27/03/2015

Opinião | "Insulares" de Ozias Filho

Título: Insulares
Autor: Ozias Filho
Peso: 200 g
Dimensões (C x L x A): 14.8 x 0.8 x 21 cm
Páginas:  130
Ano de Impressão:  2015
ISBN:  978-989-8762-22-1
Prefácio:  Prisca Agustoni
Editor: Livros de Ontem
Categorias: Fotografia, Poesia

Insulares é uma obra onde a poesia e a fotografia de Ozias Filho se encontram na sua máxima simplicidade. Um livro que explora a poética minimalista e depurada e ilustra a sua mensagem através do sensacional trabalho fotográfico do autor. Insulares oferece uma leitura de “inquietação, rarefação, até chegar, em determinados momentos, na angústia, porém nunca explícita, mas sim provocada por um vazio que o poeta parece incapaz de explicar”. 
“Uma morada, em definitivo, retomando um dos poemas mais intensos do livro, onde o outro mora, mas “em nós, em morada incerta”. Onde qualquer um vive com esse sentimento de insular à flor da pele.”

Opinião:

Mais um livro de poemas e, tal como já disse aqui no blogue, eu tenho muita dificuldade em comentar este género de livro, mas obviamente dou o meu melhor.
Ao poucos e poucos vou aprendendo a apreciar cada vez mais mais a poesia, o que só beneficio com isso, é bom para mim e leva-me a um novo patamar a que a prosa não me leva, a poesia faz com que eu ultrapasse as minhas dificuldades de leitura e principalmente abre-me os olhos para outras maravilhas.


Em Insulares temos um livro repleto de poemas, mas também de belas fotografias do próprio autor que nos leva a não só a ler, mas também a visualizar a mensagem que o próprio Ozias Filho quer transmitir ao leitor.

Sem dúvida o que mais me cativou ao longo deste livro foram as fotografias, algumas delas eu já peguei diversas vezes e fiquei a admirá-las, mas admito que os poemas que as seguem também são inspiradores, o que faz com que o leitor se inspire e reflita ao longo das diversas páginas de Insulares.

Ozias Filho com uma escrita bastante atractiva e inspiradora junta a beleza da imagem, tornando assim o seu livro bastante interessante de se esfolhear e apreciar. Quando chegamos ao fim, apenas queremos mais umas quantas fotografias e ficamos a pensar o que será que Ozias Filho nos iria trazer a seguir, pois imagem a imagem é uma descoberta maravilhosa!


Os amantes da poesia e da fotografia vão adorar Insulares, com a escrita e o olhar de Ozias Filho onde não só as palavras se encontram como também a beleza de uma simples imagem.

Classificação: 3 Estrelas
Leitura com o apoio:

2 comentários:

  1. Acho que pela capa, esperava tudo deste livro, menos poesias.
    Ele é bem misterioso, de qualquer forma, sempre é bom ler poesias.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.