30/01/2015

Opinião | "Forbidden" de Tabitha Suzuma

Title: Forbidden
Author: Tabitha Suzuma
Published: May 27th 2010 by Definitions
Edition Language: English
ISBN: 9781862308169
Pages: 432

She is pretty and talented - sweet sixteen and never been kissed. He is seventeen; gorgeous and on the brink of a bright future. And now they have fallen in love. But... they are brother and sister.

Seventeen-year-old Lochan and sixteen-year-old Maya have always felt more like friends than siblings. Together they have stepped in for their alcoholic, wayward mother to take care of their three younger siblings. As defacto parents to the little ones, Lochan and Maya have had to grow up fast. And the stress of their lives—and the way they understand each other so completely—has also also brought them closer than two siblings would ordinarily be. So close, in fact, that they have fallen in love. Their clandestine romance quickly blooms into deep, desperate love. They know their relationship is wrong and cannot possibly continue. And yet, they cannot stop what feels so incredibly right. As the novel careens toward an explosive and shocking finale, only one thing is certain: a love this devastating has no happy ending.

Opinião:

É bastante complicado falar deste livro, assim que soube dele eu fiquei cheia de curiosidade, mas nunca pensei que me fosse arrebatar tanto e eu já li algumas opiniões sobre este livro e algumas pessoas disseram que sentiram nojo mas compreenderam, me digam como podem ter sentido nojo? Não compreendo, em nenhuma altura senti repulsa por o que eles estavam a sentir, sinto repulsa sim em livros em que pessoas são violadas (tal como já li alguns) ou fazem actos que não cabe na cabeça de alguém. Agora, amar uma pessoa e ser correspondida faz com que o leitor tenha nojo e repulsa? Eu não acho, sim eles são irmãos (mesma mãe e pelo que compreendi também do mesmo pai), mas tiveram o azar de nasceram ma mesma família e se apaixonarem, não digo que fizeram tudo certo, mas não compreendo como alguns leitores poderam achar nojento (sim foi essa a palavra utilizada).

Este livro conta-nos a história de Lochan e Maya, dois irmãos que cresceram a tomar conta do três irmãos mais novos, o pai saio de casa e a mãe praticamente só vai dormir a casa e não se importa em fazer parte da vida dos filhos, fazendo com que Lochan e Maya desde cedo foram os "adultos" de casa, fazendo todas as tarefas domésticas e ainda tomando conta dos mais novos. Com isto foram obrigados a crescer rapidamente, tendo problemas que adolescentes da idade deles não deviam ter e ainda a preocupação de ninguém descobrir se não os irmãos poderiam ser separados, assim Lochan e Maya sempre foram muito próximos, mais como melhores amigos, ele não tem amigos na escola, é muito reservado e tímido, já ela tem amigos mas o sorriso na escola é uma fachada para tudo o que ela esconde. A amizade dos dois irmãos mais velhos rapidamente cresce para um amor em que ambos sabem que é muito mais que um amor de irmão e é a partir daqui que surgem os problemas.

Eu não sei muito bem como começar a falar deste livro, desde logo fiquei cheia de pena de como eles viviam, ter uma mãe daquelas ninguém merece e ainda por cima obrigar os filhos mais velhos a fazerem coisas que são da responsabilidade de um adulto é horrível, apertou-me o coração de uma forma que poucos livros já fizeram e ainda por cima ambos metem sempre os irmãos por cima de si mesmo, os mais novos são o mais importante e Lochan e Maya dão tudo para que os irmãos sejam felizes, mesmo que isso meta a felicidade deles os dois em causa. Acho que são das personagens mais generosas e maravilhosas que já encontrei num livro e posso dizer que desde logo apaixonei-me pelos dois.

Ao longo do livro vamos percebendo como a relação de Lochan e da Maya é desenvolvida e percebemos o que cada um está a sentir e sim, compreendemos o lado deles e, quem não é preconceituoso, consegue se apaixonar por eles como casal. Não digo que é certo, sim é errado e eu sei disso, mas ás vezes é mais forte e se percebemos a história deles eu sei que conseguimos amá-los como casal e por isso desde o início estive a torcer por eles.

Mas o problema de tudo é que são adolescentes, o que faz com que a palavra "esperar" seja demasiado para eles, eu acredito que se eles tivessem esperado até ela ter feito 18 anos, poderiam ter sido mais fácil, não digo que conseguiriam, pois eles pensam sempre em primeiro lugar nos irmãos, mas certamente seria mais fácil e acho que a única crítica que tenho a fazer a esta história é que deveriam ter esperado para terem ficado juntos, mas é algo que também gostei pois eles são adolescentes e a realidade é esta, então não é bem uma crítica negativa, é apenas um ponto que deve ser tomada em consideração o final do livro (aqui mais uma vez, um final em que o Lohan pensou em primeiro lugar nos outros e não nele próprio, o que não é mau, mas aquele final poderia ter sido evitado).

Por fim, relativamente à escrita da Tabitha Suzuma, é bastante rápida e directa, dando ao leitor a possibilidade de compreender os personagens, sendo assim bastante envolvente e boa de se ler.

Sem dúvida um excelente livro que recomendo, não é um livro fácil, pois retrata um assunto pesado, mas é importante para que a sociedade comece a mudar com os preconceitos e aceite algumas diferenças.

Classificação: 5 Estrelas

4 comentários:

  1. Adorei! Quero tanto ler este livro, mas tenho uma pet-peeve de ler apenas livros publicados em Portugal :)

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    Já estou na mira deste livro há muito tempo. Só não tenho tempo para ler tudo.
    Eu só li críticas mas as que li são parecidas com a tua, por isso acho que vou compreender e gostar do livro / personagens.
    😄

    ResponderEliminar
  3. Ola :) Gostei muito da sua resenha, me fez sentir curiosidade de algum dia ler esse livro. :D
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, achei a história bem diferente, que eu me lembre nunca tinha visto algo parecido, :o percebe-se que se trata de um assunto meio "forte".
    Gostei muito do seu blog! *-* Estou seguindo! ;)
    Agradeço pela sua visitinha lá no meu blog. :) Depois visite novamente... *-* rsrs
    Beijos! <3
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderEliminar

Aqui podem deixar todos os comentários e prometo que responderei o mais rápido possível.

Comentários que não são construtivos não serão aceites.