03/03/2015

Opinião | "Redimida" de P. C. Cast e Kristin Cast

Título: Redimida
Série da Casa da Noite N.º 12
Autor: P. C. Cast e Kristin Cast
Tradução: Susana Serrão
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 352
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896377137
Coleção: Bang!
Dimensões: 160 x 230 x 27 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: Zoey Rebdird está em perigo. Isolada dos seus amigos, a jovem está determinada a encarar o castigo que merece - mesmo que tal signifique que o seu corpo rejeite a mudança e comece a definhar. Só o amor dos que lhe são próximos poderão salvá-la do vazio do seu espírito, mas um mal terrível emerge das sombras, mais poderoso que nunca… Neferet fez-se finalmente conhecer perante os mortais, coroando-se de Deusa Negra e preparando-se para escravizar todo o mundo. Os vampyros da Casa da Noite trabalham com a polícia reagrupando os recursos que possuem, mas nada parece suficiente para vencer Neferet - a não ser que o vampyro que manipule os elementos possua também o dom de manusear Magia Antiga. Somente Zoey Redbird é herdeira de tal poder… mas devido às consequências de ter usado Magia Antiga no passado, Zoey não pode ajudar ninguém. Neste último romance da série Casa da Noite terá lugar a batalha épica entre a Luz e a Escuridão - a batalha que definirá quem será redimido… ou quem ficará perdido para sempre.

Opinião:

Foram quase 6 anos (mais precisamente 5 anos e 8 meses) à espera deste livro, a ler livro e mais livro, uns que me desiludiram imenso, outros que até gostei, mas sempre a desejar saber o final tão aguardado por mim da Zoey e principalmente da minha personagem favorita: o Stark.
O penúltimo livro desta série ("Revelada") para mim foi um desastre total, o livro é minúsculo, a história não é apelativa e tinha momentos parados que notava-se que só enrolava, fazendo com que a leitura não seja cativante e eu tenha demorado imenso a ler o livro e fez com que eu tenha dado apenas 2 estrelas.

Mas este último livro superou todas as minhas expectativas, sim eu queria saber qual o final desta série que eu acompanho à tanto tempo e eu não sabia nada sobre ele, simplesmente afastei-me de todos os spoilers sobre o livro e pela primeira vez nem sequer li a sinopse, isto para conseguir aproveitar bem a leitura e compensou, eu adorei o livro, adorei a narrativa, desde o início é acção atrás de acção, não existe momentos mortos e quando chegamos ao fim só queremos mais e ficamos com aquela sensação de saudade, eu até chorei no final (só resta esperar para ver se a editora irá trazer para Portugal os restantes spin-offs da série).


Antes de mais tenho que dar os parabéns à editora pela capa linda que fizeram, finalmente mais uma capa perfeita que, como podem ver na última fotografia, algumas das capas não são apelativas e para mim a capa mais bonita era a de Destinada e agora de Redimida, claro que a capa não muda o interior do livro, mas para quem gosta de guardar os livrinhos gosta sempre de ter belas capas e acho que esta última foi uma excelente opção para fechar a série em grande.

Neste último volume da série Casa da Noite, temos a derradeira luta entre o a luz e a escuridão, onde a Zoey e os seus amigos têm que enfrentar a terrível Neferet que neste livro mostra perfeitamente que está completamente maluca e precisa urgentemente de ser travada, mas durante esta luta a Zoey terá de fazer escolhas que não só irá influenciar a ela, mas também a quem a rodeia, terá que crescer de vez, ser responsável e decidir definitivamente o que está disposta a sacrificar pelos outros.


A história do livro, tal como já disse, é bastante atractiva, ao contrário de alguns anteriores, neste a acção do livro é bastante rápida e acontece imensas coisas ao mesmo tempo, o que faz com que o leitor não consiga parar de ler e só queira saber como vai ser o final e afinal quem vai ganhar.

 Tenho que falar dos personagens e não sei porquê, mas desde o primeiro livro eu nunca me identifiquei muito com a Zoey, sempre a achei infantil, fútil e que parecia ser a "última bolacha do pacote" e isso irritava-me e neste último livro ela própria admite os seus erros e nota-se um grande crescimento a nível pessoal o que eu gostei imenso, ela admite e corrige, o que faz com que eu finalmente admirasse a Zoey, foi preciso chegar ao último livro mas chegou xD

Já em relação à minha personagem favorita, o Stark, desde o primeiro livro em que ele apareceu eu sempre tive medo do final dele, eu precisava de saber afinal como iria acabar e tinha medo da forma como as escritoras iriam levar o final do personagem, e quando cheguei ao final, chorei imenso, chorei pela saudade imensa que irei ter do Stark, ele é perfeito e sim vou ter saudades deles *.*

Já a Neferet, ai o que digo desta personagem louca? Ela é simplesmente louca e ponto final. Nos capítulos dela percebemos perfeitamente o tamanho da loucura dela e como ela pensa, não tenho outra palavra para a descrever, Neferet é louca e as escritoras conseguiram perfeitamente mostrar isso.

Tal como nos livros anteriores, os capítulos narrados pela Zoey são na primeira pessoa e os capítulos referente a outras personagens são narrados na terceira pessoa, o que faz com que o leitor consiga distinguir os capítulos da personagem principal com os das outras personagens secundárias. A primeira vez que apareceu este tipo de narrativa nesta série (já não me lembro a partir de que livro foi) eu estranhei bastante, mas depois de habituar fiquei bastante fã, pois podemos conhecer melhor as outras personagens e neste último livro era sem dúvida essencial.

Relativa à escrita das autoras é basicamente o mesmo desde o primeiro, realmente não sei se houve grandes mudanças, mas um ponto que eu vi neste último livro foi que elas foram mais directas ao assunto, não andaram de um lado para o outro e sim escreveram o que realmente era importante e acho que deveria ter sido assim desde os primeiros livros e infelizmente isso não aconteceu, mas felizmente fizeram o certo neste último.

Por fim, aqui fica a fotografia com a minha colecção completa, os 12 livros, mais o Manual do Iniciado e o Juramento de Dragão.


Se ficaram a meio da série e ficaram desiludidos e não sabem se devem ou não continuar, acreditem que por este final 5 estrelas compensa tudo, claro que têm que ser pacientes e conseguir ler todos os livros, sei que são muitos, mas no final vai compensar imenso!

Classificação: 5 Estrelas
Leitura com o apoio:

2 comentários:

  1. Li até ao Destinada, cansei-me, mas agora quero completar a colecção e ler todos os livros de seguida xD Fiquei agora muito curiosa quanto ao final por causa do que aqui disseste. Eu adorei os dois/três primeiros livros da série, mas, depois disso, a coisa só enrolava, os livros eram pequeninos e não acontecia nada de jeito, a Zoey era cada vez mais irritante, enfim xD
    Quanto às mudanças entre primeira e terceira pessoa, no início também estranhei e até nem gostei muito x) Mas, depois, também fiquei completamente fã (tão fã, que acabei por fazer o mesmo numa história que escrevi no ano passado xP); acho que isso enriqueceu imenso os livros. Para não falar de que dava para desanuviar um bocado da infantilidade da Zoey, ahah xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo completamente contigo!! Eu quase cheguei a desistir da série, mas a curiosidade para saber como iria terminar foi maior e tinha sempre que ler e este último livro é muito bom, pelo menos não enrola tanto, tal como deveria ter sido desde o inicio, e eu gostei imenso :)

      Eliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.