16/07/2015

Opinião | "Crónica de Paixões & Caprichos" de Julia Quinn

Título: Crónica de Paixões & Caprichos
Série Bridgerton - Volume I
Autor: Julia Quinn
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 368
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892317762
Dimensões: 154 x 236 x 22 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: As mães casamenteiras da alta sociedade londrina estão ao rubro: Simon Bassett, o atraente (e solteiro!) duque de Hastings, está de volta a Inglaterra. O jovem aristocrata mal sabe o que o espera pois a perseguição das enérgicas senhoras é implacável. Mas Simon não pretende abdicar da sua liberdade tão cedo… Igualmente atormentada pela pressão social, a adorável Daphne Bridgerton sonha ainda com um casamento de amor, embora a sua espera por um príncipe encantado comece já a ser alvo de mexericos. Juntos, os jovens decidem fingir um noivado, o que garantirá paz e sossego a Simon e fará de Daphne a mais cobiçada jovem da temporada. Mas, entre salões de baile e passeios ao luar, a paixão entre ambos rapidamente deixa de ser ficção para se tornar bem real. E embora Daphne comece a pensar em alterar ligeiramente os seus planos iniciais, Simon debate-se com um segredo que pode ser fatal…

Opinião:

Até que enfim li um livro da Julia Quinn, já à imenso tempo que queria ler um livro desta autora e finalmente consegui. Sempre li imensas críticas positivas a Julia Quinn e posso dizer que não me desiludiu, fui com altas expectativas e foi tudo, ou até mais, do que eu estava à espera. Posso dizer que definitivamente estou viciada neste género e quero ler cada vez mais, principalmente desta autora.

Crónica de Paixões & Caprichos é o primeiro livro da série Os Bridgerton e conta a história de Daphne Bridgerton e Simon Bassett. Daphne é bastante romântica e quer casar apenas porque ama a pessoa e não apenas porque a sociedade assim o diz, mas com o passar do tempo é pressionada para decidir, principalmente por parte da mãe. Já Simon Bassett cresceu sendo desprezado pelo próprio pai, mas agora está de volta a Inglaterra após saber que o pai morreu, mas Simon não quer casar e muito menos construir família, mas vê-se perseguido por todas as jovens solteiras (e as mães destas) que não o deixam em paz. Quando conhece Daphne e descobre o que ela quer, ele decidi elaborar um plano onde fingem estar interessados um no outro, para que ele passe a ficar indisponível e já ela ficar mais cobiçada e assim talvez consiga encontrar o seu amor. Mas obviamente que os planos não correm como inicialmente tinha combinado.

Eu gostei imenso do livro, é um romance histórico fabuloso que não me desiludiu. Além de mostrar a sociedade inglesa daquele tempo, mostra como os homens poderiam ser cruéis com os filhos quando estes não correspondiam ao que sonhavam, nem tentavam compreender os filhos, é triste, mas realmente era assim a mentalidade da maioria dos homens daquele tempo. As personagens são excelentes, a Daphne é uma jovem que mesmo mostrando que quer ser forte, apenas quer casar com alguém que ame, ela é bastante ingénua, ok talvez ingénua não seja a palavra certa, afinal ela é tal e qual como as restantes jovens daquela época, além do que lhe ensinaram, ela não sabe mais nada e os seus sonhos não são muito elaborados e impossíveis, apenas quer alguém que goste dela, casar e ter filhos, para ela é simples, não deseja mais nada. Já o Simon apenas deseja ser livre e agora que o pai morreu, ele apenas quer mostrar que o pai nunca irá ter aquilo que desejava, ele é orgulhoso e faz de tudo para seguir com aquele pensamento, ele faz de tudo para afastar-se do que o pai queria para ele, mas o que ele sente pela Daphne pode ser, ou não, suficiente para ultrapassar tais desejos.

Ainda na história, a família da Daphne são completamente loucos, fartei-me de rir com os irmãos dela, são super engraçados e protectores e a mãe é cá uma personagem que só lendo. Todos os espaços são super bem descritos, a autora consegue fazer com que os bailes da época e as casas parecem bastante reais. É um livro fantástico que nos transporta no tempo e no espaço. Além disso, o romance é bastante interessante, não é daqueles que os protagonistas olham-se e apaixonam-se, nada disso, acontece com o tempo e quando acontece mostra que é possível e faz com que o leitor acredite na história.

A história é bastante simples, mas Julia Quinn conseguiu dar um ar especial, o passado é o principal drama entre os personagens, mas a escrita desta autora é bastante atractiva, simples, directa, mas envolve o leitor de uma forma inexplicável, começamos a ler e só queremos chegar ao final. Julia Quinn é fabulosa e só quero ler o resto desta série.

Um romance histórico muito bom, que recomendo para todos que gostam de um excelente romance com uma pitada de drama e problemas pessoais.

Classificação: 5/5 Estrelas

2 comentários:

  1. Era para ter lido este em Maio entretanto meterem-se os exames da faculdade e ainda não lhe peguei, mas só vejo opiniões positivas a esta autora que também tenho as expetativas muito altas :)

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.