02/02/2015

Opinião | "Eleanor & Park" de Rainbow Rowell

Título: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell
Tradução: Susana Serrão
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 336
Editor: Edições Chá das Cinco
ISBN: 9789897101229
Dimensões: 153 x 225 x 19 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: Dois inadaptados. Um amor extraordinário. 
Eleanor... é uma miúda nova na escola, vinda de outra cidade. A sua vida familiar é um caos; sendo roliça e ruiva, e com a sua forma estranha de vestir, atrai a atenção de todos em seu redor, nem sempre pelos melhores motivos. Park... é um rapaz meio coreano. Não é propriamente popular, mas vestido de negro e sempre isolado nos seus fones e livros, conseguiu tornar-se invisível. Tudo começa a mudar quando Park aceita que Eleanor se sente ao seu lado no autocarro da escola. A princípio nem sequer se falam, mas pouco a pouco nasce uma genuína relação de amizade e cumplicidade que mudará as suas vidas. E contra o mundo, o amor aparece. Porque o amor é um superpoder.

Opinião:

Eu estava super ansiosa para ler o livro Eleanor & Park, vi imensas opiniões bastante positivas sobre este livro e a cada uma que lia ficava ainda mais curiosa e eu precisava de saber se eu também iria gostar tanto assim e por isso sim, eu estava com altas expectativas para este romance e se muitas pessoas não gostaram do final, eu pelo contrário, o início do livro achei bastante monótono, mas mais ou menos nas últimas 50 páginas eu fiquei completamente viciada e até gostei do final, claro que gostaria de ter mais história, ou até mesmo uma continuação (Rainbow Rowell por favor não nos deixe assim *.*), mas acabei por me envolver e gostar bastante.


Eleanor & Park conta a história de duas pessoas que não se sentem bem com a vida deles . Eleanor é uma rapariga forte e veste-se com roupa de rapaz, devido a ser pobre veste o que consegue ter e quando volta a morar com a mãe, o padrasto e os irmãos também muda de escola e começa a ser vítima de bullying. Park é um rapaz coreano que à primeira vista é o aluno perfeito, tem uma boa família, tem amigos e é bom aluno, mas na verdade ele não se sente ele mesmo. Ambos começam uma relação amor/ódio no autocarro a caminho da escola, no início Park tem vergonha de falar com a Eleanor devido ao que os seus amigos dizem dela, mas com o tempo e com a ajuda da literatura e da música começam uma bela amizade que logo acaba num romance jovem bastante bonito e fofo.

Como já disse eu comecei este livro com altas expectativas, mas o início dele desiludiu-me, esperava mais do início, sim tem drama e retrata aspectos bastante importantes da sociedade, como o aspecto físico (ou o que a sociedade impõe como beleza), bullying na escola, maus tratos familiares, preconceitos, entre outros, que nos faz gostar do livro, mas já é uma coisa tão "normal" na literatura que esperava muito mais, por exemplo, os dois não se sentem bem com a vida que levam, mas por favor, qual adolescente não se sente assim? Pois, eu acho que é a maioria e nem mesmo algumas décadas depois isso é diferente (a história decorre nos anos 80), mas talvez seja por isso que o livro faz com que as pessoas reflitam e a conversa, não só nas escolas, mas também em casa, deve ser importante, pois mesmo décadas depois, o modo como as crianças são tratadas por outros continua igual e o bullying existe e, talvez, cada vez pior.

Ao longo do livro também é retratado aspectos mais emocionais, como o primeiro amor, amor proibido, amizade e relações familiares que é bastante importante para os personagens e é sempre bonito de se ler num romance fofinho que é Eleanor & Park.

