28/07/2015

Opinião | "Incarnate - Encarnação" de Jodi Meadows

Título: Incarnate - Encarnação
Autor: Jodi Meadows
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 352
Editor: Lápis Azul
ISBN: 9789898730206
Dimensões: 138 x 207 x 23 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: Quando Ana nasceu, o mundo mudou. Durante cinco mil anos, o mesmo milhão de almas renasceu uma e outra vez, guardando consigo a memória das experiências vividas e de tudo o que aprenderam. Mas Ana é nova. Não é nenhuma das almas que todos conhecem desde o princípio de tudo e, por isso, a sua existência é, para muitos, perturbadora. 
Temida ou desprezada pela maioria, incluindo a sua própria mãe, Ana quer apenas descobrir quem é e porque nasceu. São essas as razões que a levam a partir em busca de respostas. Mas a perigosa jornada até a cidade Coração é apenas o início da aventura e, contando apenas com a proteção de um amigo inesperado, Ana está longe de imaginar que o seu mistério se prende com o coração da própria cidade.

Opinião:

Quando este livro foi anunciado cá em Portugal fiquei bastante curiosa, além de que a capa é simplesmente linda, é sem dúvida uma das mais bonitas que eu tenho neste momento, mas a própria história também cativou-me e assim que cá chegou comecei logo a lê-lo, mas no fim fiquei desiludida, o livro é interessante, mas ficou tanta coisa em aberto e por explicar, que no fim não achei fabuloso.

Incarnate conta a história de uma sociedade em que as pessoas renascem sempre, desde que se lembram após morrerem, voltam a nascer e isto já acontece à cinco mil anos, mas Ana é diferente, é a primeira alma a nascer durante este tempo e as pessoas não aceitam isto. Quando a Ana chega aos 18 anos, vai à procura de informações do porquê de ter nascido e quem afinal é ela. Durante esta viagem conhece Sam que a ajuda a chegar à cidade para ela encontrar as informações que procura.

A premissa do livro é bastante interessante, temos uma sociedade em que apenas existem aquelas pessoas e elas após morrerem, renascem sempre. Mas tive alguns problemas, não sabemos se é um universo alternativo e sempre foi assim, ou se é algo do futuro e eles são alguma experiência ou algo parecido, mas nunca nos é dito de onde veio esta população de Coração e o porquê de serem assim. Também temos uma espécie de drama ao decorrer da história, mas quando chegamos ao fim tudo fica ainda mais estranho e se no início já era complicado perceber, chegámos ao fim ainda com mais perguntas que não são respondidas. Também as personagens secundárias são bastante mesquinhas, parece que entrámos numa sociedade que não aceita mais nada além do que conhece ao longo dos cinco mil anos, tudo o que é novo é rejeitado e são horríveis para aquilo que é novo, que é o caso da Ana, que como é uma pessoa nova é considera "sem alma", mas é uma estupidez, porque se nasceu é óbvio que tem alma, apenas é uma "nova alma". Outra das coisas que achei estranha ao longo da leitura, foi que as pessoas quando renascem, podem voltar a nascer no corpo de um homem ou de uma mulher, independentemente de quem foram na sua vida passada, era estranho, pois eu não conseguia ver o nosso personagem principal masculino no corpo de uma mulher, era estranho pensar nisso.

O lado bom do livro é que no fim a Ana tem a resposta para as suas perguntas, sabemos o porquê de a Ana ter nascido, pelo menos isso. Também gostei imenso do romance que é desenvolvido, o Sam é fantástico e super fofinho, não temos muita informação sobre o passado dele, mas percebemos o quanto ele é triste e precisa de alguém e a Ana veio mudar completamente o mundo dele. Outro dos aspectos que mais gostei foi o facto de, como as pessoas podem resnancer com qualquer dos sexos, quando voltam a encontrar a pessoa que amam, podem ser ambos do mesmo sexo, e gostei de ver como esta sociedade não tem preconceitos com relações entre pessoas do mesmo sexo, para eles é completamente normal e é sem dúvida uma lição para muitas pessoas ainda hoje não compreendem e não aceitam. Ao logo do livro também nos é apresentado diversas criaturas místicas, tal como dragões, silfos, entre outros, que são bastante interessante e dão vida a esta história.

A escrita da Jodi Meadows é bastante fluída e bastante rápida de se ler, a autora prende o leitor e escreve bastante bem, acredito que qualquer jovem irá conseguir ler e interpretar na perfeição, sem qualquer dificuldade e vai prender-se a este mundo criado por Jodi Meadows.

Uma história interessante para todos os jovens que pretendem ler um livro recheado de fantasia, aventuras, dramas e romance q.b. que acredito que vai agradar a todos que gostam de um livro deste género! 

Classificação: 3/5 Estrelas no Goodreads
Leitura com o apoio:

2 comentários:

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.