23/01/2015

Opinião | "A Seleção" de Kiera Cass

Título: A Seleção
Autor: Kiera Cass
Tradução: Alexandra Cardoso
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 292
Editor: Marcador
ISBN: 9789897541230
Coleção: Marcador Literatura
Dimensões: 154 x 234 x 24 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: Para trinta e cinco raparigas, A Seleção é a oportunidade de uma vida. É a possibilidade de escaparem de um destino que lhes está traçado desde o nascimento, de se perderem num mundo de vestidos cintilantes e joias de valor inestimável e de viverem num palácio e competirem pelo coração do belo Príncipe Maxon. No entanto, para America Singer, ser selecionada é um pesadelo. Terá de virar as costas ao seu amor secreto por Aspen, que pertence a uma casta abaixo da sua, deixar a sua família para entrar numa competição feroz por uma coroa que não deseja, e viver num palácio constantemente ameaçado pelos ataques violentos dos rebeldes. Mas é então que America conhece o Príncipe Maxon. Pouco a pouco, começa a questionar todos os planos que definiu para si mesma e percebe que a vida com que sempre sonhou pode não ter comparação com o futuro que nunca imaginou. 35 candidatas. Apenas uma coroa.

Opinião:

Antes de mais tenho que dizer que não tinha a certeza se escrevia a minha opinião apenas sobre o livro A Seleção ou se escrevi sobre os três primeiros livros, isto porque sinceramente não tenho muito a dizer sobre este primeiro livro. Se em quase todas as trilogias ou séries que li o primeiro livro eu adorava e de livro para livro iam ficando piores, esta série (inicialmente trilogia, agora a senhora Kiera Cass inventou escrever mais um - vamos lá ver no que aquilo vai dar) foi totalmente o contrário. Eu não gostei muito deste primeiro livro, já o segundo detestei completamente, mas surpresa minha quando fui sem vontade nenhuma ler o terceiro e eu adorei, foi sem dúvida o ponto alto desta série e surpreendeu-me imenso.

E já viram a beleza que é a capa? Pois é, ela é linda e como leitora agradeço à editora Marcador por manter a capa original, sem dúvida que as capas desta série é o que mais me chama a atenção, principalmente a do último livro, que além de ser a capa mais bonita é o livro que eu mais gostei (por favor Marcador continue a lançar esta série, pelo menos até ao terceiro livro, pois eu quero o ter), são capas lindas e mais que perfeitas que realça qualquer estante, principalmente porque a lombada do livro também tem a mesma imagem da capa e fica super perfeito, sim é verdade, posso não ter gostado muito do conteúdo do livro, mas estou completamente apaixonada pela capa (vamos lá entender xD).


Em A Seleção, a história é passado no futuro num país (Illéia) em que temos novamente monarquia, ou seja, reis, rainha, castelos, etc, mas como é no futuro temos à mesma as vantagens da tecnologia (telemóveis, carros, aviões, ...), mas o lado negativo é que a população está dividida em castas, onde a casta um é a família real (mais ricos e mais poder) enquanto que a casta oito é a mais pobre e com menos regalias e a cada casta tem uma profissão exclusiva. A história começa com America Singer que pertence à casta cinco (artistas) e ela é feliz com a sua condição pois gosta de cantar, mas à cerca de dois anos que namora ás escondidas com um rapaz de uma casta inferior (Aspen - casta 6), pois quando uma rapariga se casa com uma rapaz de uma casta inferior, ela própria também desce de casta e claro que os pais não querem que os filhos desçam de casta e sim que subam. Mas em Illéia quando o príncipe completa a maioridade ele tem que se casar e para que seja um casamento entre a realeza e o povo (é para dar um ar de esperança que qualquer pessoa pode subir), fazem um estilo de reality show onde todas as raparigas de uma determinada idade são convidadas a se inscreverem num concurso em que o príncipe irá escolher a sua futura noiva, este evento chama-se de A Seleção. Inicialmente America não se inscreve pois ela apenas quer ficar com Aspen, mas devido às insistências da sua família e do próprio Aspen para ela poder subir em castas e ter melhores condições (pois mesmo que a rapariga não ganhe e case com o príncipe, as 35 raparigas seleccionadas são sobem automaticamente para a casta três) ele pede-lhe para se inscrever. America inscreve-se e é seleccionada para ir para o palácio onde irá conhecer o príncipe.


Eu sei que a maioria das pessoas gostaram deste livro (felizmente também encontrei algumas que acharam o mesmo que eu ... ufa, afinal não sou a única), mas também admito que talvez tenha sido por causa da America que eu fiquei com esta opinião geral sobre o livro, mas não consegui, em praticamente todo o livro só me apetecia entrar dentro dele e esganar a America.

Eu comecei o livro a gostar da America, ela mostrava uma rapariga que estava a crescer e a começar a ter consciência de alguns problemas mais adultos e mesmo assim ela estava disposta a lutar para ficar com quem queria, mesmo se assim ela ficasse mais pobre e tivesse mais problemas, gostei dela aqui, mas quando entrou na seleção ao que parece ela mostrou o "outro lado dela", aquele lado mais mesquinho, infantil, parvo, mimado, entre milhares de outros nomes que eu ficaria a escrever só um post com os adjectivos que eu arranjei para as atitudes dela, num momento estava a dizer uma coisa, em outro logo a seguir já estava a dizer outra coisa completamente diferente, falava e gritava o que pensava quando não devia e naqueles momentos que era a altura certa para ela dizer o que pensava, não, ficava caladinha no seu canto, sim ela irritou-me bastante.

