30/03/2015

Opinião | "Miúda Online" de Zoe Sugg

Título: Miúda Online
Autor: Zoe Sugg
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 312
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898800121
Dimensões: 150 x 228 x 25 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: Penny é uma jovem igual a tantas outras que, sob o pseudónimo de «Miúda Online», partilha num blogue os seus sentimentos sobre amizades, rapazes, as loucuras da sua família e a dura realidade dos seus ataques de pânico cada vez mais frequentes. Quando as coisas pareciam não poder piorar, Penny é arrastada pela família para Nova Iorque, onde acaba por conhecer Noah: um jovem americano, guitarrista, lindo de morrer. E assim, sem qualquer aviso, Penny apaixona-se e vai partilhando online todos os momentos do seu novo amor. Mas Noah também tem um segredo, que pode revelar a verdadeira identidade de Penny, e afastá-la do seu maior amigo para sempre.

Opinião:

Desde que este livro foi lançado lá fora que eu queria ler, eu sigo a Zoella e adoro os vídeos dela e mesmo com todo o drama que anda por aí sobre o livro ter sido escrito por um ghostwriter eu não me importo e queria ler pois a história em si agradava-me e principalmente pois trata sobre o mundo dos blogues.

Antes de mais tenho que dizer que adoro a capa e fico muito agradecida que a editora em Portugal tenha mantido a capa original, pois é super bonita e atractiva.


Miúda Online conta-nos a história de Penny uma rapariga tímida, um pouco desastrada e com pouca confiança que tem apenas um melhor amigo e descobre o mundo dos blogues uma forma de expressar-se e de conseguir ser ela mesma escrevendo para outras pessoas. No início tudo começa como uma simples brincadeira e o blogue é como o seu diário secreto, mas o blogue rapidamente cresce e ela vê que pode ajudar outras pessoas e ela própria receber algumas opiniões e sugestões. Quando a mãe consegue um trabalho temporário em Nova Iorque, Penny e o seu melhor amigo acompanham os seus pais nesta viagem e é aqui que tudo muda quando ela conhece Noah, uma rapaz que à primeira vista parece ser igual a tantos outros, mas guarda segredos que vão transformar completamente a vida da Penny.

Eu gostei imenso deste livro, mas tenho que começar já a dizer que achei a escrita um pouco pobre, não sei se foi escrito por um ghostwriter ou se a Zoe teve ajuda de um, mas que merecia um pouco mais de atenção isso sim. No início as conversas são algo simples e banal, mesmo para conversas entre adolescentes, achei que faltou algo que fizesse o livro parecer mais real.

Mas pelo contrário, adorei a história, adorei o romance e principalmente todas as intrigas de adolescentes. Neste livro mostra-nos como os adolescentes podem ser maus para os que podem parecer diferentes, falo de pessoas mais simples, tímidas e reservadas (tal como a Penny), mas também com as diferenças de opção sexual (tal como o melhor amigo da Penny era gay) entre outras. Outro assunto retratado é os pais aceitarem as diferenças dos filhos, infelizmente vivemos numa sociedade que não aceita muito as diferenças e ter gostos diferentes ao que a sociedade impõe como "normal" não é aceite e pode trazer graves problemas para a pessoa que está a ser acusada. Infelizmente isso acontece e este livro retrata perfeitamente diversos assuntos polémicos, que sem dúvida foi o ponto alto desta leitura.

O livro trata diferentes assuntos da actualidade que fazem com que o leitor reflita, mas também traz-nos assuntos que talvez sejam novidade hoje em dia, mas que devem ser levados em conta, não é que sejam recentes, mas acredito que pais mais velhos ainda não se deram conta que existe, falo do cyberbullying e da exposição na internet. Infelizmente existe este perigo e devemos saber que tudo o que entra na internet, fica para sempre na internet e claro que como é fácil de navegar e esconder-se por detrás de um computador, pessoas infelizes (só para não dizer pior) utilizam estes meios para atacar outras pessoas e novamente em Miúda Online retrata este problema dos dias de hoje e também as desvantagens e os problemas da blogoesfera, onde sabemos que nem todas as pessoas são simpáticas e fofinhas, infelizmente até no mundo dos blogues existe pessoas más e com inveja.

O livro basicamente divide-se em duas partes, a primeira é mais uma introdução à vida da Penny o que a um certo ponto tornou-se chato, mas a segunda parte eu adorei imenso e o twist que acontece na parte final surpreendeu-me e nem estava nada à espera e foi o que salvou o livro.

Relativamente ao romance em si, achei um pouco forçado, ao fim de dois dias a Penny já estava a dizer que o Noah era a sua cara metade, foi tudo muito rápido, mas achei fofinho e querido, afinal de contas ela só tinha quinze anos e  Noah dezoito, mas mesmo assim foi tudo muito rápido, mas no final achei fofinho.


Sem dúvida um grande livro em relação a temas abordados da sociedade e com um romance fofinho e querido que ao chegar ao final ficamos a querer um pouco mais da Penny e do Noah. Sem dúvida que recomendo este livro a todos os jovens que gostem de romance, aventura e drama q.b..

Classificação: 4 Estrelas
Leitura com o apoio:

2 comentários:

  1. Nossa, Daniela... Adorei a resenha! Só pelo seu post já consegui tirar características em comuns da protagonista comigo mesmo. E essa capa é tão fofinha. Mesmo eu não gostando tanto assim de romance, daria um chance pra esse livro.
    Abraços :)
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.