02/06/2015

Opinião | "Slated - Reiniciada" de Teri Terry

Título: Slated - Reiniciada
Autor: Teri Terry
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 488
Editor: Lápis Azul
ISBN: 9789898730237
Dimensões: 141 x 207 x 20 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: Kyla Davis está prestes a entrar numa nova vida. As suas memórias foram apagadas e, com elas, todo o conhecimento que tinha antes de ter sido Reiniciada. Como pena para um crime que, como tudo o resto, desconhece, tudo o que a identificava foi removido. Agora, Kyla tem à sua espera uma nova família e um novo início de vida, e a responsabilidade de cumprir tudo aquilo que esperam dela - caso contrário, as consequências poderão ser pouco agradáveis. Mas, mesmo enquanto se tenta adaptar à comunidade, Kyla começa a questionar. Há pessoas a desaparecer à sua volta e uma vigilância opressiva em que todos parecem estar apenas à espera que ela cometa o seu primeiro erro. E, algures por dentro, há memórias que lutam para surgir. Talvez ela não seja apenas a boa menina Reiniciada que todos lhe exigem que seja. Mas quem é, então?

Opinião:

Sabem aquela sensação de ficarem viciados numa história? Foi o que aconteceu-me com Slated. Já tive alguns vícios ao longo dos anos em que eu leio e o último vício assim mais "sério" foi The Hunger Games e desde aí nunca tinha ficado tão viciada numa série como até então, a sério eu terminei este livro a querer desesperadamente ler o próximo, pois a história e todo o mundo distópico eu adorei e estou completamente apaixonada por este universo.

Slated - Reiniciada conta a história de Kyla, uma jovem que acabou de ser reiniciada, as suas memórias foram apagadas devido a um crime que ela cometeu. Kyle não se lembra de nada, não se lembra de ter cometido um crime, não se lembra de quem era, pois foi reiniciada e foi-lhe dada uma nova identidade e uma nova família, ou seja, uma segunda oportunidade. Mas Kyle é diferentes dos restantes reiniciados, elas questiona tudo, pensa por si mesma e com isto vai tentar a todo o custa saber quem realmente ela era e se os seus sonhos são memórias do passado.

Eu adorei este novo mundo criado por Teri Terry, é bastante bom e, acreditem ou não, eu fiquei com medo, pois, o livro conta-nos que nesta nova sociedade, reiniciam a mente dos jovens criminosos para que estes tenham uma nova oportunidade na sociedade e deste modo acabar com o crime nas ruas, o que leva a pensar que é uma das distopias mais "reais" que eu já li. Sabemos que todos os dias a ciência está a evoluir, então facilmente conseguimos acreditar que no futuro (a história passa-se no futuro, eles falam de 2020 como o passado, logo acredito que seja umas décadas depois) isto pode realmente acontecer. Além de que foi um mundo bem criado, não temos naves espaciais, nem tecnologia toda xpto, ou seja, facilmente vemos-nos naquele espaço e acreditamos que pode mesmo vir a ser assim.

Mas sabemos bem que nem tudo é rosas e reiniciarem jovens criminosos apenas para acabar com o crime, isso é quase impossível, afinal de contas eles têm que ganhar algo em troca e claro, continua a haver grupos por todo o país com o intuito de acabar com este tipo de "segunda oportunidade", pois quando um jovem é "bem reiniciado" perde todas as memórias do passado e apenas sabe o que lhes deixam saber e conhecer e ficam num estado em que não pensam por eles mesmo, apenas fazem o que lhes mandam.

As personagens são bastante interessantes, a Kyla é uma rapariga forte que ela quer fazer o melhor, mas também sabe das consequências disso e, como é óbvio, tem medo, mas mesmo assim tenta ao máximo ter algumas respostas para as suas perguntas. Já o Ben, é um típico rapaz reiniciado o que irritou-me em alguns momentos, vê-se como eles são influenciáveis e apenas fazem o que lhes dizem, é triste ver como uma pessoa fica sem opinião própria. E como o Ben é assim, eu sabia logo do início que não poderia ser o único "rapaz bonito" desta série e quando Wayne aparece, eu apenas queria conhecer mais sobre ele e é mais uma das razões para estar louca pela continuação.

Obviamente que algumas questões ficaram por responder, tal como, se no resto do mundo também existe pessoas a serem reiniciadas (pois a história passa-se em Londres e não temos informação sobre outros países), qual é realmente o objetivo dos reiniciados e o que acontece ás pessoas que andam a desaparecer, mas acredito que as respostas a estas perguntas irão aparecer ao longo dos próximos dois livros.

Assim, é uma história bastante completa e complexa, que nos faz pensar nas nossas acções do dia-a-dia, além de que Teri Terry escreve super bem, não sei explicar, mas é uma escrita simples e rápida, que nos prende completamente à leitura, onde o espaço e o tempo é descrito perfeitamente para dar ao leitor uma compreensão maior da história.

Um livro maravilhoso, cheio de acção, drama, aventura, amizade e romance q.b., ideal para todos os fãs de distopias, acreditem não se vão arrepender. Eu rendi-me completamente a este mundo de Teri Terry e só quero é ler rapidamente o próximo!

Classificação: 4 Estrelas
Leitura com o apoio:

3 comentários:

  1. ai que comprei este livro e agora, depois de ler a tua opinião, tenho que o ir buscar :) a sério :) que boa surpresa que me deste :) não sabia muito o que esperar e gostei imenso do que disseste hehehe
    here we go :)

    * Blog mary red hair *

    *Canal mary red hair*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh que bom Mary *.*
      É por estes comentários que o blogue existe, fico tão feliz em conseguir meter algumas pessoas a lerem os livros que eu gostei :D
      Vai, vai ... lê e depois quero saber o que achas-te :)

      beijinhos

      Eliminar
  2. A tua opinião deixa mesmo água na boca!!

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.