O príncipe Maxon, neste primeiro livro, eu achei-o super fofo, ele sabia que tinha que arranjar uma rapariga para se casar entre aquelas 35 raparigas e vamos falar a verdade, ter 35 raparigas adolescentes loucas para serem princesas, acredito que não é tarefa fácil, é de levar qualquer rapaz à loucura e mesmo assim ele era sempre querido, simpático e um verdadeiro cavalheiro. Claro que tem alguns defeitos pois é homem, mas é uma personagem que me agradou bastante.

Agora o Aspen, ai o Aspen *.*
Ele sim é uma perfeito, aquele rapaz fez de tudo a pensar na America, ele sempre quis que ela tivesse o melhor, depois de tudo ele continuava a fazer tudo o que ela quer, no final para quê? Dois anos de namoro e em meras semanas ele é "descartado", ok ele não é totalmente descartado, pois a America continuou a dizer que o amava, mas também gostava do Maxon e foi isto que mais me irritou, se ela amava o Aspen ela desistiria logo, mas não continuou a andar atrás do Maxon e a dizer que queria ficar no castelo, mas me digam que raio de amor é este que ela tinha pelo Aspen? Nenhum obviamente e o Aspen continuou atrás dela e ele era sempre perfeito e ela não via isso, o que, só por o Maxon ser um príncipe e ser rico ele é mais do que o Aspen? Talvez os fãs desta série me vão matar, mas é o que eu senti, a America estava a ser influenciada por toda a riqueza, desculpem mas é o que eu achei.

Outro aspecto que o livro me desiludiu foi que a autora tinha aqui um grande universo que poderia ter sido muito mais explorado do que foi, estava à espera de mais informações sobre os rebeldes, estava à espera de mais história, estava à espera de mais qualquer coisa e infelizmente a Kiera Cass focou-se muito no romance e no triângulo amoroso e esqueceu-se da história e do universo que criou e que deu uma distopia bastante interessante e gostaria de ter mais informações sobre o "lado de fora".

Apesar de tudo, o que me levou a dar 3 estrelas a este livro (se não ainda era menos a minha classificação) foi o tipo de universo que a autora criou, adorei todo o reino de príncipes e princesas, de todo o glamour de um grande baile num palácio, juntando ainda a tecnologia actual e todas as regalias do presente, fazendo com que tenha sido um universo que eu gostei bastante, tal vez por isso tenha ficado tão desiludida por não ter mais informações sobre o mesmo. Também gostei imenso de todo o concurso em que a seleção está imposta, todo o drama de um reality show, com comeras quase 24 horas por dia a seguir cada rapariga e o próprio príncipe e a falta de privacidade, isto pois hoje em dia, na vida real, temos programas que mostram isto assim ao montes, nos Estados Unidos, qualquer pessoa que tenha algo de diferente é alvo de um programa destes e isto apenas mostra como as pessoas são, e gostei que a escritora passa-se isso para mesmo no futuro ainda existe isso, pois é como as pessoas são e a curiosidade mantém-se.

Por fim, relativamente à escrita da autora, esta é bastante simples e rápida, o que foi mais um ponto a favor, e sendo na primeira pessoa faz com que os leitores sentissem tudo o que a personagem estava a transmitir (talvez por isso tenha odiado tanto a America, pois rapidamente estamos dentro da cabeça dela e percebemos que não faz sentido a atitudes dela).

Um livro que para mim não foi o melhor, mas como eu já li os três primeiros livros (o quarto livro vai ser lançado este ano), digo que vale a pena pelo terceiro livro e principalmente pelos contos.

Classificação: 3 Estrelas

5 comentários:

  1. Como queria um tempinho e dindin para ler essas sagas.
    Por isso me deleitando com as resenhas que leio.
    Adorei, parabéns.

    Abraços.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/01/unboxing-fake.html#more

    ResponderEliminar
  2. Resenha completíssima, muito bom que a escritora "deu a volta por cima", o livro parece ser bastante interessante. Parabéns.

    Beijos,

    {Blog Pensamentos Irreais}  {Twitter}   {Fan Page}


    ResponderEliminar
  3. Oi Daniela!
    Estou com esse livro aqui na estante, mas ainda não criei coragem para iniciar a leitura. Vi muitas resenhas positivas, mas mesmo assim sempre fico com o pé atrás.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Oii, tudo bem?
    Eu amo essa trilogia (que não é mais trilogia), a Kiera está de parabéns.
    Em relação ao Aspen, eu amo e não amo ele. Mas como assim? Mesmo ele e a America tendo uma boa relação- como mostra no começo-, eu a prefiro com o Maxon. Então eu odeio ele perto da America mas amo ele longe, com outra pessoa, se você me entende. Já a America me tirou do sério com as indecisões dela. Eu a entendo e tal mas... Chega, né? Escolhe o Maxon ou eu escolho por você!
    Bem, eu tive uma boa experiência com A Seleção. Gostei muito do final de A Escolha, mesmo sendo um pouco previsível. Estou esperando ansiosamente A Herdeira, estou com altas expectativas. Espero que a tia Kiera não me decepcione!
    Beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Toda a história de A Seleção, (que li em resenhas) sempre me deixa muito curioso e com muita vontade de ler esse livro... rss mas venho adiando! Acho que ta na hora de parar com isso e ler logo kkk... e concordo com você as capas são lindas! bjs

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.