02/01/2015

Opinião | "Misantropia Esclarecida" de Ana Costa

Título: Misantropia Esclarecida
Autor: Ana Costa
Livro: Poesia
Revisão: João Batista
Capa e Paginação: Nádia Amante
Editor: Livros de Ontem
1ª Edição: Novembro 2014
Tiragem: 150 exemplares
ISBN: 978-989-8762-18-4
Páginas: 126

Sinopse: Misantropia Esclarecida é a obra de estreia da escritora Ana Costa, apresentando a sua poesia precisa, sugestiva de imagens tão naturais quanto o inspirar do leitor, crua, cativa ao real.
Misantropia Esclarecida é a obra de estreia da escritora Ana Costa, apresentando a sua poesia precisa, sugestiva de imagens tão naturais quanto o inspirar do leitor, crua, cativa ao real. Um livro fabuloso, equilibrado, que conjuga na perfeição a urgência do pensar com a face mais hedónica da literatura. Um livro para ler e chorar por mais.

Opinião:


Misantropia Esclarecida é um livro de poemas escritos por Ana Costa e que acredito que irá satisfazer os amantes por poesia. Eu nunca fui fã de poesia, apenas li os poemas que era obrigatório no secundário e desde aí (4 anos) nunca mais li nada de poemas pois eu achava que não era a minha área. Mas acreditem ou não, Ana Costa conquistou-me pela sua escrita precisa que cativa qualquer leitor, li este livro de uma só vez, quando acabava um poema só queria ler mais um, a sua escrita é bastante cativante, envolvendo o leitor nos seus versos.

Este livro está dividido em duas partes, a primeira é o "Optimismo", onde encontramos poemas mais simples, alegres e divertidos, tendo sido o meu favorito o "O estranho ganho" (pág. 21), já a segunda parte é o "Pessimismo", onde encontramos poemas mais tristes, mais profundos e, na minha opinião, mais marcantes, sendo esta segunda parte do livro a minha favorita e foi difícil escolher o meu poema favorito e por isso digo-vos dois, o "Livre, mente" (pág. 73) e o "Cigarro da morte" (pág. 95).

O livro é bastante pequenino, mas com poemas bastante interessantes que fez mudar a minha perspectiva em relação aos poemas, afinal posso gostar de poesia, posso não ser a melhor admiradora por este tipo de livro, mas é sempre bom conhecer novos estilos e principalmente ver até onde o nosso gosto pode ir e Ana Costa conquistou-me pelas suas palavras, versos e pequenos mundos que a sua escrita me levou!

Além disso tenho que dar os parabéns à editora pela excelente capa que fizeram, o fundo é preto e simples, mas o dourado e cores brilhantes, dá um charme e um luxo que o livro merece, dando um ar clássico com um toque moderno (com as linhas direitas) que faz com que seja bastante apelativo.

Se são amantes de poesia, ou apenas desejam conhecer novas leituras e tipos de livros, tenho a certeza que este livro é para vocês, cada poema é uma inspiração, estejam tristes ou contentes, têm um pouco para cada gosto e sei que em pelo menos um dos poemas vão se identificar e gostar de o ler.

Além disso, este é o primeiro livro que tive a oportunidade de ler que foi publicado segundo o conceito de crowdpublishing (para sabem mais sobre este conceito, cliquem aqui) e estava com bastante curiosidade para saber de que forma é que a editora colocava o nome das pessoas que compravam o livro antecipadamente (uma forma de agradecimento) e quando vi a última página, achei uma ideia bastante engraçada e que ficou bem e bonito no livro.

Como a imagem do livro não dá para ver muito bem as cores do livro e o quanto é bonito, deixo-vos uma fotografia do mesmo:


Leitura com o apoio:

1 comentário:

  1. Olá!
    Eu também não sou muito de ler poesia, mas a capa do livro conquista a gente, mesmo sendo preta é bonita e parece bem sofisticada!
    Beijos!
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.