08/01/2015

Opinião | "Quando Éramos Mentirosos" de E. Lockhart

Título: Quando Éramos Mentirosos
Autor: E. Lockhart
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 312
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892327365
Dimensões: 155 x 235 x 29 mm
Encadernação: Capa mole

Sinopse: A família Sinclair parece perfeita. Ninguém falha, levanta a voz ou cai no ridículo. Os Sinclair são atléticos, atraentes e felizes. A sua fortuna é antiga. Os seus verões são passados numa ilha privada, onde se reúnem todos os anos sem exceção. É sob o encantamento da ilha que Cadence, a mais jovem herdeira da fortuna familiar, comete um erro: apaixona-se desesperadamente. 
Cadence é brilhante, mas secretamente frágil e atormentada. Gat é determinado, mas abertamente impetuoso e inconveniente. A relação de ambos põe em causa as rígidas normas do clã. E isso simplesmente não pode acontecer. Os Sinclair parecem ter tudo. E têm, de facto. Têm segredos. Escondem tragédias. Vivem mentiras. E a maior de todas as mentiras é tão intolerável que não pode ser revelada. Nem mesmo a si.

E se alguém lhe perguntar como acabar este livro… MINTA.

Opinião:

Este livro é daqueles que eu estava super curiosa para ler, como é normal, em Portugal os livros não têm muita divulgação e até mesmo no meio dos blogues literários portugueses nunca vi a falarem sobre este livro (pelo menos nos que eu conheço), mas no final do ano passado o livro foi lançado no Brasil e muitas pessoas falaram super bem deste livro, a blogues brasileiros fartaram-se de divulgar e eu queria saber se sempre era isto tudo.

O livro conta-nos a história de Candence que tem uma família rica e todos os Verões passa na ilha da família com as suas tias, primos e o rapaz com que se apaixonou (filho de um amigo da família). Mas no Verão dos 15 anos dela algo acontece, mas Candende não se lembra do que se passou, no ano seguinte a mãe decide que é melhor ela ir passar o Verão com o pai, mas nas férias de 17 anos Candende volta à ilha para ficar com os primos com quem não falou durante os dois anos que se passou, o que para ela é quase normal, uma vez que só se falavam mesmo no Verão, quando começavam as aulas cada um ia para a sua vida e como viviam longe um dos outros nunca se falavam.

Ao longo do livro Candence tenta descobrir a verdade, tenta descobrir o que realmente aconteceu no Verão dos 15 anos, mas ninguém da sua família lhe conta e ela, mas quando volta à ilha ela decidi que os primos lhe vão contar.

Na minha opinião o livro é super inteligente, a autora foi fantástica na forma como construiu a história, mas ao longo do livro é nos dado algumas pistas para descobrirmos a verdade, e acreditem, se forem espertos e bastante atentos ao pequenos pormenores descobrem logo, por isso compreendo as pessoas que não gostem deste livro, pois se forem mais perspicaz, coisa que não sou, conseguem ver logo o que aconteceu realmente e claro que não vai ser uma surpresa e não vão gostar pois perceberam logo. Mas eu amei este livro pois fez-me sentir burra, sim é verdade, pois temos tudo à nossa frente e a verdade está lá, era só sabermos entender e eu não o consegui, assim o livro sim surpreendeu-me e achei bastante inteligente da autora.

Também gostei imenso das pequenas histórias infantis que nos eram contadas no decorrer do livro que, mais uma vez, nos davam pequenas peças para no final completarmos o puzzle final e foi exactamente na última história infantil que eu percebi a verdade e depois fiquei completamente chocada, fartei-me de chorar e fiquei pasma com o que realmente aconteceu pois eu não estava nada à espera daquilo, ao longo do livro ia imaginando mil e uma coisas, mas mais relacionadas directamente com a Candence e não realmente aquilo.

A escrita da autora não é fantástica, mas eu gostei da forma como ela levou a sua escrita a fazer parte do drama e acho que combinou bastante bem.

Por isso digo que foi um livro 5 estrelas, foi excelente na minha opinião, a autora foi fantástica e eu adorei este livro, recomendo vivamente para quem quer um drama e suspense.

Classificação: 5 Estrelas

1 comentário:

  1. Olá Daniela, encontrei o seu blog nas minhas deambulações cibernéticas, e devo dizer que também eu li, adorei e escrevi crítica a este belo livro no meu blog literário - Os Livros Nossos - que desde já a convido a conhecer. Fiquei fã do seu cantinho, parabéns e continue o bom trabalho.
    http://oslivrosnossos.blogspot.pt/2014/08/critica-contemporanea-quando-eramos.html [Isabel Alexandra Almeida - Blog Os Livros Nossos]

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.