foi suficiente para que eu gostasse menos do livro, apenas abstrai-me da escrita e dei mais atenção à história e ao mistério que temos naquele planeta. Um livro recheado de ação, aventura, romance, magia e ficção cientifica, onde nem tudo é o que parece e principalmente recheado de reviravoltas.

No goodreads dei a pontuação máxima, pois acreditem eu gostei imenso da história da Lilac e do Tarver. Recomendo imenso para as pessoas que gostam de aventuras no espaço e claro, de distopias diferentes.

Classificação: 5 Estrelas no Goodreads

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.