Relativamente aos personagens eu gostei de ambos, são dois adolescentes que estão a descobrir a si mesmo e são verdadeiros e reais, qualquer pessoa é capaz de se colocar no lugar deles, eu principalmente revi-me imenso na Eleanor e eu gostei bastante dela, não critico como ela é, eu própria quando tinha a idade dela pensava assim e felizmente a minha família não era nem metade problemática do que é a dela e gostei de ver personagens verdadeiras com histórias verdadeiras que encaixam tão bem no dia de hoje.


A história passa-se nos anos 80 e por isso, o outro aspecto que eu adorei foram as músicas referidas ao longo de todo o livro, são todas perfeitas, as clássicas que conhecemos hoje em dia e sempre que aparecia uma nova só me apetecia ir a correr ouvi-la, sem dúvida que a autora conseguiu desenvolver muito bem todo o gosto musical dos personagens e transmitir isso para o leitor.

Gostei de todo o drama ao longo do livro e das histórias dos personagens, mas desde o início não percebi bem a relação da Eleanor com o padrasto, não percebi porque ela esteve quase um ano a viver fora de casa (o livro começa ela a voltar a viver com a mãe), não percebo o medo que ela sentia pelo padrasto, eu compreendo que ele seja mau para ela, mas ao longo de todo o livro, na verdade ele não lhe faz nada de mal, nadinha de nada e sim, ele tinha-lhe posto fora de casa, mas foi porque a mãe deixou, se a mãe se tivesse imposto tenho a certeza que nada tinha acontecido, gostava de ter mais informação sobre o padrasto, e o final do livro foi estranho, mas foi o que mais gostei de toda a história.

A escrita de Rainbow Rowell é fantástica, temos a história intercalada entre as versões da Eleanor e do Park, o que faz com que o leitor conheça a versão de ambos e perceba como são, mas em alguns momentos ficou estranho, pois num só capítulo temos vários parágrafos da versão de um deles e apenas uma frase na versão do outro ficando a pensar que talvez tenha sido desnecessário algumas partes, mas além disso é uma leitura rápida e envolvente e recomendo vivamente a todos os amantes do género juvenil com romance, drama e bastante cultura musical à mistura.

Classificação: 4 Estrelas
Leitura com o apoio:

8 comentários:

  1. Oii!!!

    Eu li esse livro ano passado por uma indicação de uma amiga e, confesso, me surpreendi com a história. Eu gostei de conhecer o amor dos jovens, de sua simplicidade e honestidade, assim como a inocência. Gostei mesmo da escrita da autora, e fico feliz que mais um leitor curtiu a história tanto quanto eu.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. Sua resenha me fez ficar com mais vontade de lê-lo. Todo mundo fala tão bem dele, cíticas sempre positivas. Desse ano não pode passar essa leitura.
    Abraços
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  3. Adorei sua resenha!! Esse livro parece legal, já quero ler há um tempinho :3

    ResponderEliminar
  4. Adorei lê essa resenha aqui
    já ouvi falar desse livro mas não sabia do que se tratava, talvez entre para minhas próximas leituras rs
    Bjús

    www.morenaemoderna.com

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Li este livro no ano passado e mesmo não sendo um género que leia muito (e goste), até gostei deste.
    Quanto ao padrasto, pelo que se entende na história, ele maltrata a mãe de Eleanor e fiquei com a sensação que haveria a sensação de que poderia abusar da Eleanor. E se não estou em erro, Eleanor esteve fora 1 ano porque tentou agredir o padrasto quando ele batia na mãe (mas posso estar a fazer confusão).
    De qualquer forma, a maneira como Eleanor e Park se aproximam é bem fofinha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Oii! Ah, estou doida pra ler esse livro! Parece ser uma história muito fofa! Mas sempre que vou na livraria acabo comprando outro livro e não comprando Eleanor&Park haha

    Beijos!

    ResponderEliminar
  7. Oi Daniela, faz uns dias que ando namorando com esse livro! Super curioso para lê-lo. E sua resenha só aumentou minha vontade!

    bjs

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. O melhor é mesmo a saída de emergência personalizar a capa do livro ;)

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.